MATO GROSSO
Novo decreto limita a capacidade de público em comércios em 50%
MATO GROSSO
Um novo decreto publicado pela prefeitura de Jaciara, a km de Cuiabá, na quinta-feira (20), limita a capacidade de público nos estabelecimentos comerciais da cidade em 50%, além do uso obrigatório de máscaras em locais externos e internos, como forma de prevenção à nova onda de contaminação do coronavírus.
A medida segue até o dia 19 de fevereiro, podendo ser prorrogada.
De acordo com a prefeitura, haverá fiscalizações diárias nos comércios do município, com o apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária.
Conforme o documento publicado, bares, conveniências, lanchonetes, sorveterias, tabacarias e carrinhos de lanches e espetos poderão funcionar de modo presencial no horário normal permitido para atividade e alvará, sendo permitida a disposição de mesas e cadeiras desde que mantenha o distanciamento entre as pessoas e use apenas 50% da capacidade do local.A prefeitura informou que avalia também proibir todas as festas e eventos de Carnaval na cidade.
O decreto ainda recomenda que as pessoas com sintomas da Covid-19 procurem o Centro de Atendimento Covid-19 para realização de exames clínicos.
De acordo com o boletim epidemiológico de Jaciara dessa sexta-feira (21), o município possui 272 casos ativos e duas internações, sendo uma em leito clínico e outro em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
Entre o dia 3 e 21 de janeiro, a média de contaminados pela Covid na cidade é de 15 casos notificados por dia.
FONTE/ REPOST: VOZ MT
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.