POLÍTICA MT
TCE-MT capacita servidores da Saúde de Cuiabá sobre a nova Lei de Licitações
POLÍTICA MT
Servidores da Secretaria de Saúde de Cuiabá serão capacitados pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) sobre a nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei nº 14.133/2021).
O presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo, recebeu na semana passada a nova equipe de gestão da Secretaria, que assumiu após o fim da intervenção do Estado na Saúde do município, e colocou a Escola Superior de Contas e a equipe técnica do órgão de controle à disposição para capacitar os servidores da Saúde.
“Estamos comprometidos em garantir que os gestores públicos tenham o conhecimento e as ferramentas adequadas para conduzir processos licitatórios e contratos administrativos de forma eficaz, assegurando a aplicação correta dos recursos públicos e promovendo a transparência. Não mediremos esforços no apoio e capacitação aos gestores para que a população receba serviços públicos de qualidade”, afirmou Sérgio Ricardo.
Durante o encontro, o novo secretário de Saúde de Cuiabá, Deiver Alessandro Teixeira, e secretários-adjuntos falaram sobre as dificuldades na área de licitações e contratos administrativos, especialmente pela obrigatoriedade de implantação da Lei Federal nº 14.133/2021, solicitando o apoio do TCE-MT na capacitação dos gestores municipais.
O secretário reforçou a importância da capacitação, tendo em vista que 614 novos servidores foram convocados para tomar posse no dia 29 de janeiro e muitos ainda não possuem experiência administrativa na gestão da saúde.
| Divulgação TCE-MT |
![]() |
Após a reunião do presidente do TCE-MT com o secretário e adjuntos, as equipes técnicas do órgão de controle e da Secretaria já se reuniram para avançar sobre a capacitação, que envolverá workshops e treinamentos ministrados por especialistas do Tribunal de Contas.
Os gestores públicos municipais terão a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre os novos dispositivos legais, esclarecer dúvidas e discutir casos práticos relacionados ao universo das licitações e contratos administrativos. Serão abordadas as temáticas: Fundamentos da Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos; Estudo Técnico Preliminar & Termo de Referência, Contratação Direta; e Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos.
Além disso, o TCE-MT disponibilizará modelos de editais, termos de referência, estudos técnicos preliminares e demais documentos afins, proporcionando um apoio prático e efetivo para a implementação das mudanças exigidas pela nova Legislação. Essa abordagem visa não apenas informar, mas também capacitar os gestores a aplicarem os conhecimentos adquiridos em suas atividades diárias.
Na reunião de alinhamento das equipes técnicas, realizada na última quinta-feira (18), representaram o TCE o coordenador-geral da Escola Superior de Contas, Marcos José da Silva; e o secretário do Gabinete de Inovação e Transformação Digital, Nilson Bezerra. Pela Secretaria de Saúde de Cuiabá, participaram Marcus Fabrício; Ubirajara Perdomo (Coordenador Técnico de Licitações e Contratos), Renauldt Fernando Tedesco de Carvalho (Assessor Técnico de Assistência Farmacêutica) e Tatiane Morbeck Leite (Farmacêutica), além do servidor Agmar divino Lara de Siqueira (Secretário-Adjunto Especial de Licitações e Contratos da Secretaria de Gestão).
MATO GROSSO
Governo esclarece fala de Mauro Mendes sobre câmeras em fardas de policiais
A Secretaria de Estado de Comunicação esclareceu a fala do governador Mauro Mendes durante entrevista à rádio CBN, onde ele discutiu a proposta de colocar câmeras nas fardas de policiais. De acordo com o governo, o governador não fez ataques à magistratura estadual ou a qualquer outra categoria, como foi interpretado erroneamente em algumas versões de sua declaração.
Em relação à fala do governador Mauro Mendes na entrevista à rádio CBN sobre câmera nas fardas de policiais, a Secretaria de Estado de Comunicação esclarece que:
O governador Mauro Mendes não atacou a magistratura estadual ou qualquer outra categoria, fato que fica evidente em sua declaração.
Ele falou de forma genérica que casos de erros cometidos por profissionais da segurança podem ocorrer, mas tambem em diversas profissões e na classe política – a qual o próprio governador pertence.
Infelizmente, a frase foi interpretada de forma equivocada, pois circulou uma versão com corte. Segue a íntegra da fala do governador e o vídeo em anexo.
“Quando a gente discute esse negócio das câmeras aí, das fardas, botar câmeras nas fardas policiais. Se nós vamos botar câmeras porque um ou dois policiais, ou um por cento, dois por cento, comete alguma coisa errada, vamos colocar a câmera em todo mundo, para vigiar todo mundo, então tá bom. Vamos colocar a câmera em todos os políticos, em todos os governadores, em todos os prefeitos, em todos os deputados estaduais. Ei, mas tem juiz que também vende sentença, foi flagrado vendendo sentença, desembargador vendendo sentença. Então vamos botar câmera em todos os juízes, em todos os desembargadores. Ei, tem gente do Ministério Público também, então vamos colocar câmera em todo mundo do Ministério Público. Então, existem umas discussões às vezes, que elas são muito atravessadas, né?”
-
MATO GROSSO7 dias atrásMais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso
-
ARTIGOS7 dias atrásTecnologia, ciência e humanização: o tripé da medicina do futuro
-
ARTIGOS4 dias atrásDia do Médico: Desafios, avanços e a missão de cuidar
-
ARTIGOS7 dias atrásEspecialista em diagnóstico por imagem explica como a biópsia guiada contribui para o tratamento precoce do câncer de mama
-
ARTIGOS3 dias atrásCanetas emagrecedoras: ortopedista alerta sobre impactos na coluna e nas articulações
