MATO GROSSO
Emanuelzinho cobra votação de PL de sua autoria que suspende mensalidade do FIES para corrigir injustiça social
MATO GROSSO
Com o avanço da vacinação contra Covid-19 em todo o país e a retomada das atividades presenciais, cerca de 1 milhão de estudantes universitários aguardam também a retomada da economia e a tão sonhada oportunidade de trabalho para quitarem suas dívidas com o FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior).
Registrada como a maior inadimplência da história do programa, segundo o MEC, o deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (PTB-MT) cobrou em plenário mais uma vez, a urgência em votar seu projeto que suspende a cobrança da mensalidade do FIES, durante a pandemia.
“O FIES deixou de ser a porta de acesso ao ensino superior e é hoje, uma das maiores preocupações de quem está em dívida com o programa. É uma conta injusta que pesou para o brasileiro que sonhava com a faculdade, mas teve que abdicar desse sonho porque perdeu o emprego na pandemia. Precisamos dar um alívio e tempo para que se restabeleçam, ao invés de desistirem de avançar na carreira”, explica Emanuelzinho.
O projeto já bateu na pauta da Câmara dos Deputados por pelo menos quatro vezes só esse ano e mesmo em caráter de urgência, ainda aguarda apreciação dos parlamentares.
“Nosso país sofre de uma desigualdade social que afeta também o acesso à educação e isso precisa ser corrigido. Este projeto é justamente para isso, para buscar justiça social e garantir, que esses jovens, trabalhadores, que sofreram mais o impacto da crise financeira, possam continuar os estudos, se formarem e em breve, ajudar o nosso país a se reerguer”, concluiu.
Da redação
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.