Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

SES promove capacitação para otimizar atendimento a pacientes com doença falciforme

Publicados

MATO GROSSO

Evento é direcionado a médicos, enfermeiros, assistentes sociais e gerentes das Unidades de Atenção Primária à Saúde de Cuiabá e da Hemorrede Pública de Mato Grosso.

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) reúne, nesta semana, cerca de 426 profissionais da saúde para debater a melhora no atendimento a pacientes com doença falciforme. A iniciativa, promovida pelo MT Hemocentro no auditório do Hospital de Câncer de Mato Grosso, se estende por quatro dias e tem o objetivo de discutir temas importantes para melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas pela condição.

Na abertura do evento, realizada nesta terça-feira (1º.10), a secretária adjunta de Unidades Especializadas da SES, Caroline Dobes, destacou a importância da iniciativa.

“Cuidar de assuntos tão delicados é primordial. Profissionais bem preparados podem transformar vidas e este evento é uma oportunidade para fortalecer a rede de atendimento em Mato Grosso”, afirmou.

A diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, destacou que a unidade é referência estadual no tratamento da doença e ressaltou a necessidade de ampliar o conhecimento sobre a condição entre os profissionais de saúde.

Leia Também:  Equipes da Sema recebem telefones via satélite para uso em fiscalizações contra crimes ambientais

“Precisamos de um olhar diferenciado para os pacientes que buscam atendimento. Essa troca de experiências é fundamental para que possamos oferecer um suporte mais adequado e eficiente”, declarou.

O presidente da Associação dos Falcêmicos e Talassêmicos de Mato Grosso (Asfmat), Rosalino de Oliveira, expressou sua satisfação com a iniciativa do Governo.

“É um momento muito importante para todos nós, principalmente para melhorar a qualidade de vida das crianças e famílias afetadas. A mobilização de profissionais é fundamental para fazermos a diferença na assistência a esses pacientes”, afirmou.

A programação inclui palestras técnicas e multidisciplinares que abordam tópicos como notificação compulsória, política nacional de atenção integral à população negra, aspectos emocionais dos pacientes e seus cuidadores e ética no ambiente de trabalho.

Além disso, os participantes terão a oportunidade de discutir aspectos clínicos, manejo da dor, diretrizes básicas da linha de cuidado da doença e o papel da enfermagem no cuidado do paciente.

Idealizadora do evento e coordenadora do ambulatório do MT Hemocentro, Mirna Medrado ressaltou a importância da colaboração entre as diferentes unidades de saúde.

Leia Também:  Seduc garante melhorias em escolas estaduais de Paranatinga e Barra do Garças

“Precisamos integrar os serviços para um atendimento completo. Que todos aproveitem esta oportunidade e se tornem multiplicadores do conhecimento”, concluiu.

O evento também conta com a parceria da Vigilância Epidemiológica e do Núcleo de Diversidades de Cuiabá.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Polícia procura por pedreiro que matou mulher com picareta

Publicados

em

Antônio Sousa de Jesus, 57, é procurado por matar a companheira com uma picareta, na noite de quarta-feira (20), em Rondonópolis (212 km ao Sul). O homem fugiu com uma motocicleta Honda CG 125 após o crime.

 

A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Rondonópolis (DHPP) realiza buscas pelo paradeiro do homem e divulgou  uma foto do acusado para que a população ajude na localização e prisão do autor do feminicídio.

 

Leia também – Homem é achado com corda no pescoço e membros amarrados em vala de escoamento

 

A vítima, Francisca Pereira da Silva,38, foi agredida dentro de casa, no bairro Jardim Vetorasso, no final da noite do feriado, pelo companheiro, o pedreiro Antônio de Jesus. Ele usou uma marreta e depois uma picareta para desferir os golpes contra a mulher.

 

A vítima chegou a ser socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levada ao Hospital Regional de Rondonópolis, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos e morreu logo após dar entrada na unidade de saúde.

Leia Também:  Corrida pelo meio ambiente reúne mais de 1,5 mil atletas no Parque Mãe Bonifácia

 

Francisco fugiu em uma motocicleta Honda CG 125 logo após o crime.

 

Informações que possam levar ao paradeiro de Francisco, podem ser denunciadas para a Polícia Civil por meio do disque denúncia no número 197, ou no telefone da DHPP: (66) 98156-0028.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA