Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Técnica de enfermagem perde seio por câncer de mama após diagnóstico alegar que massa era apenas gordura

Publicados

MATO GROSSO

Técnica de enfermagem e mãe de três flhos, Edileny Mayre de Oliveira, de 46 anos, faz tratamento de câncer de mama, em fase de metástase, depois que recebeu dois diagnósticos errados, que indicaram que o nódulo em seu seio seria apenas gordura. Segundo Edileny contou à Universa Uol, o erro a fez atrasar seu tratamento, iniciado num posto de saúde no bairro Jardim Independência, em Cuiabá. Ela apenas descobriu as dores decorrentes do câncer após gesto de sua filha de 11 anos, quando a pequena encostou a cabeça no seio direito da mãe. “Senti uma dor muito forte e fui ao médio no dia seguinte”, contou.

Leia mais: Médico explica sinais de alerta do AVC após mortes deste ano superar o total de 2021

A mulher relata que um primeiro médico do posto de saúde do bairro Jardim Independência, em Cuiabá, em 2019, a examinou manualmente e amenizou a situação, informando que o nódulo era pequeno. Ela foi encaminhada, então para exame com outro médico — que também não levantou a possibilidade de câncer.

Leia Também:  Projeto vai atender mais de 3 mil estudantes do Ensino Fundamental de 85 escolas da rede pública municipal

“Fui ao médico logo no dia seguinte no posto de saúde perto de casa. Ele examinou, disse que estava pequeno o nódulo, mas pediu os exames. Quando fiz os exames, o mastologista afirmou que não era nada, apenas gordura. Falou até que o médico do posto iria diagnosticar a mesma coisa. No posto, eu recebi a orientação para fazer dieta porque seria gordura e tomar um remédio para amenizar a dor”, disse a técnica de enfermagem.

Porém, as dores da mãe não passaram com os medicamentos indicados pelos primeiros diagnósticos, e o estado do seu seio direito piorou. Diante disso, ela teve que buscar outro médico, no mesmo posto de saúde, meses depois. Somente após perceber que o estado de seu seio estava grave, o profissional decidiu que Edileny deveria passar por especialista em oncologia no Hospital de Câncer de Cuiabá.

Com o encaminhamento, ela fez exame de biopsia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) que atestou o câncer de mama, em março de 2020, aproximadamente sete meses depois do primeiro diagnóstico em rede pública.

Leia Também:  VÍDEO: Um integrante de uma facção criminosa morreu em confronto com a Polícia Militar, na noite desta segunda-feira, em Peixoto de Azevedo. Ele chegou a ser levado por uma viatura a uma unidade de saúde, mas não resistiu.

Após 45 dias, ela levou o resultado do exame ao médico do hospital e ele constatou que o câncer já estava em estado avançado, por conta da metástase, e recomendou a retirada do seio.

Edileny então decidiu, após a retirada de seu seio, procurar o médico que lhe deu o primeiro diagnóstico errado, afirmando que seria gordura e que ela teria que fazer dieta. A resposta do médico, curta, apenas deu conta de que “ah, me desculpa era pra eu ter encaminhado direto pra biópsia mesmo.

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá informou que está em busca de informações sobre Edileny para emitir posicionamento do caso.

FONTE/ REPOST: PEDRO Coutinho BERTOLINI 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Mato Grosso Clima e Mercado 2024 percorre as quatro regiões do estado

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA