TJ MT
Juiz Wanderlei Reis destaca importância do trabalho do diretor de foro aos juízes substitutos
TJ MT

O magistrado é responsável por ministrar a disciplina para as últimas cinco turmas de juízes substitutos (2007, 2012, 2015, 2016 e 2022).
“O primeiro alerta que fiz aos novos colegas do Cofi 2022 é quanto ao juiz-gestor. Não serão só julgadores de processos, mas, também, responsáveis pelos rumos administrativos da unidade judiciária e pelo êxito de todo o processo que se insere a prestação jurisdicional, já que a atividade-meio da diretoria de foro influi diretamente no êxito da atividade-fim da unidade e no cumprimento de sua missão de pacificação social, facetas umbilicalmente conectadas”.
Durante a aula, a troca de experiência também enriqueceu a exposição do conteúdo. “Em suma, lhes forneci todo o acervo de normas de uma diretoria de foro e lhes expliquei a aplicação prática, lhes apresentei o aparato humano e material que irão dispor nas comarcas, também lhes narrei os erros que não podem ser cometidos e os problemas mais comuns que poderão ser encontrados nas comarcas e como resolvê-los, para que não tenham dificuldades na atuação como juiz diretor de foro, porquanto já estarão munidos de um conhecimento inicial, um cuidado, um zelo e uma observação ou visão diferenciada da gestão judiciária de Primeiro Grau em Mato Grosso”, afirma o juiz.
Wanderlei José dos Reis é mestre em Direito Constitucional, doutor e pós-doutor em Direito, tem MBA em Poder Judiciário pela FGV Rio. Juiz em Rondonópolis, atua há quase 19 anos no Estado e possui vasta experiência em diretoria de foro. Também é escritor membro da Academia Mato-Grossense de Letras e autor de 10 livros, dentre os quais Diretoria de Foro e Administração Judiciária (prefaciado pelo ministro do STF Gilmar Mendes).
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Descriçãoda imagens: Imagem retangular colorida. Professor vestido de azul e preto, segura microfone e fala com alunos, sentados em carteiras escolares dispostas em semicírculo.
Keila Maressa
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
Fonte: link
COMENTE ABAIXO:


TJ MT
VÍDEO: Segundo a Guarda Municipal, enquanto passava mal, a vítima estacionou o carro, mas permaneceu com o pé no acelerador, que fez com que o veículo pegasse fogo.
Ver essa foto no Instagram
COMENTE ABAIXO:
-
MATO GROSSO5 dias atrás
H.Bento alia atendimento humanizado à excelência em ortopedia, cirurgia de coluna, bariátrica, geral e medicina intensiva
-
MATO GROSSO4 dias atrás
No Fórum de Lisboa, Dauto Passare defende cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável
-
MATO GROSSO3 dias atrás
ACS prega união de associações militares e cobra revisão do percentual remuneratório
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Fábio Jr. traz para Cuiabá turnê que celebra seus 50 anos de carreira
-
ARTIGOS5 dias atrás
Dia do Hospital: Importância dessas instituições para a saúde da sociedade
-
ARTIGOS6 dias atrás
Aluguel por temporada em condomínios: os benefícios das regras claras
-
ARTIGOS5 dias atrás
A escola de hoje e os alunos de agora
-
ARTIGOS3 dias atrás
A fiscalização ambiental e o papel central do órgão licenciador