Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Padre de Sinop é preso pela Polícia Civil acusado por estupros de adolescentes

Publicados

MATO GROSSO

O padre Nelson Koch, de 54 anos,  foi preso pela Polícia Civil,  em cumprimento a  mandado de prisão decretado pela Justiça,  sob acusação  de estupro. Segundo as investigações,  ele é suspeito de abusar sexualmente de crianças e adolescentes. A prisão foi executada nesta quinta (17), em Sinop. 

As ordens judiciais foram deferidas pela 2ª Vara Criminal de Sinop, após representação da Polícia Civil com base em fatos apurados que apontam os atos praticados pelo religioso.

Por meio de nota, a Diocese do Sagrado Coração de Jesus de Sinop, informou que o sarcerdote tendo conhecimento da denúncia,  ficou “muito triste” e disse não ter interesse em constranger a igreja e o bispo. Por isso,  entregou o cargo e os trabalhos oficiais. 

Além da prisão, a equipe da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Criança e Idoso de (DEDMCAI) cumpriu mandado de busca e apreensão domiciliar no endereço do investigado, uma chácara na zona rural de Sinop.

O padre é da Paróquia São Cristóvão. Em 2008, Nelson tentou ser candidato a vice-prefeito em Sorriso, mas desistiu após negativa da igreja. E em 2004 chegou a concorrer o cargo de prefeito, mas perdeu para Dilceu Rossato.

Leia Também:  VÍDEO: Jovem denuncia golpe após pagar mais de mil reais a Mãe de Santo que prometia trazer amor de volta

De acordo com o delegado Pablo Bonifácio Carneiro, a mãe de uma vítima procurou o plantão da Polícia Civil e declarou que seu filho, de 15 anos, trabalha desde o ano passado na igreja liderada pelo religioso e teria sofrido abusos sexuais praticados em diferentes períodos.  

Posteriormente, mãe e filho foram ouvidos na delegacia especializada. Em depoimento especial, conforme prevê a legislação, o adolescente confirmou os abusos sexuais e descreveu que o investigado cometeu os supostos atos criminosos quando o menor de idade tinha 7, 13 e 15 anos.

Outro adolescente, de 17 anos, também ouvido pela Polícia Civil, confirmou que o religioso teria, nos últimos três anos, sem a sua anuência, praticado ato libidinoso com o objetivo de satisfazer a própria lascívia, caracterizando o crime previsto no artigo 215-A do Código Penal.

O delegado destaca que em uma das oitivas, uma das vítimas informou que o religioso, mesmo de forma velada, o ameaçou dizendo que é uma pessoa de influência. “Desta forma, acreditamos que a segregação da liberdade do suspeito irá encorajar outras eventuais vítimas que ainda não tiveram coragem de denunciar”, pontou o delegado Pablo Carneiro.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá abre 176 vagas no novo e maior CEIC da rede, o ‘Clóvis Dias Ferreira’

A Polícia Civil também representou pelo afastamento do sigilo de dados e pela autorização de acesso e extração de dados contidos em dispositivos eletrônicos apreendidos na casa do suspeito, que serão analisados pela equipe da delegacia especializada.

Por meio de nota a Diocese ainda nformou que ofereceu apoio espiritual e solidariedade aos envolvidos neste caso. Frisou que recebeu oficialmente a denúncia na segunda (14), às 11h30. Pontuou ainda que ao padre Nelson ofereceu acolhida, solidariedade e apoio para estar à disposição dos encaminhamentos necessários do fato.

FONTE/ REPOST: BÁRBARA SÁ – RD NEWS

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  VÍDEO: Jovem denuncia golpe após pagar mais de mil reais a Mãe de Santo que prometia trazer amor de volta

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA