Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

“Temos grande ativo ambiental e não podemos ser o patinho feio”

Publicados

MATO GROSSO

LISLAINE DOS ANJOS E CÍNTIA BORGES

DA REDAÇÃO

O governador Mauro Mendes (DEM) afirmou que, durante sua participação na Conferência do Clima da ONU, mostrou a forma diferenciada que Mato Grosso tem de produzir alimentos com preservação de seus ativos ambientais, ressaltando que o Estado possui 62% de sua área preservada.

No evento que ocorreu em Glasgow, na Escócia, ele defendeu que o Estado e o país deixem para trás a posição de “patinho feio” diante dos demais países e levantou a bandeira da “reciprocidade ambiental”, para que os demais entes façam aquilo que cobram do país.

“Colocamos que nós deveríamos exigir dos franceses, por exemplo, que tenham o mesmo comportamento que nós. Porque hoje a balança comercial é mais favorável a eles do que a nós brasileiros”, disse, durante coletiva nesta quarta-feira (10).

“É algo que foi bem compreendido, mas que cabe ao Governo Federal [defender] e eu espero que eles compreendam isso, para que o Brasil possa sair dessa posição que sempre ficamos de ser o patinho feio, sendo cobrado, quando temos grandes ativos ambientais e serviços que prestamos ao planeta”, completou.

Leia Também:  Escola de Governo abre terceira turma do curso Noções de Direito Administrativo

Mendes destacou que, em todas as oportunidades, ficou claro na Conferência que “somos a região do planeta que mais produz alimento e preserva o meio ambiente”, algo apontado pelo governador como “espetacular”.

Segundo o democrata, a presença no evento mundial serviu para que Mato Grosso pudesse se posicionar adequadamente sobre questões da economia verde, como aquecimento global e redução das emissões de carbono, que influenciam até mesmo a forma como o Estado é visto pelos consumidores internacionais.

“Race to zero”

Mendes apresentou aos demais país o programa lançado no Estado dias antes da conferência, em que é firmado o compromisso de neutralizar a emissão de carbono até 2035, o que vai na contramão do que foi apresentado e acordado por grande parte dos países e estados brasileiros no evento, que assumiram a meta de fazer o mesmo até 2050.

“Isso foi bem recebido porque nós mostramos não só manifestação de desejo e interesse, mas acima tudo apresentamos um planejamento que o Estado e as empresas privadas já estão fazendo, não de algo que vamos começar a fazer”, disse.

Leia Também:  Detran-MT atende mais de 1,5 milhão de pessoas com agendamento

Mendes destacou que o Estado está à frente de todos quando o assunto é a tecnologia implementada e chama a atenção pela forma como exige o cumprimento do está estabelecido no Código Florestal. 

“Para instituições e ONGs, a política ambiental do Estado de Mato Grosso está sendo considerada uma das melhores entre os entes subnacionais do país”, afirmou. 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Sebrae/MT promove AI Tour para capacitar líderes e empreendedores em Inteligência Artificial

Publicados

em

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) e a plataforma StartSe promovem a AI Tour, uma jornada prática de capacitação voltada para líderes e empreendedores interessados em aplicar a Inteligência Artificial (IA) em seus negócios. O evento conta com imersões sobre ferramentas como ChatGPT, Gemini, Leonardo AI e Promptly, abordando fundamentos, boas práticas e aplicações reais para acelerar estratégias e otimizar processos. A Inteligência Artificial é uma das prioridades da instituição.

De acordo com o diretor técnico do Sebrae/MT, André Schelini, a iniciativa realizada entre os dias 28 e 29 de agosto representa uma oportunidade única para que empresários adquiram diferenciais competitivos. “O objetivo é preparar gestores para atuar com inovação, otimizando processos e garantindo maior competitividade e vantagens estratégicas para seus negócios”, destacou. Entre os principais benefícios estão a redução de custos, aumento da produtividade e a automatização de tarefas, liberando gestores para decisões mais estratégicas.

A capacitação permite que os participantes compreendam o impacto da IA na gestão operacional, aprendam a criar agentes autônomos, desenvolvam projetos com o AI Canvas e descubram como proteger modelos de IA. Segundo o gerente de Inovação do Sebrae/MT, Lucas Moreira, a metodologia foi pensada para gerar resultados imediatos. “Será uma imersão prática e de alto impacto, com aplicações que empresários poderão implementar já durante a jornada”, afirma.

Leia Também:  Tumulto em festa de Halloween deixa 146 mortos na Coreia do Sul

Assessoria especializada

Além do AI Tour, o Sebrae/MT mantém outras iniciativas de apoio à transformação digital dos pequenos negócios. Em Cuiabá, a Sala de Inteligência Artificial, instalada na Agência Sebrae Cuiabá, no Goiabeiras Shopping, oferece atendimento especializado, consultorias e acesso a tecnologias aplicáveis ao dia a dia das empresas. A estrutura faz parte da estratégia de inovação do Sebrae, que busca democratizar o acesso às ferramentas digitais e estimular uma cultura de experimentação entre empreendedores.

O Sebrae/MT já capacitou 199 professores e atendeu cerca de 1.600 clientes em ações voltadas ao uso da Inteligência Artificial em diferentes áreas de negócios. Até o momento, foram realizadas 10 palestras sobre IA aplicada ao marketing digital, vendas, atendimento e gestão, que reuniram aproximadamente 1.000 participantes, além de cinco workshops voltados ao aumento de vendas no ambiente digital e à gestão multissetorial, com mais de 100 empreendedores.

A programação segue até novembro, com a oferta de 13 novos workshops multissetoriais que devem envolver cerca de 300 pessoas.

Fenômeno em expansão

Conforme aponta pesquisa do Setor de Inteligência de Dados do Sebrae/MT, 17% dos empreendimentos em Mato Grosso já utilizam alguma solução baseada em IA, principalmente em áreas de impacto rápido e mensurável. O atendimento ao cliente lidera as aplicações, com 85% das empresas usuárias automatizando interações, seguido pela gestão financeira (56%) e pelo marketing com análise de dados (54%). Outras áreas, como controle de qualidade (25%), automação de processos (19%) e desenvolvimento de produtos (15%), também começam a ganhar espaço.

Leia Também:  VÍDEO: Fábio Garcia, diz que a "Intervenção" mudou a saúde pública de Cuiabá. segundo ele, a Gestão da Intervenção, adquiriu medicamentos, aumentou o número de médicos e diminuiu o tempo de espera do paciente na fila de atendimento:

O estudo também identificou as principais barreiras para a popularização da tecnologia. A falta de conhecimento técnico foi apontada por 67% dos empresários, seguida da resistência à mudança (55%), da ausência de dados para treinar sistemas (52%) e dos altos custos (42%). Essas dificuldades são mais frequentes em setores como logística, recursos humanos e qualidade, que, apesar do alto potencial de ganhos, ainda são pouco explorados.

Outro desafio está na qualificação. Apesar de metade dos empresários se declarar otimista com o futuro da IA, apenas 6% afirmam ter uma estratégia definida para adotá-la, e 26% pretendem investir em treinamentos. Para enfrentar esse cenário, o Sebrae/MT tem ampliado sua oferta de capacitações, consultorias e soluções práticas.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA