MATO GROSSO
GASOLINA CARA: Senado vai discutir forma de “frear” aumentos da Petrobras
MATO GROSSO
Pré-candidata à presidência da República, a senadora Simone Tebet (MDB) lamentou que os esforços feitos pelos governadores de congelar o ICMS sobre combustível não tenha surtido o efeito desejado nas bombas.
O imposto estadual está com a base de cálculo congelada desde novembro, por iniciativa dos próprios governadores, mas a medida perde a validade no dia 31 de janeiro.
“Todos os governadores chegaram nesse consenso, abaixaram a alíquota do ICMS, justamente para darem suas parcelas de contribuição. Porque quando sobe o preço da gasolina, sobe o botijão do arroz, feijão, sobe todos os produtos, porque tudo é transportado pelas rodovias através do combustível”, disse ela entrevista a Rádio Capital na última semana.
“Só que, infelizmente, apesar de ter baixado a alíquota, isso não repercutiu efetivamente nas bombas. Os governadores estão discutindo rever essa questão do ICMS, uma vez que eles deram as suas parcelas de contribuição, estão deixando de arrecadar, e isso não está tendo repercussão”, acrescentou.
Segundo Simone, após o recesso, o Senado Federal começará a discutir dois projetos para tentar frear os aumentos da Petrobras.
Um da redução geral do ICMS imposta de cima para baixo, que ela crê que não vai para frente, e um outro mais promissor, da criação de um “colchão” com os fundos da União para “segurar” os aumentos quando o dólar subir.
“Como aumentou demais [o preço do combustível], a União está ganhando muito, está lucrando muito. Então, uma parte disso iria para um ‘colchão’ e esse fundo seria usado toda vez que houvesse alta do dólar, para que o valor da gasolina, do gás, do diesel não subisse muito”, explicou.
Conforme a senadora, esse projeto pode reduzir os impostos “para além dos preços dos combustíveis”.
“O relator dessa proposta, que entende muito, deu o seguinte valor: se conseguimos aprovar da forma como está o projeto, há condições de diminuir em quase R$ 20 no gás de cozinha”, disse.
“Já em relação à gasolina e diesel, também teria condições de ter uma redução em R$ 3”, completou.
FONTE/ REPOST: THAIZA ASSUNÇÃO


MATO GROSSO
Audiência pública em Itanhangá discute qualidade dos serviços de energia elétrica no município

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT) estiveram na região de Itanhangá, onde participaram de uma audiência pública realizada na Câmara Municipal, com o objetivo de ouvir a população e debater as principais dificuldades enfrentadas no fornecimento de energia elétrica no município.
Durante o encontro, moradores, produtores rurais, comerciantes e autoridades locais relataram problemas recorrentes, como interrupções frequentes e prolongadas no fornecimento de energia, oscilações que causam prejuízos a equipamentos e atividades econômicas, falta de clareza nas cobranças das faturas, e qualidade dos serviços prestados.
O conselho reforçou seu compromisso de representar os interesses dos consumidores, encaminhando as demandas para a Energisa MT, atuando para promover melhorias no sistema elétrico de Mato Grosso.
“Sabemos que os problemas relatados são recorrentes e afetam diretamente a vida das pessoas, o comércio, a produção agrícola e todo o desenvolvimento do município. O CONCEEL vai levar essas demandas adiante e continuar cobrando ações efetivas que garantam um fornecimento de energia com qualidade, regularidade e respeito ao consumidor”, ressaltou o vice-presidente do CONCEEL-EMT, Benedito Paulo de Abreu.
Também participaram da audiência, o prefeito Emerson Sabatine, a vice-prefeita Veridiana Cavasin, o presidente da Câmara Irineu Sandeski, vereadores, além do coordenador de relacionamento da Energisa, Jorge Sírio, e o gestor de clientes da Energisa, Eliseu Nascimento.
Representaram o CONCEEL os conselheiros Jefferson Alves (classe Poder Público), Rafael Malheiros (classe Rural), Felipe Xavier (Fecomércio) e Walter Arruda (classe Residencial), que também é presidente da Federação Matogrossense de Associações de Moradores de Bairros (FEMAB).
Sobre o CONCEEL-EMT
O CONCEEL-EMT tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.
-
MATO GROSSO7 dias atrás
“Appassionata” – Opus Quattro celebra os temas do amor em concerto na Casa do Parque
-
MATO GROSSO7 dias atrás
Com tecnologia de ponta, H.Bento realizou mais de 70 mil atendimentos ortopédicos em 4 anos
-
MATO GROSSO2 dias atrás
AACCMT lança campanha de arrecadação de brinquedos para o Dia das Crianças
-
MATO GROSSO16 horas atrás
TJMT de uma só vez blinda Grupo Safras, anula venda de ações para fundo e determina perícia para processar recuperação judicial
-
MATO GROSSO16 horas atrás
Audiência pública em Itanhangá discute qualidade dos serviços de energia elétrica no município