AGRONEGÓCIO
Câmara dos Deputados promove audiência pública para debater soluções acerca dos prejuízos financeiros na suinocultura
AGRONEGÓCIO
Na última terça-feira (05), a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR), da Câmara dos Deputados, promoveu uma audiência pública para debater possíveis soluções para reduzir os prejuízos financeiros na suinocultura nacional.
A discussão foi realizada duas semanas após a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) apresentar à bancada ruralista as dificuldades vivenciadas com o excedente da carne suína no mercado interno e reforçar a necessidade de medidas emergenciais de apoio ao setor.
Conforme os dados levantados pela ABCS, em médias, os custos de janeiro a maio de 2022 aumentaram em 9%, no entanto, em contrapartida, o preço de venda caiu 32% em relação ao mesmo período do ano passado. Esse cenário prejudica, principalmente, o produtor independente, que representa cerca de 25% do setor.
Analisando o setor, as linhas do Plano Safra como o PRONAF, PRONAMP E INOVAGRO, não se enquadra com a realidade do suinocultor, visto que a atividade demanda de muito investimento e giro de capital, precisando de maiores limites para contratar o crédito disponibilizados. Considerando isso, o Plano Safra 2022/2023 focou em expandir o volume de crédito, para tentar corresponder ao aumento do custo de produção da suinocultura.
O chefe da assessoria especial de estudos econômicos do Ministério da Economia, Rogério Boueri, afirmou que assim que o plano safra começar a rodar, as demandas e sugestões trazidas durante a audiência serão analisadas para saber quais delas, realmente, são possíveis de viabilizar.
A audiência foi realizada a pedido da deputada Aline Sleutjes (PROS-PR), membro da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).
Fonte: Agroplus.tv
Fonte: AgroPlus
AGRONEGÓCIO
Contagem regressiva para a “noite das patroas” na 57ª Expoagro de Cuiabá: Ana Castela e Maiara & Maraísa prometem show inesquecível
A expectativa só cresce para um dos momentos mais esperados da 57ª Expoagro de Cuiabá. No sábado, 12 de julho, a arena de shows do Centro de Eventos Senador Jonas Pinheiro será palco de uma noite histórica com duas potências do sertanejo feminino: Ana Castela e a dupla Maiara & Maraísa. Juntas, elas prometem agitar o público com uma apresentação memorável que já está entre os destaques da edição deste ano.
Os ingressos estão quase esgotados, e quem quiser garantir presença precisa correr. As entradas podem ser adquiridas online pelos sites www.blackticket.com.br e q2ingressos.com.br, além dos pontos de venda físicos: Prime Eventos (Shopping 3 Américas), Casa de Festas (Pantanal Shopping) e Livraria Janina (Várzea Grande Shopping). Os valores variam entre R$ 70 (meia-entrada ou ingresso solidário) e R$ 500 (inteira no camarote open bar Brahma).
A “noite das patroas” é parte da programação musical da Expoagro 2025, que acontecerá de 11 a 20 de julho. Realizada pelo Sindicato Rural de Cuiabá, a feira contará com dez noites de shows para todos os gostos. Entre os nomes confirmados, estão Léo Santana e Ferrugem (sexta, 18/07), além de Zé Neto & Cristiano e Hugo & Guilherme (sábado, 19/07).
A programação também inclui momentos dedicados à fé. A noite gospel será na segunda-feira, 14 de julho, com Silvani Chaves, Yuri Lima, Banda Voz da Verdade e Arimateia Music. Já o encerramento, no domingo (20), será voltado ao público católico, com apresentações do Padre Adriano Zandoná, Irmã Ana Paula e atrações regionais.
Com exceção dos dias 12, 18 e 19 de julho, a entrada na Expoagro será gratuita. Basta doar 2 kg de alimentos não perecíveis, que serão encaminhados ao programa Sesc Mesa Brasil, beneficiando pessoas em situação de vulnerabilidade.
A 57ª edição da Expoagro é fruto da parceria entre o Sindicato Rural de Cuiabá e a Ditado Produções, com apoio do Governo do Estado de Mato Grosso, Assembleia Legislativa (ALMT), Famato, Fiemt e Fecomércio. Um evento que promete reunir música, solidariedade e tradição em uma das maiores festas do estado.