Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Secretário Nacional da Igualdade Racial participa da entrega do 1º Prêmio Tereza de Benguela na ALMT

Publicados

MATO GROSSO

Na semana de comemorações pelo Dia da Consciência Negra, o secretário Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Paulo Roberto, está em Mato Grosso e cumpre uma série de agenda pelo estado a convite do senador Wellington Fagundes (PL). Na noite desta quinta-feira (18) o secretário participou da entrega do 1º Prêmio Tereza de Benguela, em sessão solene realizada no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros da Assembleia Legislativa (ALMT).

Em discurso, o secretário parabenizou todos os homenageados com Moção de Aplausos e as 22 mulheres negras que receberam o prêmio por terem se destacado em suas respectivas áreas de atuação. O prêmio leva o nome de Tereza de Benguela líder do Quilombo do Quariterê, localizado em Vila Bela da Santíssima Trindade, no século XVIII. Ele também falou do trabalho da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e sobre racismo.

“Ninguém nasce racista, trata-se de uma construção social e devemos combater o racismo para que ele vá para o lugar onde ele deve estar que é a lata de lixo. O preconceito, a discriminação deve estar na lata de lixo. E o trabalho da Secretaria é levantar esse tapete e trazer à tona essas questões. O momento é de refletirmos de onde vem o racismo, o preconceito, a discriminação, a intolerância religiosa porque não é natural. Não nascemos racistas, não somos racistas, isso foi construído em nós de forma social e com o passar dos anos”, discursou Paulo Roberto.

Leia Também:  Seduc cria comitê interinstitucional para monitorar aplicação de leis antirracistas em escolas de MT

O Secretário ressaltou que a redução das desigualdades está expressa na Constituição Federal, configurando objetivo da República promover o bem de todos, sem distinções de raça e cor; enfrentar a pobreza e eliminar toda forma de discriminação seja por sexo, raça, cor e ideologia para a construção de uma nação livre, justa e solidária. “Estamos trabalhando pelo desenvolvimento socioeconômico da nossa população. Parabenizo o presidente da ALMT por reconhecer a população negra neste evento e também ao senador Wellington Fagundes pelo convite de estar aqui hoje e o seu comprometimento com as causas do povo negro”, afirmou.

AGENDA

O secretário segue com agenda em Cuiabá e Várzea Grande nesta sexta-feira (19). Agora pela manhã, participa de uma reunião com grupos de representação da população negra para mobilização da V Conapir (Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial). Paulo Roberto também se reunirá com o prefeito de Várzea Grande Khalil Baracat no período da tarde.

Ao final do dia, viaja para o Rondonópolis onde no sábado (20) coordena uma roda de conversa com os movimentos negros e organizações culturais dos municípios do polo Sudeste. Ele fará uma visita a um quilombo contemporâneo. À noite, o secretário nacional recebe homenagem em uma sessão solene da Câmara Municipal e participa do Concurso de Escolha da Beleza Negra de Rondonópolis.

Leia Também:  Consórcios intermunicipais de Saúde de MT participam de reunião técnica em Cuiabá

Da redação 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Especialista dá dicas de como superar escassez de mão de obra na suinocultura

Publicados

em

A falta de mão de obra é um problema que atinge diversas cadeias do setor produtivo, na suinocultura não é diferente, e a escassez de mão de obra e a alta rotatividade de colaboradores afetam diretamente a produtividade e o custo de produção em uma granja. Com a relevância do tema, o médico-veterinário, especialista em Liderança, Engajamento e Produtividade na Suinocultura, Leandro Trindade, apontou os principais desafios e oportunidades para atrair e reter talentos durante o 4º Simpósio da Suinocultura de Mato Grosso.

De acordo com levantamento realizado pela Metodologia Boas Práticas de Liderança (BPL), idealizado por Trindade, a rotatividade dentro das granjas, fenômeno cada vez mais constante, tem elevado os custos da atividade. “O impacto no negócio é direto, e o custo pela substituição de um colaborador pode chegar a 300% do salário anual dele. A repetição de processos, o tempo gasto com treinamento, instabilidade e queda de produtividade são reflexos dessa constante troca de funcionários”, explicou.

Ainda segundo o levantamento, realizado entre 2012 e 2025 em entrevistas nas granjas, a remuneração inadequada não é um dos principais fatores para a falta de engajamento dos colaboradores.

Leia Também:  Seplag oferece capacitação para novos facilitadores da Escola de Governo

“Chefe ruim (87%), falta de reconhecimento (78%), condições de trabalho (61%), comunicação ineficaz (58%) e só então remuneração inadequada (39%) montam o ranking de principais causas de afastamento dos colaboradores das granjas. Isso mostra a importância de escolher um líder capacitado para lidar com equipes”, pontuou.

Trindade completa que atualmente o ambiente de trabalho tem maior peso na escolha do colaborador do que o salário. “Clima respeitoso, oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional, jornada de trabalho que permita cuidar da vida pessoal, infraestrutura e reconhecimento do valor do trabalho são pontos que precisam ser trabalhados e colocados como prioridade para conseguir incentivar e engajar um colaborador”.

O vice-presidente da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) e suinocultor, Moisés Sachetti, a pauta abordada durante o evento foi muito bem recebida pelos participantes, visto que é um problema recorrente no setor produtivo.

“É um problema enfrentado não só aqui em Mato Grosso, mas no Brasil. É um problema crescente no agronegócio brasileiro, afetando a produção e a eficiência do setor. Este fenômeno é resultado de uma combinação de fatores, como a falta de qualificação da mão de obra disponível, condições de trabalho no e até mesmo de gestão de pessoas”, afirmou Sachetti ao reforçar que é preciso atenção para evitar que o problema se agrave e acabe comprometendo a produção do setor produtivo.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA