MATO GROSSO
Homem enforca e desfere tapas no rosto da esposa na frente da filha de 10 meses
MATO GROSSO
Um homem, de 28 anos, agrediu a esposa na frente da filha de 10 meses, na madrugada deste sábado (14), em Comodoro (640 km de Cuiabá). O acusado chegou a pegar a vítima pelo pescoço, forçar contra a cama onde estava a filha e dar três tapas no rosto da mulher. A vítima só conseguiu pedir socorro quando fugiu para a casa da irmã.
Segundo informações da Polícia Militar, o acusado chegou na residência embriagado por volta das 00h e exigindo que a vítima parasse para discutir a relação. Em resposta, a mulher se negou a iniciar a discussão e pediu para o homem aguardar até a manhã do dia seguinte, já que estava embriagado. Não satisfeito com a resposta, o suspeito pegou a vítima pelo pescoço, arrasou e jogou em cima do sofá.
Diante da situação, a vítima chegou a morder o tórax do suspeito para tentar conter as agressões. Em seguida, se deslocou até o quarto onde estava sua filha de 10 meses para conter o choro da bebê.
Ao avistar a mulher na cama, ainda próxima da filha, o suspeito pegou a vítima pelo pescoço pela segunda vez, a forçou contra a cama e desferiu dois tapas em seu rosto. Em seguida, continuou com as agressões, puxando pelo braço e empurrando a mulher contra a parede.
Assustada, a vítima pegou a filha no quarto e ligou para sua mãe relatando que havia sido agredida pelo companheiro e que estava saindo de casa. O acusado novamente tentou impedir a saída da esposa, que ainda sim conseguiu escapar do homem e fugir para a cara de sua irmã.
Em contato com a equipe da polícia, a mulher relatou que as brigas começaram após ter se envolvido em um acidente com a motocicleta do acusado. Na ocasião a moto acabou ficando completamente destruída. Ainda em depoimento, a vítima afirmou que todas as vezes que o acusado ingere bebida alcoólica, fica agressivo e começa a cobrar o valor da motocicleta.
OLHAR DIRETO
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.