Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Mais de 200 mil se recusam a vacinar; MT teme que doses vençam

Publicados

MATO GROSSO

Mato Grosso tem 450 mil doses de vacina contra Covid-19 em estoque e mais de 200 mil pessoas que se recusam a completar o esquema vacinal, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT).

A quantidade de imunizantes guardados e o risco de vencimento das doses foi um dos motivos que impulsionou o Governo a reduzir o intervalo de espera para tomada da terceira dose da vacina – a chamada dose de reforço.

Em entrevista à Rádio Conti, o secretário de Saúde Gilberto Figueiredo afirmou que o Estado não pode correr o risco de perder vacinas que poderiam estar sendo aplicadas em quem deseja se proteger da Covid-19.

“Mais de 200 mil pessoas ainda não completaram o ciclo vacinal, ou seja, não tomaram nenhuma das doses ou não tomaram a segunda dose”.

“Não podemos ficar esperando por eles sempre, e por isso vamos disponibilizar as doses para aqueles que precisam e querem o reforço”, completou.

Conforme Figueiredo, o Governo já distribuiu vacinas em quantidade suficiente para os 141 municípios aplicarem a primeira e segunda dose em toda a população vacinável. No entanto, essas doses precisam entrar em circulação para não correr o risco de serem perdidas.

Leia Também:  Vereador de Cuiabá e filho de ex-deputado aparecem em planilha de compradores de mercúrio contrabandeado

“Já estabelecemos uma logística de remanejamento de vacinas que estão correndo o risco de vir a vencer, e tiramos de um município e passamos para o outro”, afirmou.

“Daí a importância de diminuir para quatro meses a aplicação da dose de reforço, justamente para não corrermos o risco de ter vacinas vencendo e a população não buscando”, explicou.

Atualmente, conforme a Pasta, mais de 50 municípios de Mato Grosso estão abaixo da média da cobertura vacinal da Covid feita no Estado. “Isso é uma performance muito ruim”, lamentou o secretário.

Dados do ranking de aplicação de vacinas contra Covid-19, alimentado pela SES-MT e atualizado nesta terça-feira (14), apontam que a cobertura vacinal do Estado está em 67,8%, o que corresponde a 1,9 milhão de habitantes.

FONTE/ REPOST: LISLAINE DOS ANJOS – MÍDIA NEWS 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil

Publicados

em

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.

A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.

Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.

“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.

Leia Também:  MT Cidadão é eleito um dos 10 melhores aplicativos de Governo Estadual

Sobre o CONCEEL-EMT

O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA