TJ MT
Justiça de Mato Grosso realiza evento sobre assédio e discriminação em Barra do Bugres
TJ MT
O Poder Judiciário está cuidando dos seus servidores, magistrados, estagiários e terceirizados, para que a Justiça em Mato Grosso tenha a mesma medida para todos. Nesta quinta-feira (26 de maio) foi a vez da Comarca de Barra do Bugres receber a Roda de Conversa da Semana de Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual do Poder Judiciário estadual (23 a 27 de maio).
Em um plenário lotado, os colaboradores da Comarca receberam com muito interesse os membros da Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Sexual e Discriminação, de 1ª instância, do Judiciário Estadual e discutiram as políticas e iniciativas baseadas na Resolução 351, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Para o diretor do Foro da Comarca de Barra do Bugres, juiz Silvio Mendonça Ribeiro Filho, da mesma forma que o Poder Judiciário analisa e julga processos da sociedade, deve analisar e cuidar de temas sensíveis referentes aos seus colaboradores. “Essa palestra foi muito boa, esclareceu e ofereceu os canais de denúncia.Tenho certeza que depois de hoje esse tipo de situação será melhor resolvida, os servidores vão buscar os meios necessários e receberão o atendimento e o acolhimento que precisam.
O técnico Judiciário da Comarca de Barra do Bugres, Lindonês Marcelo Schiavini, ressaltou que o evento foi promovido em um momento muito oportuno, no instante em que a sociedade procura atacar todas as formas de discriminação. “O servidor precisa estar em um local que seja saudável. Quando percebemos que o lugar onde a gente está trabalhando oferece meios, oferece esclarecimento, acho que as pessoas então têm condições de se sentirem mais seguras.”
Participante da Roda de Conversa, a psicóloga e servidora da Comarca, Cláudia Villar, classificou como indispensável o acolhimento e acompanhamento às vítimas de assédio. “A pessoa quando tem as suas emoções e seus sentimentos guardados ela se transforma em uma panela de pressão. Chega um momento em que ela estoura, ela explode. E é aí onde tem a ansiedade, a depressão, insônia, bulimia, anorexia, todas essas doenças emocionais, então o acolhimento é o principal objetivo.
A profissional de saúde mental também elogiou a abordagem oferecida pelo Poder Judiciário, de acolhimento por psicólogos de outras Comarcas, diferentes da unidade de origem do colaborador que sofreu o assédio. “Se ela não quiser o acolhimento com o profissional daquela própria Comarca, tem a opção dela pedir para ser um psicólogo de uma outra Comarca. Isso faz com que ela se sinta à vontade. Então ela vai falar, ela não vai ter medo ou guardará suas emoções.
Segundo o estagiário da 1ª Vara Cívil da Comarca de Barra do Bugres, Alexandre de Prado Silveira, políticas de enfrentamento ao assédio são fundamentais. “Acho bastante importante esse enfrentamento, porque encoraja as pessoas a buscarem justiça e também a se sentirem mais confiantes no local de trabalho. É importante, já que trabalhando no meio Judiciário essas pessoas têm que se sentir seguras para entregarem Justiça a quem procura.
ParaTodosVerem: essa matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência.Fotografia colorida registando a reunião no Fórum de Barra do Bugres. A imagem mostra os participante sentados em cadeiras, assistindo a explicação do juiz”
Marco Cappelletti/ Fotos: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
Fonte: Tribunal de Justiça de MT
COMENTE ABAIXO:
TJ MT
VÍDEO: Segundo a Guarda Municipal, enquanto passava mal, a vítima estacionou o carro, mas permaneceu com o pé no acelerador, que fez com que o veículo pegasse fogo.
Ver essa foto no Instagram
COMENTE ABAIXO:
-
MATO GROSSO2 dias atrásCarnaval 2026 aquece economia em Mato Grosso e reforça apelo entre jovens
-
MATO GROSSO2 dias atrásMT emplaca cinco empresas em seleção internacional de bioeconomia do Sebrae
-
MATO GROSSO9 horas atrásChapada FeijoFolia 2026: últimos dias para garantir o abadá da festa mais comentada de Chapada dos Guimarães
-
MATO GROSSO8 horas atrásFeijoFolia 2026 confirma estrutura coberta e promete agitar Chapada faça chuva ou faça sol