Search
Close this search box.
CUIABÁ

TJ MT

Júri híbrido em Alto Taquari ouve partes a 2 mil km, réu do presídio e jurados por videoconferência

Publicados

TJ MT


Comarca de Alto Taquari realiza julgamento pelo Tribunal do Júri na modalidade híbrida, com participação de todos os envolvidos em locais distintos, por meio de videoconferência e aparatos tecnológicos.
 
Duas testemunhas foram ouvidas da cidade de Vitória do Mearim (MA), situada a mais de 2.200 km da comarca de Alto Taquari.
 
O réu participou do julgamento a partir da unidade prisional em que se encontra recolhido, na comarca de Rondonópolis. Os recursos tecnológicos disponíveis permitiram ao acusado ter a visão simultânea não só de todos os participantes da sessão, especialmente dos jurados do Conselho de Sentença, mas também dos familiares do próprio preso que acompanharam o julgamento por videoconferência.
 
Além disso, o acusado teve a oportunidade de conversar reservadamente, por meio da sala virtual, com seu advogado presente na sessão, sendo assegurado o exercício de todos os direitos relativos ao devido processo legal.
 
De acordo com o juiz da comarca, Adalto Quintino da Silva, a audiência por videoconferência só tem a acrescentar ao sistema de justiça, propiciando celeridade na tramitação processual e reforçando o caráter democrático do processo judicial.
 
“O júri híbrido propiciou às partes o pleno exercício dos seus direitos e garantias processuais, além de permitir a participação, por videoconferência, de pessoas que provavelmente não teriam condições e comparecer presencialmente na sessão de julgamento. O recurso também potencializa o próprio aspecto democrático do processo, viabilizando que qualquer pessoa que tenha acesso à internet possa contribuir com a Justiça”.
 
O caso foi realizado no plenário da Câmara Municipal no dia 25 de fevereiro.
 
Descrição da imagem:

Leia Também:  Tribunais em Ação leva capacitações sobre Saúde e Meio Ambiente para gestores de 20 municípios

A imagem mostra uma tela de computador reproduzindo a sessão do Júri Popular. Ao centro da imagem, o magistrado que preside o júri, ladeado pela promotora e pela assistente do magistrado. Ao fundo a identificação do plenário com a seguinte frase: plenário senador Vicente Emílio Vuolo.  Ainda na parte superior da imagem, uma tela reproduz a imagem dos participantes que estão on-line. Na parte de baixo da imagem, retratando a tela de um computador, uma faixa com quatro quadrados com imagens dos demais participantes da audiência.
 
Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação da Presidência
imprensa@tjmt.jus.br
 
 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

TJ MT

VÍDEO: Segundo a Guarda Municipal, enquanto passava mal, a vítima estacionou o carro, mas permaneceu com o pé no acelerador, que fez com que o veículo pegasse fogo.

Publicados

em

Por

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Confira inscrições deferidas e data da prova do seletivo para juiz leigo em Porto Alegre do Norte
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA