TJ MT
Parceria internacional permite troca de experiência educacional e cultural com Portugal
TJ MT

Na ocasião, a desembargadora vice-presidente que representava a Administração do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Maria Aparecida Ribeiro, afirmou ter certeza de que a parceria trará para o PJMT aprimoramento na qualificação de magistrados. Ela ressaltou ainda que esta é uma experiência inédita que permite a Mato Grosso conhecer ensinamentos e fundamentos jurídicos do Direito português.
“É mais um ato celebrado que considero de muita relevância. Este em especial será um pouco diferente porque poderemos difundir não só o nosso Direito, mas estabelecer um estudo comparativo. Com certeza, essas parcerias nos trazem não só melhorias e fortalecimento entre as instituições, mas também economia porque os cursos divididos trazem para nós atividades de suma importância. Fica aqui o registro de nossa satisfação em tê-los como parceiros.”
O juiz Eduardo Calmon, representando a Corregedoria representando a CGJ, apontou que a cooperação “é uma iniciativa de tamanha envergadura, pois é um verdadeiro intercâmbio jurídico que atuará diretamente na formação dos magistrados mato-grossenses, atendendo à necessidade de estarem em constante aprimoramento.” Ele ressaltou ainda que a Corregedoria-Geral da Justiça está de portas abertas para que mais e mais parcerias sejam concretizadas em Mato Grosso no sentido de colaborar e melhorar a prestação jurisdicional.
O diretor-geral da Esmagis-MT, desembargador Marcos Machado, afirmou que esta é a primeira parceria internacional realizada pela escola e foi, intencionalmente, firmada dentro de um propósito da mesma língua entre as duas instituições. Segundo o magistrado, é necessário observar experiências maduras de Portugal, vertente que espera ser extraída do termo de cooperação. Por conta disso, ele explica que a cooperação teve início antes mesmo da assinatura e já estão sendo identificadas trocas mútuas entre as duas instituições.
“Já estou desafiando os juízes para conhecerem as atividades de pesquisa e estudo e produção científica e todas as atividades pedagógicas que podemos tornar verdadeiras e reais sem custo. Quero crer que nós precisamos envolver toda a magistratura para conseguir melhor conhecimento e mais capacitação. Este termo de cooperação envolve também as áreas da Filosofia e Sociologia além do Direito, porque nós buscamos as ciências afins. Queremos entender ainda mais de política social e ciência política. Hoje plantamos uma semente.”
Colher experiências por meio da parceria a fim de melhorar a performance é um dos principais resultados do termo, segundo o presidente do Instituto Jurídico Luso-Brasileiro, Duarte Filipe Vieira. Ele informou que o termo é importante para efetivar as ações, mas a grande conquista será o estreitamento dos laços no mesmo propósito educacional.
“É gratificante iniciar uma outra porta de abertura para o Brasil com a escola de Mato Grosso, independente dos protocolos e parte formal, gostaria de sublinhar a criação dos laços que permitem aproveitar a experiência de ambos em projeto comum. Essa é uma cooperação louvável e vou fazer o possível para estar à altura. Só o fato de trocarmos experiência pequena que seja, já será uma grande conquista. Estamos institucionalizando algo que já existe há muito tempo. Em tudo que o IJLB possa contribuir nessa cooperação, podem ter certeza que iremos fazer.”
No evento foram registradas as presenças do desembargador do TJMT Mário Roberto Kono e a desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e Secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Glória Heloiza Lima da Silva; do conselheiro supervisor da escola de contas Waldir Teiss; juiz auxiliar da Presidência Paulo Carvalho; juízes auxiliares da vice-presidência, Aristeu Batista Vilella e Edson Dias Reis; juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça Eduardo Calmon de Almeida. Assistiram ainda à ação os juízes Abel Balbino Guimarães; Cristiane Padim; Francisco Ney Gayva; Helícia Vitti Lourenço; Leonísio Sales de Abreu; João Portela; Wladis Amaral; Raul Leite e Renata do Carmo; bem como a vice-presidente e secretária-geral do IJLB, Alice de Souza, servidores do IJLB e do TJMT.
Esta matéria contém recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Descrição da imagem: Foto 1 – Captura de tela quadrada e colorida do evento de assinatura do termo de cooperação técnica. Contém nove participantes.
Keila Maressa
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
Fonte: Tribunal de Justiça de MT
COMENTE ABAIXO:


TJ MT
VÍDEO: Segundo a Guarda Municipal, enquanto passava mal, a vítima estacionou o carro, mas permaneceu com o pé no acelerador, que fez com que o veículo pegasse fogo.
Ver essa foto no Instagram
COMENTE ABAIXO:
-
MATO GROSSO5 dias atrás
H.Bento alia atendimento humanizado à excelência em ortopedia, cirurgia de coluna, bariátrica, geral e medicina intensiva
-
MATO GROSSO4 dias atrás
No Fórum de Lisboa, Dauto Passare defende cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável
-
MATO GROSSO3 dias atrás
ACS prega união de associações militares e cobra revisão do percentual remuneratório
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Fábio Jr. traz para Cuiabá turnê que celebra seus 50 anos de carreira
-
ARTIGOS5 dias atrás
Dia do Hospital: Importância dessas instituições para a saúde da sociedade
-
ARTIGOS6 dias atrás
Aluguel por temporada em condomínios: os benefícios das regras claras
-
ARTIGOS5 dias atrás
A escola de hoje e os alunos de agora
-
ARTIGOS3 dias atrás
A fiscalização ambiental e o papel central do órgão licenciador