Search
Close this search box.
CUIABÁ

MP MT

MPMT apresenta projeto Água para o Futuro à Prefeitura de São Paulo

Publicados

MP MT

A equipe técnica do Água Para o Futuro apresentou o projeto a técnicos da Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA) do Município de São Paulo, na tarde de quarta-feira (23). A reunião virtual foi solicitada pela diretora da Divisão de Estudos Ambientais e Planejamento Territorial (DEAPT) da Coordenação de Planejamento Ambiental, Lígia Pinheiro. “Tive contato com o excelente trabalho de mapeamento de nascentes de Cuiabá e solicitei a possibilidade de apresentação da metodologia para uma equipe da SVMA”, contou.

Lígia Pinheiro explicou que recentemente foi aprovado o Plano de Áreas Protegidas, Áreas Verdes e Espaços Livres (Planpavel) em São Paulo, e que entre as ações para a implementação do plano estão a elaboração de um programa de conservação e recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs), o que prevê o mapeamento de nascentes. “Será muito enriquecedor para nós conhecer mais profundamente o trabalho do Ministério Público de Mato Grosso, sobretudo os desafios do mapeamento nas áreas urbanas e quais estão sendo os desdobramentos desse mapeamento”, argumentou.

Desenvolvido pelo Ministério Público de Mato Grosso desde 2015, o Água para o Futuro busca garantir a segurança hídrica e o abastecimento de água potável por meio da identificação, preservação e recuperação de nascentes. Na reunião de trabalho, o MPMT explicou o que é o projeto, os procedimentos metodológicos, apresentou os principais resultados alcançados e esclareceu as dúvidas dos técnicos da SVMA.

Leia Também:  Justiça recebe mais duas denúncias do Gaeco Ambiental contra 17 réus

“Os questionamentos foram com relação aos desafios para implantação, como começou, origem dos recursos para execução do projeto, utilização do aplicativo e a parceria com a concessionária de água e esgoto”, relatou o coordenador-técnico da inciativa, Abílio José Ferraz de Moraes. Segundo ele, após essa capacitação inicial dos técnicos da secretaria, a orientação é que o Município busque parceria com o Ministério Público de São Paulo para dar início ao projeto.

Resultados – O Água para o Futuro está em funcionamento em 13 municípios mato-grossenses: Alto Araguaia, Alto Taquari, Araputanga, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Itiquira, Jaciara, Lucas do Rio Verde, Rondonópolis, São José dos Quatro Marcos, Sapezal, Tangará da Serra e Várzea Grande. Mais de 4 milhões de m² de APPs foram delimitados e são diariamente consultados pelos órgãos de fiscalização e licenciamento ambiental, 420 nascentes foram catalogadas e 80 estão em recuperação.

Fonte: MP MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MP MT

Aula magna de formação é realizada em Mirassol D’Oeste

Publicados

em

Por

A aula magna do curso de formação para facilitadores de Círculos de Construção de Paz em Mirassol D’Oeste (a 300km de Cuiabá) foi realizada na noite de terça-feira (30), no Centro Educacional Municipal Vereador Edson Athier Almeida Tamandaré. A capacitação marca o início do Programa Municipal de Práticas de Construção de Paz nas Escolas, criado por lei municipal no fim de 2023. A promotora de Justiça Tessaline Higuchi, representantes do Poder Executivo, do Poder Judiciário e da Defensoria Pública prestigiaram a abertura do curso.

Fonte: Ministério Público MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Justiça recebe mais duas denúncias do Gaeco Ambiental contra 17 réus
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA