SAÚDE
TCE-MT atende pedido de odontólogos e realiza estudo técnico sobre Prêmio Saúde
SAÚDE
Trabalho vai subsidiar proposta de alteração em projeto de lei municipal
O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, determinou a realização de estudo técnico sobre o Prêmio Saúde. A ação atende ao pleito feito pelo Sindicato dos Odontologistas do Estado (Sinodonto), que aponta desvalorização da categoria.
O trabalho vai subsidiar proposta de alteração em projeto de lei municipal que iguala os valores pagos aos odontólogos de Cuiabá aos de profissionais de nível médio.
“Este é um direito que todos os profissionais da Saúde têm. Então vamos elaborar estudo e fazer uma orientação para que o Executivo altere o projeto e inclua os odontólogos e qualquer outra categoria que esteja sendo injustiçada”, pontuou o presidente.
Na ocasião, o conselheiro Guilherme Antonio Maluf lembrou que o Tribunal já vinha acompanhando outras questões relacionadas ao Prêmio. Presidente da Comissão Permanente de Saúde, Assistência Social e Previdência, ele explicou que, neste caso, o TCE-MT deverá se pronunciar antes que o projeto seja votado pelo Legislativo.
“O Prêmio deve ser pago àqueles que atuam na área fim, como médicos, enfermeiros e odontólogos. No passado, defendemos a adoção de critérios técnicos para a concessão do Prêmio e agora fazemos essa discussão sobre o enquadramento dos odontólogos como categoria de nível médio, com a qual não concordamos”, disse Maluf.
Por sua vez, o presidente do Sinodonto, Leandro Ferreira Arruda, reforçou que o projeto em tramitação na Câmara estabelece um valor de R$ 800 para todos os odontólogos, o mesmo pago aos profissionais de nível técnico.
“O projeto não contempla a odontologia em seus diversos níveis de complexidade e de atuação. Existem odontólogos na atenção primária, secundária, nos centros de especialidade e nos prontos-socorros dos hospitais, ou seja, na atenção terciária, e todos receberiam o mesmo valor”, concluiu.


MATO GROSSO
Agora é Lei! Projeto do vereador Alex Rodrigues garante Wi-Fi gratuito nas unidades de saúde de Cuiabá

A população que utiliza os serviços públicos de saúde de Cuiabá poderá contar com acesso gratuito à internet via Wi-Fi nas unidades da rede municipal. A medida foi garantida com a aprovação e sanção do Projeto de Lei de autoria do vereador Alex Rodrigues, que autoriza a Prefeitura a contratar empresas especializadas para fornecer o serviço.
A nova lei tem como objetivo ampliar o conforto, melhorar a comunicação e promover a inclusão digital de pacientes e acompanhantes. O vereador explicou que a proposta surgiu a partir do diálogo com a população, que muitas vezes precisa acessar documentos, pedir ajuda ou simplesmente manter contato com a família enquanto aguarda atendimento médico.
“Sabemos que a internet é fundamental, principalmente para o acesso à informação. Essa lei nasce da escuta e da necessidade real de quem utiliza o SUS”, afirmou Alex Rodrigues durante a cerimônia de sanção.
O prefeito Abilio Brunini destacou a importância da iniciativa e a colaboração da Câmara Municipal na criação de políticas públicas voltadas ao bem-estar da população. “Parabéns aos vereadores por suas iniciativas. A internet nos postos de saúde é mais que conforto, é dignidade e acesso à informação”, disse.
Com a sanção, a Prefeitura de Cuiabá está autorizada a iniciar os trâmites para viabilizar o serviço. A lei será publicada na Gazeta Municipal e passa a ter validade legal em todo o município.
-
MATO GROSSO7 dias atrás
FPA-MT quer agenda com governador para apontar falhas no sistema CAR 2.0
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Sebrae/MT promove AI Tour para capacitar líderes e empreendedores em Inteligência Artificial
-
MATO GROSSO16 horas atrás
Hospitais privados e filantrópicos de MT poderão atender pacientes do SUS para abater dívidas federais
-
MATO GROSSO16 horas atrás
AACCMT destaca a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil