TCE MT
Siafic-MT: TCE-MT lança nova versão do sistema de gestão contábil
TCE MT
O Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle de Mato Grosso ficou mais moderno e funcional.
O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) lançou, na manhã desta terça-feira (10), a nova versão do Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (Siafic-MT), ainda mais moderna e funcional. A apresentação do novo layout é acompanhada de um treinamento de dois dias aos servidores da Prefeitura de Cuiabá, que aderiu ao sistema no ano passado.
O Siafic-MT foi instituído no âmbito do TCE-MT por meio de resolução normativa aprovada em Plenário. A medida garantiu aos jurisdicionados municipais a utilização do software desenvolvido pelo TCE-MT, aderente ao Decreto Federal 10.540/2020, que tornou obrigatório o uso de sistema único de planejamento e contabilidade a partir de 1° de janeiro daquele ano pelos entes jurisdicionados, prazo prorrogado para 2025.
Conforme o secretário-executivo da Comissão Permanente de Infraestrutura, Tecnologia e Desestatização (COPITED), Olavo Lage Filho, a partir do momento que o TCE-MT disponibilizou o sistema aos municípios de Cuiabá e Várzea Grande, notou-se a necessidade de algumas atualizações tecnológicas, dentre elas, a migração dos bancos de dados para a nuvem.
“Agora, estamos realizando esse treinamento e migrando as informações financeiras, contábeis, de planejamento e de convênios para a nuvem, ou seja, passou a ser tudo online, não mais em um sistema local. Com os bancos de dados na nuvem, eles podem ser acessados de qualquer lugar e isso também traz mais segurança, já que não estão armazenados somente no servidor físico local”, salientou Olavo Lage.
O secretário-executivo ressaltou ainda que há previsão de expansão do sistema fornecido gratuitamente pelo TCE-MT para outros dez municípios até 2025. “O principal benefício para o gestor, além de ter um sistema único, onde é possível fazer a consolidação de todo o município de forma automática, sem utilizar a migração de dados, é o não envio de cargas ao Aplic. Além de aumentar o controle sobre os recursos públicos, o Siafic-MT também simplifica a prestação de contas. Como é um sistema novo, definimos que em 2023 e 2024 trabalharíamos Cuiabá e Várzea Grande como pilotos e vamos expandir a partir do próximo ano.”
O software, dentre outras funcionalidades, universaliza os dados contábeis entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como suas respectivas entidades. Em Cuiabá, por exemplo, até 2022, os registros de execução orçamentária, financeira e contábil eram executados em quatro sistemas distintos: um do Poder Executivo, outro do Poder Legislativo, outro do Regime Próprio de Previdência dos Servidores (RPPS) e outro da Companhia de Saneamento.
| Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT |
![]() |
| O lançamento foi acompanhado do treinamento de servidores da Prefeitura de Cuiabá. |
Conforme o contador-geral da Prefeitura de Cuiabá, Eder Galiciani, inclusive, o trabalho inovador e pioneiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso já proporcionou ao município uma melhora significativa na qualidade da informação contábil, que chegou a ficar em 1° lugar na categoria “maior evolução” do II Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal 2024, entregue pela Secretaria do Tesouro Nacional, do Ministério da Fazenda.
“O Tribunal assumiu essa responsabilidade, trouxe essa ferramenta, convidou os municípios a participar e nós fomos os primeiros a entrar. Já em 2023, conseguimos um grande trabalho, consolidar todos os dados, trazer todos para a mesma base, para o mesmo sistema e utilizar a mesma ferramenta. O balanço de 2023 já foi fechado dentro dessa ferramenta nova e já tivemos a melhoria da qualidade da informação contábil justamente devido à utilização do Siafic-MT”, declarou.
A ferramenta é oferecida gratuitamente pelo Tribunal e a não adesão dos jurisdicionados, tanto por parte do Poder Executivo quanto do Legislativo, pode resultar no impedimento do recebimento de transferências voluntárias e contratação de operações de crédito, por exemplo. A plataforma tem foco na governança contábil dos municípios e é apontada como um marco para a transparência e a gestão fiscal.
MATO GROSSO
25 anos da Defensoria é marcado por presença em todas as comarcas e conquista do selo Diamante em transparência pública
Somente em 2024, a DPEMT realizou mais de 540 mil atendimentos e 49 mil audiências.
A Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) comemorou em 2024 seus 25 anos de existência se firmando como um pilar essencial na proteção dos direitos dos cidadãos, especialmente dos mais vulneráveis. Nos seus primeiros anos, a instituição enfrentou diversos desafios e lutou pela valorização da carreira, melhorias na infraestrutura e pelo aumento no número de defensores e defensoras públicos e de servidores e servidoras. A expansão do atendimento aos municípios do interior do estado também foi uma prioridade desde o nascimento da DPEMT.
O sonho de levar a Defensoria Pública para todas as comarcas de Mato Grosso foi alcançado ainda no início de 2024, sendo um dos avanços mais notáveis desses 25 anos, garantindo que o acesso à justiça se tornasse uma realidade para todos, independentemente da localização geográfica. Com essa expansão, foi possível atender um número de pessoas que, de outra forma, poderiam ficar desamparadas frente aos desafios legais e sociais que enfrentam. Só em 2024, a DPEMT realizou mais de 540 mil atendimentos e 49 mil audiências.
