MATO GROSSO
Morta pelo ex flagrou assédio à filha e pediu separação em Cuiabá
MATO GROSSO
Uma mulher e o namorado dela foram mortos, nesse domingo (12) a facadas, na casa deles, no bairro São Francisco, em Cuiabá. Os corpos de Ana Paula Batista e Sebastião Antônio de Souza, de 38 anos, foram encontrados sobre a cama de casal por uma das filhas da mulher. O suspeito é o ex-marido da vítima.
Ana Paula teria recebido mais de 20 facadas e o namorado dela, pelo menos 30. O principal suspeito, Roberto Epifanio, está foragido.
De acordo com a Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoas (DHPP), o casal foi morto na madrugada, momento em que vizinhos ouviram movimentação estranha na casa.
À policia, a filha de Ana Paula disse que já havia avisado a mãe que o ex era um homem perigoso e que ela deveria tomar cuidado.
De acordo o delegado Marcel Gomes, da DHPP, familiares confirmaram que o suspeito não aceitava o fim do relacionamento, monitorava e perseguia a ex-mulher desde a separação, no mês de agosto.
Segundo a filha caçula, Ana Paula conviveu com Roberto por mais de 12 anos e só se separou dele porque flagrou o marido cometendo assédio sexual contra a filha mais velha.
Em relato à polícia, a filha disse que não tem dúvidas de que o crime foi premeditado e acredita que se a irmã mais velha, de 21 anos, estivesse na casa, também seria assassinada pelo padrasto, pois ele estava com muita raiva da jovem.
Horas antes do assassinato, uma das filhas da vítima foi até o espetinho em que o suspeito trabalha, no bairro Pedra 90, acompanhada do marido e do filho de dois anos.
Roberto fez fotos com a criança no colo, a qual considerava seu neto e teria mandado via WhatsaApp para a ex-mulher.
Recentemente, a casa de Ana Paula havia sido invadida, quando foram furtadas peças de roupas e maquiagens dela. A filha acredita que o suspeito já estava premeditando o crime.
Amigos da vítima acreditam que Roberto tinha esperança de reatar o relacionamento porque ambos ainda tinham um vínculo comercial, já que o restaurante de espetinho que ele comandava no Pedra 90 ainda funcionava com a ajuda da ex-mulher, que preparava a comida.
Assassinato de mulheres
Em Mato Grosso, foram 78 ocorrências de assassinatos de mulheres, sendo 40 feminicídios e 38 homicídios, entre janeiro e outubro deste ano. Os dados são da Superintendência do Observatório de Segurança Pública.
Do total de crimes, 77% foram esclarecidos, com 60 autores identificados e 37 deles presos em flagrante ou por mandado de prisão decorrentes das investigações. Em novembro, apenas em Cuiabá, mais duas mulheres foram assassinadas pelos ex-companheiros.
Um levantamento da Gerência de Inteligência Estratégica, da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil, mostra que 56% das mortes ocorreram nas residências das vítimas.
Já o principal meio empregado pelos autores nos crimes foram armas cortantes (facas) usadas em 38% dos casos, como foi neste crime cometido nesse domingo (12).
FONTE/ REPOST: G1 MT
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.
-
MATO GROSSO7 dias atrásEm júri popular, movimentos sociais condenam empresas por danos à Amazônia e seus povos
-
MATO GROSSO7 dias atrásCONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
-
MATO GROSSO7 dias atrásCampeonato de kickboxing 100% profissional reúne 14 lutas e disputa de cinturão no Palácio das Artes Marciais
-
MATO GROSSO7 dias atrásAssembleia Legislativa homenageia Intermat pelos 50 anos e SINTAP-MT destaca legado dos servidores na construção fundiária do Estado
-
ARTIGOS7 dias atrásNova técnica de biópsia de próstata oferece mais segurança e precisão