TJ MT
João Antônio Neto, desembargador que nomeia Escola da Magistratura, completa 102 anos hoje
TJ MT

Dentre eles, fundou a Comarca de Rondonópolis, criou a Escola da Magistratura, foi presidente e vice-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso e também do Tribunal Regional Eleitoral. Ainda compilou e organizou revistas jurídicas, bem como anuários como os Anais Forenses do Estado de Mato Grosso. Atualmente, nomeia a Escola da Magistratura de Mato Grosso.
Bacharelado pela Faculdade de Direito do Rio de Janeiro (1944-1948), em 1958 foi aprovado no concurso para juiz no Judiciário mato-grossense e em 1967 ascendeu ao desembargo, aposentando-se em 1973. Depois de aposentado, continuou trabalhando, sendo conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB-MT) entre 1979-1985, assessor técnico da Presidência do TJMT (1988) e conferencista em Mato Grosso.
“Falar sobre o desembargador João Antônio Neto é sempre motivo de muita satisfação. Em contrapartida, a responsabilidade é grande e me deixa um pouco preocupada, devido à importância do ato e das minhas reconhecidas limitações. O nosso homenageado tem muito apreço por biografias, o que no momento não é nada reconfortante, pois o tempo é exíguo para enumerar suas realizações, uma a uma, à altura do seu merecimento, sobretudo por ser a sua trajetória talhada de grandes voos e, ao mesmo tempo, instigante pela sua grandiosidade”, esclareceu a desembargadora Helena Maria na ocasião da homenagem.
Inspirado por sua mãe, João Antônio Neto se apaixonou pela literatura e é autor de cerca de 20 obras com os mais diversos temas. Também se declara um apaixonado pela educação e, por isso, foi professor por muito tempo na UFMT, na Universidade de Cuiabá (Unic), na Esmagis-MT e também na Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso.
Leia mais sobre o desembargador nos links abaixo:
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Descrição das imagens: Foto1 – imagem retangular colorida. Desembargador veste camisa branca com listras pretas. Ele usa óculos e sorri.
Keila Maressa/Fotos: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
Fonte: Tribunal de Justiça de MT
COMENTE ABAIXO:


TJ MT
VÍDEO: Segundo a Guarda Municipal, enquanto passava mal, a vítima estacionou o carro, mas permaneceu com o pé no acelerador, que fez com que o veículo pegasse fogo.
Ver essa foto no Instagram
COMENTE ABAIXO:
-
MATO GROSSO5 dias atrás
H.Bento alia atendimento humanizado à excelência em ortopedia, cirurgia de coluna, bariátrica, geral e medicina intensiva
-
MATO GROSSO4 dias atrás
No Fórum de Lisboa, Dauto Passare defende cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável
-
MATO GROSSO3 dias atrás
ACS prega união de associações militares e cobra revisão do percentual remuneratório
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Fábio Jr. traz para Cuiabá turnê que celebra seus 50 anos de carreira
-
ARTIGOS5 dias atrás
Dia do Hospital: Importância dessas instituições para a saúde da sociedade
-
ARTIGOS6 dias atrás
Aluguel por temporada em condomínios: os benefícios das regras claras
-
ARTIGOS5 dias atrás
A escola de hoje e os alunos de agora
-
ARTIGOS3 dias atrás
A fiscalização ambiental e o papel central do órgão licenciador