MATO GROSSO
MT registra 21 mortes por covid-19; maior perda desde agosto
MATO GROSSO
Mato Grosso registrou 21 mortes e 2.993 novos casos conhecidos de covid-19. Este é o maior registro de mortes desde 31 de agosto do ano passado, quando 24 pessoas perderam a vida para a doença no estado. A atualização desta segunda-feira, 24 de janeiro, eleva os números da pandemia no estado para 14.205 óbitos e 600.212 casos confirmados da doença. Os dados são do Painel Covid-19, da Secretaria de Estado de Saúde.
O avanço da terceira onda já pressiona o sistema de saúde, que está à beira do colapso, com 85,29% de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados aos adultos com covid-19.
Ao todo, são 222 leitos de UTI pactuados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) destinados exclusivamente a pacientes covid-19. Desses, 217 são para o público adulto, dos quais 174 estão ocupados, restando apenas 30 vagas.
Os leitos pediátricos, por sua vez, foram reduzidos para 5, sendo que já são 8 crianças internadas na UTI, três a mais da capacidade. Até semana passada, eram 17 os leitos destinados a pacientes em estado grave deste grupo específico. A redução foi constatada nesta segunda-feira e ainda não há explicação por parte do governo.
Além dos pacientes do SUS, o documento ainda aponta que outras 45 pessoas estão internadas na UTI de hospitais particulares.
Em relação aos leitos de enfermaria, o painel aponta que são 342 pacientes internados, sendo 185 em leitos pactuados pelo SUS. A taxa de ocupação, neste caso, está em 40%.
Atualmente, 600.212 casos já foram confirmados; 559.749 foram solucionados, com cura do paciente; 741 pessoas estão internadas; 14.205 faleceram e 25.317 estão em monitoramento.
FONTE/ REPOST: TARLEY CARVALHO – ESTADÃO MATO GROSSO
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.