MATO GROSSO
Banco BMG é acusado praticar juros abusivos em empréstimos para idosos
MATO GROSSO
Pensionista do marido a dona de casa Lucila Aparecida, contraiu um empréstimo consignado junto ao banco BMG em 2020. Somente após ser alertada por um amigo que a idosa descobriu que o contrato assinado permitia ao BMG cobrar 703% de juros ao ano, ou seja, quase 60% ao mês.
Após a descoberta a idosa entrou na justiça contra a instituição bancaria. “Isso é um roubo. Só não estou passando fome porque Deus tem colocado pessoas no meu caminho pra me ajudar” diz dona Lucila.
De acordo com o Defensor Público, João Paulo de Carvalho, cobrar juros abusivos é uma prática sistemática do banco BMG. De acordo com o Defensor vários aposentados já caíram nessa cilada. “Em conjunto com a Delegacia de Defesa do Consumidor nós estamos investigando e agindo para coibir esse tipo de crime praticado contra os aposentados, que sua maioria são leigos e com pouquíssima instrução, ou seja, são alvos fáceis para os espertalhões”.
Escaldada com os abusos praticados contra ela dona Lucila, não hesita em sugerir um boicote aos bancos. “pelo amor de Deus, se você é aposentado não caia nesse golpe que eu fui vítima. Não faço mais empréstimos”.
Assista a reportagem:
Ver essa foto no Instagram
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.