RACHADINHA
Comissão aprova pedido de cassação de Edna; Câmara marca votação
MATO GROSSO
A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal aprovou, na tarde desta segunda-feira (9), o relatório propondo a cassação do mandato da vereadora Edna Sampaio (PT) por apropriação indébita da verba indenizatória.
O relatório foi lido e aprovado pelos vereadores da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar na semana passada. Agora, após passar pela CCJ, está apto a ir à votação dos 25 vereadores.
Uma sessão extraordinária ficou agendada para às 9h, de quarta-feira (11) para que o plenário vote o relatório. Se aprovado, a vereadora perde o mandato e pode ficar inelegível por oito anos.
O presidente da CCJ,vereador Pastor Jeferson Siqueira (PSD), deu parecer favorável ao relatório, e foi seguido pelo vereador Ricardo Saad (PSDB).
“Nosso trabalho analisa, e o nosso parecer não é sobre o mérito do processo, e sim da resolução do processo. E nossa parecer é pela aprovação”, disse o Pastor Jeferson.
Na Comissão de Ética, o relatório foi elaborado pelo vereador Kássio Coelho (Patriota), e aprovado pelo presidente da comissão Rodrigo Arruda e Sá (Cidadania) e pelo membro Wilson Kero Kero (Podemos).
Apropriação indébita
A acusação contra Edna aponta que essa verba deveria ser administrada exclusivamente por Laura Natasha de Oliveira, que na época era a chefe de gabinete.
Em oitiva na Câmara, Laura confirmou que passava mensalmente a VI para uma conta pessoal de Edna. Segundo ela, o marido da vereadora, William Sampaio, era quem solicitava a transferência.
Edna se defende dizendo que a legislação não proíbe os vereadores de passarem a verba para uma conta pessoal e a administrarem por conta própria.
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.