MATO GROSSO
AL critica “secretários candidatos” e cobra demissões em janeiro
MATO GROSSO
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Max Russi (PSB), declarou nesta quinta-feira (25) que muitos deputados estão descontentes com a clara articulação política de secretários de Estado para serem candidatos ao Parlamento na eleição de 2022. A declaração foi dada em entrevista à imprensa após uma solenidade no Palácio Paiaguás.
“Existe esse descontentamento [secretários candidatos a AL], mas existe o compromisso do governador que todos aqueles que serão candidatos serão exonerados do cargo no começo do próximo ano”, disse.
Até o momento, se articulam para disputar vaga na Assembleia Legislativa os secretários Gilberto Figueiredo (Saúde), Silvano Amaral (Agricultura Familiar) e Beto Dois a Um (Cultura, Esportes e Lazer).
Como reação às articulações do secretário Gilberto Figueiredo, a Assembleia Legislativa aprovou requerimento convocando-o a prestar esclarecimentos a respeito de um teste seletivo que na visão dos parlamentares serviria para contemplá-lo politicamente. Isso porque as vagas seriam preenchidas somente por meio de análise de currículos, levando a crer que favoreceria mais o critério político do que técnico.
Diante disso, o deputado Max Russi assegura que não há atrito do Legislativo com setores do Executivo, mas, apenas uma necessidade de esclarecimentos que considera crucial. “Já falei na Casa Civil a respeito deste requerimento o secretário de saúde vai comparecer na próxima quinta-feira. Os deputados estão presentes na agenda do Executivo e não há problema de relação dos poderes”.
FONTE/ REPOST: MÍDIA NEWS – EMILY MAGALHÃES E RAFAEL COSTA
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.