Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Após polêmica, colégio diz que mudará escultura do padre Firmo

Publicados

MATO GROSSO

O coordenador do Colégio São Gonçalo, padre Hermenegildo Conceição Silva, afirmou que a escultura do padre Firmo Pinto Duarte, que causou revolta entre fiéis e familiares, será alterada para uma obra mais semelhante às características físicas do líder religioso.

A decisão veio após a comunidade católica criar um movimento pedindo a retirada do busto do padre Firmo da Praça da Saúde, que fica em frente ao Ginásio São Gonçalo. Segundo os fiéis, a escultura não lembrava em nada a fisionomia da importante figura religiosa de Mato Grosso.

Após a repercussão negativa da tentativa de homenagem, o padre Hermenegildo se pronunciou ao site MidiaNews por meio da assessoria da escola, afirmando que os familiares e fiéis podem ficar “tranquilos”.

“O que a gente pode dizer é que vai ser resolvido, tanto os fiéis quanto os familiares podem ficar tranquilos porque o padre Firmo vai ter a homenagem que de fato merece”, explicou.

A direção do São Gonçalo ainda confirmou que foi o colégio quem financiou tanto os materiais quanto o artista plástico escolhido para eternizar o busto do pároco.

Segundo eles, o projeto para elaborar a escultura já era algo planejado antes da gestão do padre Hermenegildo e, quando o religioso assumiu a coordenação do São Gonçalo, já pegou os planos em andamento.

O padre também explicou que a escultura era para ser inaugurada em 2020, mas a cerimônia foi adiada devido à pandemia e só foi realizada no dia 24 de novembro. Segundo o pároco, ele só viu a escultura do padre Firmo um dia antes da inauguração, quando não havia mais o que ser feito.

Leia Também:  Bolsonaro anuncia crédito mais barato da Caixa em aceno a caminhoneiros

“O próprio padre Hermenegildo só viu a estátua pronta um dia antes do lançamento da praça e ele naquela situação já tinha pontuado que não estava de acordo, porque não estava semelhante ao que de fato era o padre Firmo, mas mesmo assim o evento prosseguiu”, disse a assessoria.

 

Agora, a direção do São Gonçalo afirma que está debatendo qual a melhor forma de resolver o problema. As opções relatadas até o momento são: ou refazer do zero ou trabalhar para reformar a escultura que já foi feita.

 

O colégio vai conversar com o artista plástico Amâncio Ribeiro, escolhido para fazer a escultura, e aguarda o parecer do profissional para saber qual a melhor decisão a ser tomada no momento.

 

Ainda não há um prazo para quando a obra será retirada para que possa ser feita a sua nova versão.

 

Obra trouxe revolta

 

A ideia da homenagem ao padre Firmo partiu do vereador Mário Nadaf, que resolveu sugerir um projeto para a criação de uma escultura com o rosto do padre para eternizá-lo na memória dos cuiabanos.

No entanto, a revelação da obra final decepcionou tanto familiares quanto fiéis que estavam presentes na cerimônia de inauguração. Em entrevista ao site MidiaNews, Creusa Firmo de Joseti, parente e por muitos anos ministra de eucaristia ao lado do pároco, chamou a tentativa de homenagem de “verdadeira catástrofe”.

O historiador Suelme Fernandes também se uniu ao movimento contra o busto e chegou a chamar a obra de “caricatura feia”.

Leia Também:  Contas do Governo de MT têm parecer prévio favorável aprovado no TCE; solidez fiscal e eficiência são destaques

“Foi constrangedora na hora da inauguração, porque todos que estavam ali ficaram chocados, não sabiam se batiam palmas ou se ficavam com vergonha”, acrescenta Suelme. “A revolta é grande porque mexeram com algo muito caro aos cuibanos”.

Outros apoiadores do movimento se uniram que também expressaram o descontentamento no grupo Amigos da História de Mato Grosso.

 

Trajetória

O Padre Firmo nasceu em Cáceres, mas viveu parte de sua infância e adolescência na região do Campo de Ourique, onde hoje está localizado o Centro Geodésico da América do Sul.

Tornou-se sacerdote em 08 de dezembro de 1955, sendo o último padre ordenado por Dom Aquino Corrêa. Entre os anos de 1974 e 1983, padre Firmo foi diretor da Comunidade Salesiana em Barra do Garças. Neste período implementou um projeto primado por uma nova e dinâmica pedagogia especialmente voltada para as comunidades indígenas missionadas em Sangradouro, Merure e São Marcos.

Com o tempo, assumiu a direção espiritual do movimento católico intitulado “Renovação Carismática Católica”, junto à Arquidiocese de Cuiabá, assim como também dirigiu espiritualmente o movimento de “Cursilhos de Cristandade de Cuiabá” e atuou também como diretor da Missão Salesiana em Mato Grosso.

Foi membro da Academia Mato-grossense de Letras (AML), onde tomou posse em 08 de dezembro de 1997. Escreveu também o livro “Mulher – a Intercessora”, dentre outros textos inéditos.

FONTE/ REPOST: VITÓRIA GOMES – MÍDIA NEWS 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil

Publicados

em

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.

A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.

Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.

“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.

Leia Também:  Marido usa machado e faca para matar homem que teria estuprado sua esposa há alguns dias

Sobre o CONCEEL-EMT

O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA