Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Interventor exonera membros da Empresa Cuiabana de Saúde e nomeia substitutos em policlínicas, UPAs e HMC

Publicados

MATO GROSSO

Em edição extra do Diário Oficial do Estado divulgada nesta quarta-feira (4), o interventor Hugo Felipe Lima realizou mais uma série de demissões na Secretaria Municipal de Saúde. Ao total, foram 11 exonerações, entre eles coordenadores, gerentes e diretores de UPAs, policlínicas, unidades de saúde da família e funcionários da Empresa Cuiabana de Saúde. 

Na terça-feira (3), o governador Mauro Mendes (UNIