MATO GROSSO
Governo de MT lança operação para intensificar combate ao desmate ilegal e incêndios florestais
MATO GROSSO
O Governo de Mato Grosso lança nesta terça-feira (31.05) a Operação Cedif, que irá unificar esforços de órgãos públicos e instituições parceiras na prevenção e combate ao desmatamento ilegal e incêndios florestais. O evento acontecerá às 8h, na Praça das Bandeiras, localizada no Centro Político Administrativo, em Cuiabá.
A operação integra os órgãos que fazem parte do Comitê Estratégico para o Combate do Desmatamento Ilegal, a Exploração Florestal Ilegal e aos Incêndios Florestais (CEDIF-MT). Entre eles, as Secretarias de Estado de Meio Ambiente, Segurança Pública, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Indea, Ibama, ICMBio, Funai, Ministérios Públicos Federal e Estadual, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Forças Armadas.
Na data do lançamento, as equipes dos órgãos integrados sairão para campo ao mesmo tempo, para atender alertas de desmate e focos de calor em todas as regiões de Mato Grosso. Serão entregues os primeiros 30 veículos novos, do total de 110 caminhonetes que serão utilizadas pelo Corpo de Bombeiros e Superintendência de Fiscalização da Sema-MT contra crimes ambientais.
Aviso de pauta:
Lançamento da Operação Cedif
Data: Terça-feira (31.05), às 8h
Local: Praça das Bandeiras, Centro Político Administrativo, Cuiabá
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.