Search
Close this search box.
CUIABÁ

JURÍDICO

Categorias se mobilizam após Mauro enviar à AL pacote de aumento de salário de policiais

Publicados

JURÍDICO

Depois de o governador Mauro Mendes (UNIÃO) ter enviado à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) um pacote de medidas incluindo o aumento de salário de policiais penais e servidores do Detran e do Socioeducativo, outras categorias de servidores organizaram manifestações para esta semana para requerer de Mendes que também ouça seus anseios.

Leia também:
Governo de MT encaminha à AL pacote de medidas para aumentar salários de policiais

O Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde do Estado de Mato Grosso (Sisma/MT) realizará um protesto nesta quarta-feira (30) às 8h30 em frente à Assembleia. De acordo com a assessoria de imprensa da Sisma, a decisão pela manifestação veio após a divulgação do pacote de melhorias anunciado pelo governador a três categorias.

Na quinta-feira (1), já estava planejada uma paralisação estadual e também será realizado um ato público apelidado de “Pega na mentira”. A concentração será às 14h na praça em frente ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Dentre os pedidos dos trabalhadores da educação da rede estadual de MT estão abertura de mesa de negociações com o governo pelo cumprimento da recomposição salarial, com equiparação ao Piso Salarial Profissional Nacional (lei 11.738/2008); fim do Confisco de 14% da remuneração dos aposentados e pensionistas; e retomada da Política de Formação Profissional dos funcionários da educação.

Leia Também:  VÍDEO: A Polícia Militar lança "Operação Fim de Ano". Quase 2 mil policiais estarão nas ruas de Cuiabá e Várzea Grande, para garantir a segurança da população que sairá às compras no comércio da Grande Cuiabá.

O projeto

O governador Mauro Mendes (UNIÃO) encaminhou para a Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (29), projetos de lei e decretos que irão beneficiar as carreiras dos servidores da Segurança Pública. No pacote de medidas estão reajuste de tabelas salarias, auxílios fardamento e alimentação, além de remuneração indenizatória para jornada extraordinária e atividade voluntária dos militares da reserva.

O primeiro projeto alcança os profissionais do Detran e Sistemas Socioeducativo e Penitenciário, com proposta para adequação das tabelas salariais. A previsão é de que após a aprovação dos deputados estaduais, a medida entre em vigor e os reajustes salariais sejam creditados já no mês de abril.

FONTE/ REPOST: ISABELA MERCURI – OLHAR DIRETO 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

JURÍDICO

CNJ identifica ‘esquema organizado de venda de decisões’ envolvendo desembargador e Zampieri

Publicados

em

A decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão responsável por administrar e fiscalizar o Poder Judiciário, recebeu o desembargador Sebastião de Moraes Filho, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, levantando suspeitas de venda de decisões judiciais e pagamentos realizados via PIX e até em barras de ouro. Sebastião de Moraes Filho foi afastado de suas funções em agosto enquanto o CNJ investiga a possibilidade de ele ter recebido propinas em troca de decisões.

O caso também é alvo de um inquérito criminal e foi considerado de tal gravidade que o ministro Luís Felipe Salomão, então corregedor do CNJ, levou a questão ao ministro Luís Roberto Barroso, presidente do conselho, para uma solução em conjunto. “Evidenciam-se elementos suficientes para recomendar o afastamento do magistrado, na medida em que não é possível que o desembargador permaneça em atuação em unidade tão sensível, como é um gabinete de segundo grau de câmara de direito privado”, diz um trecho da decisão , referendada pelo plenário do CNJ.

Leia Também:  VÍDEO: A Polícia Militar lança "Operação Fim de Ano". Quase 2 mil policiais estarão nas ruas de Cuiabá e Várzea Grande, para garantir a segurança da população que sairá às compras no comércio da Grande Cuiabá.

Conversas obtidas no celular do advogado Roberto Zampieri, que foi assassinado em dezembro de 2023, na porta de seu escritório em Cuiabá, colocaram o desembargador na mira do CNJ. Ao todo, eles trocaram 768 mensagens entre 14 de junho de 2023 e 5 de dezembro de 2023, revelando uma relação próxima, com trocas sobre futebol e viagens, além de livre acesso ao gabinete do desembargador.

As mensagens também indicam a influência do advogado no trabalho do magistrado e o pagamento de propinas para decisões desenvolvidas aos clientes de Zampieri. Em uma das conversas, o advogado afirma que “o Pix está errado, estornou o valor”. “Tente mandar o Pix correto que faço agora”, acrescenta.

Cinco dias depois, informa que “o pagamento da sobrinha foi feito”, anexa um comprovante de transferência de R$ 10 mil e solicita o adiamento de um julgamento. Em outubro, Zampieri menciona ter alcançado “um contrato muito bom para o Mauro” e continua: “O senhor vai ficar feliz com o contrato que consegui para ele”. Mauro, segunda suspeita do CNJ, é o advogado Mauro Thadeu Prado de Moraes, filho do desembargador. Em outra mensagem, o advogado envia ao magistrado uma imagem de duas barras de ouro, de 400 gramas, que foram usadas como pagamento de propinas.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA