TJ MT
Verde Novo destaca importância de arborização urbana na semana da água
TJ MT

Os professores foram substituídos momentaneamente pelos representantes da concessionária de energia elétrica Energisa e do Juizado Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam), unidade do Poder Judiciário responsável pelo Projeto Verde Novo.
Os parceiros do projeto estão desde o início da semana realizando atividades alusivas ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. “Estivemos em alguns pontos de Cuiabá, fizemos o replantio de mudas nativas nas cabeceiras de rios, justamente visando à preservação desses locais. Hoje estamos fazendo campanha de educação ambiental dentro das escolas públicas em Cuiabá”, explica assessor do Juvam, Sérgio Saviolli.
De acordo com o assessor a experiência com os estudantes tem sido muito positiva. “A gente sempre diz que os adultos já têm uma percepção de mundo, um costume, um modo de viver. As crianças e adolescentes estão em fase de construção, então se a gente pensa em uma cidade para o futuro, precisamos trabalhar com quem vai estar lá nesse momento. São essas pessoas, que hoje estão em sala de aula, que precisam compreender a necessidade de arborização urbana, preservação dos rios, para que lá na frente possamos ter de fato uma cidade mais sustentável, um clima mais agradável e pessoas mais consciente”, completa.
Durante a palestra Saviolli, falou sobre os benefícios da arborização urbana como embelezamento da cidade, melhoria da qualidade do ar, contribuição na redução da temperatura do ambiente, produção de frutos entre outros. O assessor do Juvam Cuiabá ainda demostrou o passo a passo para o plantio das mudas e propôs uma dinâmica para que os alunos testassem seus conhecimentos sobre arborização e meio ambiente. Ganharia um brinde aquele que respondesse de forma mais rápida e com maior número de acertos a um Quiz disponibilizado pelo site G1, outro parceiro do projeto. Neste link é possível acessar o conteúdo .

A Energisa deu dicas de economia de energia, explicou as bandeiras tarifarias da conta de energia e porque elas foram adotadas, falou sobre sustentabilidade e as várias parcerias que mantém em Mato Grosso. Ao final sorteou mochilas escolares para os participantes da atividade.

O estudante Flávio Leite dos Santos, 13 anos, do 8º Ano disse que aprendeu direitinho o que foi passado na sala de aula. Conta que anotou no caderno para não esquecer e levará os ensinamentos para casa. “Achei muito bom o Verde Novo e a Energisa aqui na escola. Não sabia quase nada, aprendi muita coisa. Por exemplo, se tem um ar condicionado ligado, ele equivale a cinco ventiladores ligados. A geladeira perto de qualquer outro aparelho, do fogão, gasta mais energia, isso eu não sabia”, cita.
Depois das palestras os alunos tiveram a oportunidade de plantar quatro mudas em um terreno da escola que já foi uma horta. Agora o espaço se tornará um pomar, cuidado pelos próprios alunos. A diretora da Escola Barão de Melgaço, Viviane Gomes, agradeceu a visita dos parceiros e lembrou que os estudantes estão ganhando um dia de mais visibilidade e aprendizado. “O projeto é de muita valia. Fica de mensagem o quanto é importante esse trabalho de sustentabilidade, que veio só somar com os projetos que nós já desenvolvemos aqui”, afirmou.

Parcerias – Um projeto do Poder Judiciário de Mato Grosso, idealizado pelo Juvam de Cuiabá, desenvolvido em cooperação técnica com o município de Cuiabá e o Instituto Ação Verde. Patrocinado pelo Grupo Petrópolis, responsável pela doação das mudas de árvores nativas e frutíferas. O projeto Verde Novo também conta com a parceria da TV Centro América e da Energisa, na divulgação.
“Temos o parceiro que doa todas as mudas que são distribuídas ou plantadas dentro da cidade, temos os patrocinadores que são responsáveis pela veiculação das propagandas e das outras mídias que são mídias de educação ambiental, porque na medida em que o Projeto Verde Novo aparece na tela da TV, entra na casa das pessoas para falar sobre arborização eu estou chamando à atenção das pessoas para um problema atual, para uma consequência futura e estou trazendo essas pessoas para dentro do escopo do projeto, é também uma forma de educar. O projeto só funciona de fato por meio das parcerias”, resume o assessor do Juvam, Sérgio Saviolli.

Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
ParaTodosVerem – Descrição da imagem:
Imagem 1 – Foto colorida na posição horizontal. O assessor do Juvam de Cuiabá usa uma camiseta verde do Projeto Verde Novo e calça jeans. Usa óculos de grau e uma máscara fácil branca. Ele está em uma sala de aula, em pé de frente para os alunos sentados em carteiras escolares, explica que o projeto é uma iniciativa do Poder Judiciário, que conta com apoio do Poder Público Municipal e da Sociedade Civil para ser realizado. Ao fundo há uma projeção da apresentação.
Imagem 2 – Foto colorida na posição horizontal. O assessor do Juvam e o aluno que venceu a dinâmica proposta estão em pé na sala de aula. O assessor faz sinal de vitória com a mão direita. O aluno usa boné, uniforme da escolar e máscara facial. Com a mão direita segura a muda de árvore e faz o sinal de vitória com os dedos indicador e médio. Na mão esquerda segura um regador verde e uma sacola de pano que recebeu.
Imagem 3 – Foto colorida na posição vertical. A analista Marina Lima está em ambiente aberto. Usa camiseta branca da Energisa e máscara facial preta. Ela concede entrevista para a TV.Jus.
Imagem 4 – Foto colorida na posição vertical. Em um ambiente externo, o estudante Flávio Leite dos Santos concede entrevista para a TV.Jus. Ele usa máscara facial azul escura da escola Barão de Melgaço e uma camiseta do uniforme escolar.
Imagem 5 – Foto colorida na posição horizontal. Alunas da escola e integrante do Juvam estão em ambiente externo. Elas estão ajoelhadas e uma delas segura uma muda de árvore. Elas estão próximas a um berço aberto para o plantio. Ao fundo, a estudante Emilly de Souza Matos e uma colega observam o plantio.
Alcione dos Anjos/Fotos Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
Fonte: Tribunal de Justiça de MT
COMENTE ABAIXO:


TJ MT
VÍDEO: Segundo a Guarda Municipal, enquanto passava mal, a vítima estacionou o carro, mas permaneceu com o pé no acelerador, que fez com que o veículo pegasse fogo.
-
MATO GROSSO6 dias atrás
“Appassionata” – Opus Quattro celebra os temas do amor em concerto na Casa do Parque
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Com tecnologia de ponta, H.Bento realizou mais de 70 mil atendimentos ortopédicos em 4 anos
-
MATO GROSSO19 horas atrás
AACCMT lança campanha de arrecadação de brinquedos para o Dia das Crianças