MATO GROSSO
Emanuel Pinheiro anuncia abertura de 62 leitos de enfermaria no São Benedito
MATO GROSSO
O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) anunciou a abertura de 60 novos leitos de enfermaria, destinados a pacientes em geral (não Covid) no Hospital São Benedito. Com isso, a unidade de saúde passará a contar, a partir de quinta-feira (10), com 82 leitos de enfermaria e 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
O anúncio foi feito durante live realizada no perfil do prefeito na noite de terça-feira (8). “Estamos abrindo (e vai começar a funcionar depois de amanhã, dia 10) mais 62 leitos de enfermaria. Então, o São Benedito vai para 20 leitos de UTI e 82 leitos de enfermaria para atender cirurgia geral, infectologia, cirurgia vascular, cardiologia e nefrologia […] para cuidar da saúde e da vida da nossa população, principalmente as cirurgias eletivas, que muito me preocupam e que toda hora estão sendo suspensas devido à pandemia”, disse Pinheiro.
O gestor aproveitou para parabenizar aos servidores que atuam no Hospital São Benedito, que desde o início da pandemia de covid-19, em 2020, até novembro de 2021, atendeu a casos da doença, sendo que entre março e novembro do ano passado funcionou exclusivamente para esta demanda.
Com a redução de casos de Covid-19, o estabelecimento passou a atender, aos poucos, pacientes com outras patologias, desafogando o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) até que os leitos fossem novamente habilitados para casos não covid-19.
“O Hospital São Benedito tem uma equipe extraordinária, comandada pelo diretor-geral Paulo Rós e diretor-financeiro Eduardo Vasconcelos. Em nome deles, quero abraçar a todos os valorosos servidores pelo trabalho que fazem na Empresa Cuiabana de Saúde Pública – HMC e São Benedito”, elogiou. O prefeito também lembrou que o processo de habilitação de leitos contou com a atuação do diretor-geral da ECSP, Paulo Rós, e da secretária municipal de Saúde, Suelen Alliend.
FONTE/ REPOST: ISABELA MERCURI- OLHAR DIRETO
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.