TJ MT
148 anos: Judiciário inova a cada instante para garantir prestação jurisdicional com eficiência
TJ MT
O Judiciário mato-grossense se desenvolve continuamente para acompanhar as transformações e garantir a paz social. O quinto e último vídeo da séria “A gente muda porque o mundo muda”, organizado pela Coordenaria de Comunicação do Tribunal de Justiça, para comemorar os 148 anos do Poder Judiciário de Mato Grosso, mostra a trajetória da Instituição.Fundada ainda no Brasil império, em primeiro de maio de 1874, a Justiça estadual vem se reinventando a cada instante para permanecer eficiente e assegurar a convivência harmônica de uma sociedade livre e justa. Um dos marcos da posição firme e determinada do Judiciário foi a decisão de sempre, antes mesmo da abolição da escravatura, garantir os direitos das minorias.
Isso atesta que o Judiciário de Mato Grosso tem a evolução e sempre investe na busca de igualdade, inclusão, respeito às diferenças e equidade. O vídeo traz um depoimento da desembargadora aposentada Shelma Lombardi de Kato, a primeira mulher a presidir o Tribunal de Justiça mato-grossense.
A magistrada assegura que a vida dela no Poder Judiciário foi toda de emoções, e a cada resultado que ajudasse a restabelecer a justiça era para ela um acontecimento. Atualmente, das 30 cadeiras no Tribunal de Justiça, nove são ocupadas por magistradas. E na primeira instância, dos 300 juízes, 107 são mulheres.
As marcas do Judiciário estadual são profundas. Todas as ações, projetos e atividades têm como finalidade oferecer à população, em cada canto de Mato Grosso, em tempo real, adotando novas ideais e tecnologias, conectando pessoas, facilitando o acesso à justiça, dando celeridade aos processos judiciais que hoje praticamente 100% tramitam de forma eletrônica.
A cada tempo a Justiça mato-grossense faz história. E é por isso que “A gente muda porque o mundo muda”.
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. ParaTodosVerem – Descrição da Imagem. Print de parte do vídeo que mostra uma máquina de escrever em cima de uma mesa de madeira. Acompanha o texto: A gente muda porque o mundo muda.
Álvaro Marinho
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
Fonte: link
COMENTE ABAIXO:
TJ MT
VÍDEO: Segundo a Guarda Municipal, enquanto passava mal, a vítima estacionou o carro, mas permaneceu com o pé no acelerador, que fez com que o veículo pegasse fogo.
Ver essa foto no Instagram
COMENTE ABAIXO:
-
MATO GROSSO3 dias atrásCarnaval 2026 aquece economia em Mato Grosso e reforça apelo entre jovens
-
MATO GROSSO3 dias atrásMT emplaca cinco empresas em seleção internacional de bioeconomia do Sebrae
-
MATO GROSSO21 horas atrásChapada FeijoFolia 2026: últimos dias para garantir o abadá da festa mais comentada de Chapada dos Guimarães
-
MATO GROSSO21 horas atrásFeijoFolia 2026 confirma estrutura coberta e promete agitar Chapada faça chuva ou faça sol