Juntamente com o atendimento nos núcleos, a Defensoria realizou 23 mutirões nos últimos dois anos e participou de outros 60 no mesmo período, levando orientação jurídica e assistência na resolução de conflitos para as comunidades mais distantes.
Dentre os mutirões, destaca-se o Mutirão Meu Pai Tem Nome, realizado nacionalmente por iniciativa do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), que gerou mais de 350 atendimentos e cerca de 200 exames de DNA gratuitos nos anos de 2023 e 2024 em Mato Grosso.
Além da expansão territorial, outro aspecto importante a ser destacado foi a posse de novos defensores e servidores efetivos. Foram 20 defensores empossados em 2023 e mais 15 em 2024 e um total de 26 servidores efetivos empossados no biênio. A chegada desses profissionais representou um fortalecimento da equipe, possibilitando um atendimento mais eficiente. “Sonhamos em ter a Defensoria Pública instalada em todas as comarcas. Sonhamos em levar a justiça, a cidadania e a dignidade a essa população que sofre diariamente e que precisa de alguém que lhe ouça e que lhe dê voz”, disse a defensora pública-geral, Luziane Castro.
A Gestão ainda foi reconhecida ainda pela transparência e controle social, tendo recebido, em 2024, o Selo Diamante de qualidade em Transparência pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), que apontou que o Portal da Transparência da DPEMT tem índice de 97,48% de transparência, o maior índice entre os poderes. “Esse prêmio sela o nosso objetivo principal: nós atendemos diariamente muitas pessoas pobres e necessitadas. No estado de Mato Grosso, ao longo de 2024, já batemos quase 512 mil atendimentos. É muita coisa. É muita gente que bate à nossa porta diariamente. E dizer que atendemos essas pessoas e ainda cumprimos com esses requisitos essenciais, que é ser transparente e empregar esse dinheiro que vem para a Defensoria Pública da maneira correta nos deixa muito felizes e mostra para a sociedade que estamos no caminho certo”, disse Luziane.
Em 2024, três práticas da DPEMT foram reconhecidas pelo Conselho Nacional de Ouvidorias Externas das Defensorias Públicas do Brasil (CNODP) como contribuições relevantes à luta antirracista. Por isso, a instituição recebeu, pelo terceiro ano consecutivo, o Selo Esperança Garcia, criado em 2021 para fortalecer o combate ao preconceito racial. “Nosso objetivo é seguir firme nesse propósito e continuar criando novas práticas para que a gente não tenha mais situações de discriminação racial no nosso estado”, celebrou a defensora pública-geral, Luziane Castro.
Outro prêmio conquistado neste ano foi o Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial (J.Ex.), na categoria Liderança Exponencial, que tem como objetivo reconhecer e incentivar as iniciativas e projetos inovadores nos âmbitos tecnológicos, de gestão e de novas metodologias aplicados ao ecossistema de Justiça. “Sem sombra de dúvidas, a gente fica muito feliz de ter sido reconhecido, mas coloco como reconhecimento desse trabalho desenvolvido em especial todo o trabalho desenvolvido pelos servidores e membros da Defensoria que têm abraçado todas as causas que a gente tem no tocante à inovação e sistemas tecnológicos”, disse Luziane. Entre as inovações tecnológicas de 2024 destaca-se o aplicativo “Defensoria Pública MT Cidadão”. Desenvolvido pela Diretoria de Governança e Desenvolvimento Institucional, este aplicativo foi criado com o propósito de facilitar o acesso dos assistidos aos serviços oferecidos pela Defensoria Pública. “É um compromisso da nossa gestão, desde que assumimos, tornar a acessibilidade real para o cidadão. Sem dúvida com esse aplicativo estamos dando um passo significativo nessa facilidade de acesso”, disse a defensora pública-geral.
Para comemorar os 25 anos da Defensoria, comemorado em 2024, foi lançado o livro “Histórias, Memórias e Sangue Verde”, com contos literários produzidos a partir do relato de defensores públicos sobre casos reais atendidos pelo órgão. O livro está disponível no hotsite dos 25 anos da DPEMT.
Os resultados obtidos neste ano demonstram não apenas o compromisso com a promoção dos direitos humanos e a justiça social, mas também a eficácia das iniciativas implementadas para atender à população mais vulnerável. A ampliação do acesso à justiça, a promoção de ações de orientação jurídica e a atuação proativa em causas coletivas refletem a importância desse órgão na construção de uma sociedade mais equitativa.
Apesar dos desafios enfrentados, os avanços observados nas métricas de atendimento evidenciam a relevância da Defensoria Pública como um pilar fundamental do sistema judiciário. “Olhando para trás, recordamos com carinho os
momentos que nos desafiaram, os obstáculos que superamos e as lições que aprendemos. Entender a importância da nossa instituição, saber que todos os recursos a nós destinados têm um único fim, reverter em atendimento de qualidade para a população do estado foi fundamental nos avanços dos últimos anos”, completou Luziane.
