MATO GROSSO
PSD enquadra secretário e sinaliza Fávaro ao Governo
MATO GROSSO
Após o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Nilton Borgato (PSD) ter declarado que uma possível candidatura do senador Carlos Fávaro (PSD) ao Governo se trata apenas de uma “pura especulação”, o partido desaprovou, em nota, a fala do membro do staff e disse que ninguém tem autorização para falar pela sigla isoladamente. O PSD também pontuou, no comunicado, que só se pronunciará publicamente sobre suas decisões sobre as eleições deste ano após consenso interno.
Borgatto afirmou que a possibilidade de Fávaro ser candidato ao Governo em uma chapa com a ex-prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos, seria mera especulação. Ele pontuou ainda que o PSD faz parte do grupo de aliados do governador Mauro Mendes (UB) e que defende que ele seja candidato à reeleição.
O secretário chegou a falar que o senador tem deixado clara sua postura, o que gerou irritação dentro do PSD, que o respondeu através de nota de esclarecimento. “O partido tem se pautado pela lealdade a seus aliados e a seus filiados e ouvirá suas lideranças, como o senador Carlos Fávaro, os deputados estaduais Nininho, Dr. Gimenez e Toninho de Souza, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, pré-candidatos a deputados estaduais, federais e lideranças filiadas antes de tomar e anunciar qualquer decisão ou encaminhamento. Por este motivo, nenhuma pessoa tem autorização para, de forma isolada, falar em nome do partido”, diz a nota.
Play Video
O PSD formou uma aliança com PP, PSB e MDB defendendo que Mauro Mendes apoie a candidatura do deputado federal Neri Geller (PP) ao Senado. Os partidos temem que o governador acabe optando por um possível apoio ao senador e possível candidato à reeleição, Wellington Fagundes (PL), o que tem gerado uma insatisfação entre a base aliada do chefe do Palácio Paiaguás.
Borgato comentou que Fávaro faz parte do grupo do governador e que as especulações são apenas para pressionar Mendes. A sigla não gostou da fala do secretário, em nome do presidente estadual do PSD. “Do mesmo modo, não há nenhuma pessoa com procuração para falar em nome do presidente regional do PSD em Mato Grosso, senador Carlos Fávaro. O partido segue debatendo internamente os encaminhamentos para o processo eleitoral deste ano e, apenas após um consenso, tornará pública suas decisões”, completa a nota.
NOTA
Diante das notícias recentemente veiculadas, o Diretório Estadual do Partido Social Democrático vem a público esclarecer que:
– O partido tem se pautado pela lealdade a seus aliados e a seus filiados e ouvirá suas lideranças, como o senador Carlos Fávaro, os deputados estaduais Nininho, Dr. Gimenez e Toninho de Souza, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, pré-candidatos a deputados estaduais, federais e lideranças filiadas antes de tomar e anunciar qualquer decisão ou encaminhamento;
– Por este motivo, nenhuma pessoa tem autorização para, de forma isolada, falar em nome do partido;
– Do mesmo modo, não há nenhuma pessoa com procuração para falar em nome do presidente regional do PSD em Mato Grosso, senador Carlos Fávaro;
– O partido segue debatendo internamente os encaminhamentos para o processo eleitoral deste ano e, apenas após um consenso, tornará pública suas decisões.
FONTE/ REPOST: LEONARDO HEITOR – MÍDIA NEWS


MATO GROSSO
Especialista dá dicas de como superar escassez de mão de obra na suinocultura

A falta de mão de obra é um problema que atinge diversas cadeias do setor produtivo, na suinocultura não é diferente, e a escassez de mão de obra e a alta rotatividade de colaboradores afetam diretamente a produtividade e o custo de produção em uma granja. Com a relevância do tema, o médico-veterinário, especialista em Liderança, Engajamento e Produtividade na Suinocultura, Leandro Trindade, apontou os principais desafios e oportunidades para atrair e reter talentos durante o 4º Simpósio da Suinocultura de Mato Grosso.
De acordo com levantamento realizado pela Metodologia Boas Práticas de Liderança (BPL), idealizado por Trindade, a rotatividade dentro das granjas, fenômeno cada vez mais constante, tem elevado os custos da atividade. “O impacto no negócio é direto, e o custo pela substituição de um colaborador pode chegar a 300% do salário anual dele. A repetição de processos, o tempo gasto com treinamento, instabilidade e queda de produtividade são reflexos dessa constante troca de funcionários”, explicou.
Ainda segundo o levantamento, realizado entre 2012 e 2025 em entrevistas nas granjas, a remuneração inadequada não é um dos principais fatores para a falta de engajamento dos colaboradores.
“Chefe ruim (87%), falta de reconhecimento (78%), condições de trabalho (61%), comunicação ineficaz (58%) e só então remuneração inadequada (39%) montam o ranking de principais causas de afastamento dos colaboradores das granjas. Isso mostra a importância de escolher um líder capacitado para lidar com equipes”, pontuou.
Trindade completa que atualmente o ambiente de trabalho tem maior peso na escolha do colaborador do que o salário. “Clima respeitoso, oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional, jornada de trabalho que permita cuidar da vida pessoal, infraestrutura e reconhecimento do valor do trabalho são pontos que precisam ser trabalhados e colocados como prioridade para conseguir incentivar e engajar um colaborador”.
O vice-presidente da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) e suinocultor, Moisés Sachetti, a pauta abordada durante o evento foi muito bem recebida pelos participantes, visto que é um problema recorrente no setor produtivo.
“É um problema enfrentado não só aqui em Mato Grosso, mas no Brasil. É um problema crescente no agronegócio brasileiro, afetando a produção e a eficiência do setor. Este fenômeno é resultado de uma combinação de fatores, como a falta de qualificação da mão de obra disponível, condições de trabalho no e até mesmo de gestão de pessoas”, afirmou Sachetti ao reforçar que é preciso atenção para evitar que o problema se agrave e acabe comprometendo a produção do setor produtivo.
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Kickboxing: a arte marcial que transforma vidas e agora projeta Mato Grosso no cenário nacional
-
MATO GROSSO6 horas atrás
Condomínio residencial clube ganha destaque em meio à valorização do mercado imobiliário em Cuiabá
-
MATO GROSSO4 horas atrás
“Churrasco da Construção” une setor de materiais e atrai mais de 600 participantes em Várzea Grande
-
MATO GROSSO3 horas atrás
Especialista dá dicas de como superar escassez de mão de obra na suinocultura