Search
Close this search box.
CUIABÁ

AGRONEGÓCIO

Agrofloresta: conheça o sistema que concilia maior produtividade à preservação ambiental

Publicados

AGRONEGÓCIO

Inspirado na dinâmica dos ecossistemas e resgatando as formas ancestrais de cultivo, o sistema agroflorestal  permite que o produtor cultive árvores e produtos agrícolas em uma mesma área. Por meio de um conjunto de técnicas, que alinha a agricultura à preservação ambiental, a agrofloresta permite a conciliação da produção com a conservação, promovendo benefícios tanto econômicos quanto ecológicos.

Buscando seguir o fluxo da natureza, o sistema agroflorestal tem como propósito aproximar os processos da agricultura dos funcionamentos da natureza, trabalhando a proximidade de outras culturas, plantando as juntas na mesma extensão de terra, com o objetivo de construir um novo paradigma produtivo que não se baseia somente na monocultura. Permitindo, dessa forma, que as necessidades e características de cada planta auxilie no desenvolvimento de outras.

Frente ao sistema de agricultura convencional, as agroflorestas tem como benefícios o melhoramento do balanço hídrico, aumento da capacidade de absorção do solo, maior infiltração de água – reduzindo os riscos de erosão –  menor incidência de plantas invasoras, estímulo das atividades biológicas, sustentabilidade do sistema produtivo, aumento da produtividade animal e vegetal, técnicas direcionadas para o uso racional de água e do solo,  diversidade de produção e estímulos de utilização de espécies para usos múltiplos. E a principal vantagem condiz com a possibilidade de uma produção de diversas culturas em um mesmo sistema, aproveitando o mesmo espaço e tempo.    

Leia Também:  Embarques de material genético avícola cresce mais de 14% em 2022

No entanto, para que haja esses benefícios e para que o sistema agroflorestal seja efetivo é preciso que o mesmo siga um planejamento de produção, que leve em consideração, o solo, clima, mercado, composição de espécies, objetivos com a produção, custos e legislação, visando garantir que as espécies trabalhem juntas.

Podendo ser implementada em qualquer um dos biomas brasileiros, integrando diversas espécies, e a diferentes maneiras de produção, desde agricultura familiar, de pequena escala ou artesanal, até o cultivo de grandes culturas, em grande escala, a agrofloresta pode ser classificada de diversas formas. No Brasil, alguns dos modelos principais de sistemas agroflorestais são agrossilviculturais – mesclam árvores com cultivos agrícolas anuais ou perenes – silvipastoris – combinam árvores e pastagens (animais) –  agrossilvipastoris – une  árvores com cultivos agrícolas e atividade pecuária – e sistemas de produção florestal de múltiplo uso.

Para os sistemas agroflorestais o produtor pode mesclar as suas culturas com árvores como araucárias, seringueiras, açaizeiros e muitos outros.

É importante ressaltar que para a aplicação de um sistema agroflorestal há uma série de critérios importantes que devem ser seguidos no momento do planejamento, como estar de acordo com a legislação ambiental vigente, avaliar as condições climáticas, conhecer o bioma local, além do mercado consumidor.  

Leia Também:  Sorriso sedia a Fitolab soja, nesta quarta-feira

Fonte: AgroPlus

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

AGRONEGÓCIO

Contagem regressiva para a “noite das patroas” na 57ª Expoagro de Cuiabá: Ana Castela e Maiara & Maraísa prometem show inesquecível

Publicados

em

A expectativa só cresce para um dos momentos mais esperados da 57ª Expoagro de Cuiabá. No sábado, 12 de julho, a arena de shows do Centro de Eventos Senador Jonas Pinheiro será palco de uma noite histórica com duas potências do sertanejo feminino: Ana Castela e a dupla Maiara & Maraísa. Juntas, elas prometem agitar o público com uma apresentação memorável que já está entre os destaques da edição deste ano.

Os ingressos estão quase esgotados, e quem quiser garantir presença precisa correr. As entradas podem ser adquiridas online pelos sites www.blackticket.com.br e q2ingressos.com.br, além dos pontos de venda físicos: Prime Eventos (Shopping 3 Américas), Casa de Festas (Pantanal Shopping) e Livraria Janina (Várzea Grande Shopping). Os valores variam entre R$ 70 (meia-entrada ou ingresso solidário) e R$ 500 (inteira no camarote open bar Brahma).

A “noite das patroas” é parte da programação musical da Expoagro 2025, que acontecerá de 11 a 20 de julho. Realizada pelo Sindicato Rural de Cuiabá, a feira contará com dez noites de shows para todos os gostos. Entre os nomes confirmados, estão Léo Santana e Ferrugem (sexta, 18/07), além de Zé Neto & Cristiano e Hugo & Guilherme (sábado, 19/07).

Leia Também:  Redução de custos impulsiona expectativas para a safra 24/25 em Mato Grosso

A programação também inclui momentos dedicados à fé. A noite gospel será na segunda-feira, 14 de julho, com Silvani Chaves, Yuri Lima, Banda Voz da Verdade e Arimateia Music. Já o encerramento, no domingo (20), será voltado ao público católico, com apresentações do Padre Adriano Zandoná, Irmã Ana Paula e atrações regionais.

Com exceção dos dias 12, 18 e 19 de julho, a entrada na Expoagro será gratuita. Basta doar 2 kg de alimentos não perecíveis, que serão encaminhados ao programa Sesc Mesa Brasil, beneficiando pessoas em situação de vulnerabilidade.

A 57ª edição da Expoagro é fruto da parceria entre o Sindicato Rural de Cuiabá e a Ditado Produções, com apoio do Governo do Estado de Mato Grosso, Assembleia Legislativa (ALMT), Famato, Fiemt e Fecomércio. Um evento que promete reunir música, solidariedade e tradição em uma das maiores festas do estado.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA