SAÚDE
MT Saúde adere à campanha nacional sobre prevenção do câncer colorretal
SAÚDE
O MT Saúde aderiu à campanha nacional “Março Azul”, que tem como objetivo conscientizar a população da importância do diagnóstico e do tratamento precoce do câncer colorretal, bem como estimular a sua prevenção.
Com o mote “Saúde é prevenção. Cuide de você, evite o câncer de intestino”, a campanha é uma iniciativa das Sociedades Brasileiras de Endoscopia Digestiva (Sobed) e de Coloproctologia (SBCP), juntamente com a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG).
O mês de março é conhecido pela cor azul-marinho em conscientização ao câncer colorretal, o terceiro tipo de maior incidência no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), ficando atrás apenas dos de mama e próstata.
A doença ocorre devido a tumores que surgem no intestino grosso, também chamado de cólon, e no reto, região final do trato digestivo e anterior ao ânus. Pelo menos 16 mil pessoas em Mato Grosso devem ser diagnosticadas com câncer colorretal em 2023, conforme estimativa do Inca.
“O objetivo da ação, que encontra em Mato Grosso apoiadores, como é o caso do plano MT Saúde, é dar destaque ao assunto para que informações sobre medidas preventivas e o diagnóstico precoce alcancem todas as camadas da sociedade”, comentou a presidente do MT Saúde, Misma Thalita dos Anjos.
Sinais da doença
O médico gastroenterologista e endoscopista Roberto Barreto, credenciado ao plano MT Saúde pela Clínica Vida, comenta que uma das característica mais evidentes da doença é que a maioria dos tumores surgem como pequenas elevações na parede do cólon ou do reto e apresentam crescimento lento.
“O câncer colorretal pode levar muitos anos para se tornar maligno. Seu maior problema é que ele não apresenta sintomas nos estágios iniciais”, diz o especialista que também é presidente da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva em Mato Grosso (Sobed/MT).
Conforme o médico, quando os sintomas aparecem, ainda que possam variar, surgem na forma de diarreias, fezes mais escuras, afiladas ou pastosas; náuseas e vômitos, perda de peso repentina, dores na região anal, entre outros sinais.
“A boa notícia é que o câncer no intestino é uma doença prevenível, tem tratamento e é curável, desde que o caso seja detectado precocemente. Ao sinal de qualquer suspeita é essencial que o paciente procure um profissional de sua confiança para fazer o diagnóstico adequado”.
MATO GROSSO
Prefeito determina atendimento a mais de 10 mil pacientes sem agendamento nas UBSs
Segundo um levantamento feito pela Superintendência da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS), desde o dia 7 de janeiro, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município já realizaram 10.002 atendimentos espontâneos, após a implementação da portaria assinada pelo prefeito de Cuiabá Abilio Brunini. A medida autoriza o primeiro atendimento sem necessidade de agendamento prévio, garantindo rapidez e eficiência na atenção primária sem comprometer os atendimentos previamente agendados.
O prefeito Abilio Brunini visitou algumas unidades para verificar de perto se os atendimentos das consultas não agendadas estão sendo realizados. “Quero dizer para vocês que os postos estão atendendo, sim, às demandas espontâneas. Estou verificando unidade por unidade para garantir que esse atendimento seja, de fato, disponibilizado para a população.”
De acordo com a secretária municipal de saúde, Lucia Helena Barboza Sampaio, a iniciativa busca reduzir a sobrecarga das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), reservando-as para casos mais graves. “Nossa proposta é garantir agilidade na atenção primária, dispensando assim que as UPAs sejam procuradas por motivos mínimos”, destacou a secretária.
Como funciona o atendimento espontâneo?
O atendimento espontâneo é destinado a situações não programadas, como urgências, emergências, orientações ou até mesmo para agendamento de consultas. A prática é realizada em Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) e envolve:
- Chegada do paciente à unidade de saúde.
- Avaliação inicial realizada por um enfermeiro.
- Encaminhamento para consulta médica imediata ou, caso necessário, agendamento para outro momento.
- Atendimento médico ou outro serviço indicado.
Esse modelo de acolhimento permite priorizar os atendimentos conforme o grau de risco ou vulnerabilidade do paciente.
Período crítico e combate a doenças sazonais
A portaria ganha ainda mais relevância em um momento no qual há um aumento expressivo de doenças transmitidas por mosquitos, como dengue, zika e chikungunya. A intensificação das chuvas favorece a proliferação do Aedes aegypti, principal vetor dessas arboviroses. Com isso, garantir um fluxo ágil de atendimento nas UBSs ajuda a identificar e tratar precocemente os casos, desafogando as UPAs e reforçando o sistema de saúde municipal.
A medida já apresenta resultados significativos, mostrando o compromisso da administração em otimizar os serviços de saúde e atender com eficiência a população.
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Vídeo: Homem chama helicóptero para fugir após ter carro apreendido em blitz em Navegantes
-
MATO GROSSO7 dias atrás
VÍDEO: Vídeo registra dificuldades de passageiros para acessar ônibus no centro de Cuiabá após ruas alagarem durante chuva intensa
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Vídeo: Balneário Estivado em Nobres é Inundado pelo Transbordamento do Rio Cuiabazinho
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Vídeo: Superlotação e falta de triagem agravam caos na UPA do Verdão em Cuiabá
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Alex Rodrigues toma posse como vereador e assume presidência da Comissão de Obras em Cuiabá
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Vídeo: Homem é preso em Cuiabá por furto de fiação de energia
-
MATO GROSSO7 dias atrás
VÍDEO: Corpo de Bombeiros de Mato Grosso auxilia na descoberta de corpos em cemitério clandestino em Lucas do Rio Verde; um corpo já foi identificado
-
MATO GROSSO7 dias atrás
VÍDEO: echamento de prostíbulos no bairro do Porto em Cuiabá leva mulheres para praça pública; ‘Operação Retomada’ visa combater funcionamento ilegal