MATO GROSSO
Cuiabana vence 13 adversárias de todas regiões e é eleita a Miss Bumbum Brasil
MATO GROSSO
A cuiabana Wellen Amorim, de 28 anos, é a mais nova Miss Bumbum Brasil. Com um corpo moldado pela academia e um glúteo avantajado, a modelo levou o título de bumbum mais bonito nesse domingo (20). E não esconde a satisfação pelo reconhecimento da sua beleza aos mais de 74 mil seguidores.
“Esse título me agrega muito, tanto no pessoal quanto no profissional. No pessoal é porquê desde sempre eu me dediquei muito, cuidei muito do meu corpo, sacrificando muitas coisas. E no profissional é porquê estou conseguindo ganhar dinheiro com o que a fama me traz, estou conseguindo tirar um extra”, explicou a modelo.
Para ganhar o título de Miss Bumbum, Wellen Amorim venceu 3 etapas e 13 outras competidoras. Nas fases classificatórias e semifinais foi escolhida pelos organizadores do evento. Mas, somente com a ajuda da votação do público, na etapa final, que se tornou a grande vencedora.
Porém, não é a primeira vez que Wellen é destaque em um concurso de beleza. Em 2018, ela foi eleita Rainha do Futebol Amador MT. “Até hoje eu continuo sendo a Rainha do Futebol Amador. Isso porque a competição não realizou outra edição, devido às restrições da pandemia, mas assim que tiver outra passarei a faixa para a próxima eleita ”, ressalta.
Depois do primeiro título, a modelo começou a trabalhar como influencer, atividade que exerce nas horas extras. Já que no dia a dia, ela ganha a vida como turismóloga, trabalhando em uma pousada no Pantanal.
Segundo Wellen, ter ganhado seu primeiro concurso abriu muitas portas. “Eu fiquei conhecida a partir do momento em que eu ganhei a Rainha do Futebol Amador de MT. E foi bem importante para mim porque fiquei bem conhecida na cidade. Além disso, ganhei uma premiação de R$ 10 mil e desde de então comecei a trabalhar de influencer”, relembra.
E com o atual título, de prêmio principal, a Miss ganhou ainda mais reconhecimento.”E eu gosto de chegar nos lugares e as pessoas me conhecerem, saber quem eu sou. Hoje em dia isso acontece e é bem legal. Eu não conheço as pessoas, mas elas me conhecem. Então hoje, eu vou ao mercado e as pessoas me reconhecem, em qualquer lugar que eu vou pedem para tirar foto. Além disso, faço presença vip, eu ganho também muitas coisas e fecho parcerias. Isso tudo é bem legal”, celebra a Miss.
FONTE/ REPOST: Beatriz Passos e Jacques Gosch – RD NEWS


MATO GROSSO
Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso

Cerca de 17,6 mil pessoas com deficiência (PCD) têm o próprio negócio em Mato Grosso, segundo pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT). O levantamento, realizado neste ano, mostra que esses empreendedores representam 3,6% do total de empresários mato-grossenses, com predominância de pessoas com limitações motora (36,7%), visual (34%) e auditiva (29,3%).
O estudo aponta que os empreendedores PCD apresentam elevado nível de escolaridade: 46,9% concluíram o ensino médio e 38,1% têm ensino superior - índice superior à média estadual. A faixa etária predominante está entre 35 e 44 anos (39,5%), seguida por 45 a 54 (22,4%). O grupo é formado majoritariamente por homens (57%). No recorte racial, há equilíbrio entre pardos (36,7%) e brancos (34%), seguidos por pretos (19%).
A maioria é casada (57,1%) e tem filhos (91,2%), o que reforça a importância da renda do próprio negócio para a estrutura familiar.
No campo econômico, os empresários com algum tipo de limitação atuam em diversos setores. O comércio concentra 31,3% dos negócios, seguido por serviços (25,2%), indústria (21,8%) e tecnologia (14,3%). Moda (17,7%), cosméticos (15%) e alimentação (14,3%) estão entre os principais segmentos.
A formalização é alta: 85,7% possuem CNPJ, sendo a maioria registrada como microempresa (48,4%) ou empresa de pequeno porte (32,5%). Além disso, 70% atuam há mais de três anos e quase metade emprega de dois a cinco colaboradores, o que demonstra maturidade e estrutura consolidada.
Dificuldades
As motivações que levam pessoas com deficiência a empreender mesclam necessidade e realização pessoal. Para 40,8%, a decisão está ligada à necessidade financeira, enquanto 34% enxergam oportunidades de mercado e 32% buscam autonomia. A frustração com o mercado de trabalho tradicional (23,1%) e o desejo de realizar um sonho (15%) também aparecem com destaque.
As mulheres tendem a empreender mais por necessidade (54%), enquanto os homens se movem principalmente pela percepção de oportunidade (48,8%).
Na jornada empreendedora, os desafios enfrentados são múltiplas e revelam tanto desafios estruturais quanto específicos. Burocracia (44%), concorrência acirrada (39%) e falta de capital inicial (33%) estão entre as principais dificuldades. Além disso, 21% relataram barreiras diretamente ligadas à deficiência, como acessibilidade e preconceito, e 22% mencionaram dificuldades para equilibrar a vida pessoal e profissional.
Entre as mulheres, questões de gênero e maternidade ganham relevância, enquanto os homens apontam custos e juros elevados como maiores obstáculos.
“O Sebrae apoia todos os empreendedores, porque acredita que o empreendedorismo é um caminho de inclusão e autonomia para todas as pessoas, independentemente de suas condições. Quando um empreendedor PCD empreende, ela inspira e transforma o seu entorno”, afirma Liliane Moreira, analista técnica do Sebrae/MT. “A inclusão produtiva das pessoas com deficiência é uma questão de equidade e também de fortalecimento da economia, pois amplia talentos, gera inovação e promove uma sociedade mais justa”.
Dados da pesquisa
O levantamento foi realizado entre 3 e 31 de janeiro de 2025, por meio de entrevistas telefônicas, com 147 empreendedores (formais e informais) que possuam alguma deficiência no estado de Mato Grosso. O estudo apresenta uma taxa de confiança de 95% e margem de erro de 4%.
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