MATO GROSSO
Padrasto agride enteado de 3 anos e a criança tem morte cerebral
MATO GROSSO
Vítima de violência doméstica, uma criança de 3 anos teve morte cerebral um dia após ser transferida de um hospital de Brasnorte (a 580 km de Cuiabá), para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC). O caso foi registrado pela Polícia Militar na quarta-feira (15.12), em Brasnorte.
Em nota, a Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), que administra o HMC confirmou a morte encefálica da criança e informou que protocolo foi aberto na tarde de sábado (18), 24 horas após a primeira avaliação neurológica. “O paciente L.M.S.G. 3 anos, deu entrada na sexta-feira (17), na UTI pediátrica, vítima de violência doméstica. Após receber todo o tratamento possível, a criança não resistiu e sofreu morte encefálica, cujo protocolo será aberto na tarde deste sábado (18), 24 horas após a primeira avaliação neurológica”, diz nota.
A Polícia Militar foi comunicada pelo hospital municipal de Brasnorte sobre a entrada de um menino de 3 anos na unidade de saúde, que apresentava diversos hematomas pelo corpo e marcas de agressões físicas e estava em estado grave.
A criança foi levada pelo padrasto, 33 anos, que estava muito nervoso e disse que a criança teria tido convulsões e se machucado no berço. Ele disse ainda que na casa estava com às duas crianças e que sua esposa havia saído para trabalhar, perguntado se havia batido nas crianças antes, ele negou.
A médica que fez o atendimento informou que a criança estava em estado grave e foi necessário fazer intubação e encaminhamento para uma UTI e que os ferimentos eram provenientes de agressões físicas.
Vizinhos da família informaram que o suspeito pediu socorro, com a criança nos braços, e afirmando que a criança estaria morrendo. Os vizinhos então socorreram e levaram a criança ao hospital.
A filha do suspeito, de um ano, que estava na residência, foi acompanhada pelo Conselho Tutelar e também apresentava vários hematomas pelo corpo.
FONTE/ REPOST: VGN
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.