MATO GROSSO
Justiça acata denúncia e tenente vira réu por tortura a aluno
MATO GROSSO
O juiz da 11ª Vara Criminal de Cuiabá, Marcos Faleiros, acolheu no dia 3 de fevereiro denúncia do Ministério Público Estadual (MPE) e tornou réu a 1ª Tenente do Batalhão do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, a tenente Izadora de Souza Ledur, pela suspeita de tortura e maus tratos a um de seus alunos.
O magistrado designou para o dia 17 de março a sessão que escolherá o Conselho de Sentença.
“Havendo nos autos material probatório mínimo e potencialmente apto a deflagrar a persecução penal, recebo a denúncia oferecida pelo Ministério Público contra a acusada 1º Ten BM Izadora Ledur de Souza Dechamps, uma vez que preenchidos os requisitos do artigo 77 do Código de Processo Penal Militar (CPPM) e inocorrentes as hipóteses do artigo 78 do mesmo Codex, que autorizam sua rejeição”, diz um dos trechos da decisão.
A denúncia do Ministério Público narra que, em 2016, no período de janeiro a fevereiro, durante o treinamento de salvamento aquático em ambiente natural do 15º Curso de Formação de Soldado do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso, realizado na Lagoa Trevisan, a tenente Izadora Ledur submeteu o aluno Maurício Júnior dos Santos a intenso sofrimento físico e mental, como forma de lhe aplicar castigo pessoal.
Apesar do bom condicionamento físico e a aprovação em todas as fases do concurso público do Corpo de Bombeiros, Maurício enfrentou dificuldades na nas atividades aquáticas, o que era visível a todos os alunos e instrutores
Conforme a denúncia, em uma dos dias de treinamento, após percorrer cerca de 40 metros, a vítima começou a sentir câimbras, sendo auxiliada por outros alunos, tendo, inclusive, recebido uma boia ecológica. Ocorre que, conforme o MP, já no meio do percurso, a denunciada determinou que os demais alunos seguissem com a travessia, deixando Maurício para trás.
“A partir daí, como forma de aplicar castigo pessoal, a denunciada passou a torturar física e psicologicamente a vítima, quando, além de proferir palavras ofensivas, utilizando a corda da boia ecológica iniciou uma sessão de afogamentos, submergindo-a por diversas vezes”, diz um dos trechos.
Após alguns “caldos”, o estudante não conseguia respirar e segurou os braços da tenente Ledur pedindo o fim das atividades. Porém, Ledur revidou passando a gritar com o estudante e só interrompeu a sessão de afogamento quando o estudante perdeu a consciência.
Pouco tempo depois, o estudante acordou desesperado, já nas margens da lagoa, momento em que veio a vomitar bastante água. “Se não bastasse, mesmo a vítima apresentando esgotamento físico e mental, a denunciada exigia, aos gritos, que Maurício retornasse para a água”. Posteriormente, Maurício desmaiou e precisou ser submetido à Policlínica do Coxipó.
FONTE/ REPOST: RAFAEL COSTA – FOLHA MAX


MATO GROSSO
Conceel-EMT participa do VII Encontro dos Conselhos de Consumidores do Grupo Energisa em Rondônia

O Conselho de Consumidores de Energia Elétrica da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT) participou do VII Encontro dos Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica do Grupo Energisa, realizado em Porto Velho, Rondônia. O evento reúne conselheiros de diversos estados atendidos pela Energisa para debater os principais desafios e perspectivas do setor elétrico no Brasil. A programação segue até esta sexta-feira (09), no Hotel Golden Plaza.
A agenda inclui palestras técnicas, com destaque para temas como a modernização da distribuição de energia, os impactos e oportunidades do contrato de concessão com sandbox tarifário, e os projetos em andamento voltados à transformação dos sistemas de alta e média tensão.
Representando o Conceel-EMT, estiveram presentes o vice-presidente, Benedito Paulo de Abreu e a segunda secretária executiva, Ana Paula Silva.
“Estamos acompanhando de perto as mudanças no setor, garantindo que as decisões tomadas respeitem os direitos dos consumidores e promovam melhorias efetivas na qualidade do serviço”, afirmou o vice-presidente do Conceel-EMT, Benedito Paulo de Abreu.
O evento inclui ainda uma visita a Usina Santo Antônio. A hidrelétrica está localizada no Rio Madeira, na cidade de Porto Velho. A estrutura possui 50 turbinas do tipo Bulbo para geração de energia elétrica com potência de cerca de 71,6 megawatts. É a quinta maior hidrelétrica em operação no Brasil e uma das maiores do mundo.
Sobre o CONCEEL/EMT
O CONCEEL/EMT tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões ligadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto pelas seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Impulsionado por restaurantes e turismo, Dia das Mães deve movimentar R$ 395 milhões em MT
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Empresária lança em Cuiabá e-book para formar líderes femininas no mercado corporativo
-
MATO GROSSO1 dia atrás
Campo Verde sediará a 2ª edição do Fashion Week – O Algodão de MT Veste o Mundo
-
MATO GROSSO12 horas atrás
Conceel-EMT participa do VII Encontro dos Conselhos de Consumidores do Grupo Energisa em Rondônia
-
ARTIGOS14 horas atrás
Prerrogativas não se relativizam