Search
Close this search box.
CUIABÁ

TJ MT

Verde Novo distribui 500 mudas de plantas no bairro Pedra 90 em Cuiabá

Publicados

TJ MT


A forte garoa que caiu na manhã de sábado (26 de março) na região do bairro Pedra 90, em Cuiabá, não desanimou centenas de pessoas que compareceram ao estande do projeto Verde Novo, do Poder Judiciário de Mato Grosso, para garantir suas mudas de árvores nativas e frutíferas do Cerrado. Em mais uma parceria com o evento Multiação e o Instituto Ação Verde, o projeto distribuiu 500 mudas de plantas para a população.
 
O evento ocorreu num espaço, localizado ao lado da Escola Estadual Malik Didier Namer Zahafi. Foram distribuídas mudas de acerola, graviola, ata, amora, manga bourbon, amora, tamarindo, pitanga, caju, goiaba, jacarandá, ipê rosa e ipê branco e ipê de jardim.
 
A dona de casa Nadja Santos garantiu mudas de ipê branco e rosa para plantar em sua casa. “Eu tenho um espaço grande e já preparado do lado de fora para essas duas mudas. Gosto muito de plantas e quero deixar minha casa bem florida. Isso vai fazer muito bem pra nós porque vai ajudar a diminuir o calor que é muito forte, então a gente só tem a ganhar”, afirma.
 
Quem também vai ter mais sombra em sua residência é a dona de casa Edna Maria da Silva, que optou pela muda do ipê rosa para embelezar sua casa e claro, proporcionar mais sombra em meio ao calor da Capital. “Na minha casa não tem nenhuma árvore e é muito quente. Esse ipê vai ajudar a dar sombra e deixar a casa mais fresca.”
 
A estudante Letícia de Carvalho, colaboradora que estava em um dos estandes do Multiação, não perdeu a oportunidade e tratou de buscar muda de ipê de jardim para a casa onde ela mora, no bairro Sucuri. “Eu gostaria de começar a plantar mudas para ter um jardim mais florido. Vim estagiar aqui no evento e vi as plantinhas e me interessei. Já somos conhecidos como uma cidade muito quente então essa muda vai ajudar o meio ambiente e amenizar o forte calor que faz aqui.”
 
Todas as pessoas que passaram pelo estande do Verde Novo receberam orientações sobre como fazer o plantio das mudas, bem como sobre cada espécie e qual a ideal para cada necessidade. A missão de arborizar Cuiabá por meio da conscientização é um dos objetivos do projeto. Foi o que explicou o assessor do Juizado Volante Ambiental (Juvam) da Capital Sergio Savioli Resende.
 
“Essa distribuição faz parte do nosso escopo de educação ambiental. O projeto Verde Novo tem três princípios: a gente fala sobre arborização urbana como forma de conscientizar, plantamos para mostrar como se faz e distribuímos para dar a oportunidade das pessoas aplicarem aquilo que a gente divulga, trabalha como conscientização ambiental. A importância das pessoas passarem por aqui, pegarem uma muda e levarem para casa nos auxilia bastante no sentido de que elas entendem a necessidade de arborização urbana. É essa mobilização que vai trazer de volta o que nos deu um dia o título de Cidade Verde e a qualidade de vida que a arborização urbana gera para dentro da cidade”, ressalta.
 
O presidente do Instituto Ação Verde, Adilson Varela Ruiz destacou a parceria que visa à conscientização ambiental voltada para a arborização. Ele citou também a abrangência do projeto, que já está no seu quinto ano de atuação, com 475 ações ambientais e que já plantou e distribuiu 147.082 mudas de árvores nativas e frutíferas.
 
“O Instituto Ação Verde já tem 15 anos e nesse projeto já temos cinco anos. Os números dessa parceria com o Verde Novo são muito importantes. O crescimento imobiliário e de avenidas reduziu muito as áreas verdes em Cuiabá, então o que a gente quer é fomentar cada dia mais essa parceria para resgatar esse título de Cidade Verde”, comentou.
 
Iniciativa – O Verde Novo é um projeto do Poder Judiciário de Mato Grosso, idealizado pelo Juvam de Cuiabá, desenvolvido em cooperação técnica com o Município de Cuiabá e o Instituto Ação Verde e patrocinado pelo Grupo Petrópolis, responsável pela doação das mudas de árvores nativas e frutíferas. O projeto Verde Novo também conta com a parceria da TV Centro América e da Energisa, na divulgação.
 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
 
Descrição da imagem: Foto1: Duas mulheres embaixo de um guarda chuva grande de cor cinza, ambas com máscara de proteção preta. A mulher da esquerda segura uma muda de planta com a mão direita e no braço esquerdo carrega uma criança. Ela está com uma mochila preta na frente do corpo. A mulher da direita segura uma muda de planta com a mão esquerda. Na frente delas, duas crianças seguram, cada uma, uma muda de planta.
 
Foto 2: A dona de casa Nadja Santos sorri para a foto com duas mudas de plantas, uma em cada mão. Na imagem, da cintura para cima, ela mostra as mudas estendendo os braços ao lado do corpo, para a direita da foto. Ela está com cabelo preso, usa blusa de alça branca e uma bolsa preta a tiracolo do seu lado esquerdo.
 
Foto 3: Assessor do Juvam de Cuiabá, Sergio Savioli Resende, que usa máscara branca, óculos com armação preta e veste camiseta na cor verde, do projeto Verde Novo. Ele está embaixo de uma tenda onde há a distribuição de mudas e está em frente ao banner do projeto, também na cor verde.
 
Foto 4: Presidente do Instituto Ação Verde, Adilson Varela Ruiz, em foto posada embaixo da tenda do projeto. Ele usa camiseta preta. Atrás dele é possível ver colaboradoras do projeto e demais pessoas que estiveram presentes no Multiação.
 
Dani Cunha (texto e fotos)
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Grupo de Gestão Estratégica do Poder Judiciário participa de curso sobre alfabetização em dados
Propaganda

TJ MT

VÍDEO: Segundo a Guarda Municipal, enquanto passava mal, a vítima estacionou o carro, mas permaneceu com o pé no acelerador, que fez com que o veículo pegasse fogo.

Publicados

em

Por

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Grupo de Gestão Estratégica do Poder Judiciário participa de curso sobre alfabetização em dados
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA