MATO GROSSO
AL critica “secretários candidatos” e cobra demissões em janeiro
MATO GROSSO
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Max Russi (PSB), declarou nesta quinta-feira (25) que muitos deputados estão descontentes com a clara articulação política de secretários de Estado para serem candidatos ao Parlamento na eleição de 2022. A declaração foi dada em entrevista à imprensa após uma solenidade no Palácio Paiaguás.
“Existe esse descontentamento [secretários candidatos a AL], mas existe o compromisso do governador que todos aqueles que serão candidatos serão exonerados do cargo no começo do próximo ano”, disse.
Até o momento, se articulam para disputar vaga na Assembleia Legislativa os secretários Gilberto Figueiredo (Saúde), Silvano Amaral (Agricultura Familiar) e Beto Dois a Um (Cultura, Esportes e Lazer).
Como reação às articulações do secretário Gilberto Figueiredo, a Assembleia Legislativa aprovou requerimento convocando-o a prestar esclarecimentos a respeito de um teste seletivo que na visão dos parlamentares serviria para contemplá-lo politicamente. Isso porque as vagas seriam preenchidas somente por meio de análise de currículos, levando a crer que favoreceria mais o critério político do que técnico.
Diante disso, o deputado Max Russi assegura que não há atrito do Legislativo com setores do Executivo, mas, apenas uma necessidade de esclarecimentos que considera crucial. “Já falei na Casa Civil a respeito deste requerimento o secretário de saúde vai comparecer na próxima quinta-feira. Os deputados estão presentes na agenda do Executivo e não há problema de relação dos poderes”.
FONTE/ REPOST: MÍDIA NEWS – EMILY MAGALHÃES E RAFAEL COSTA
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.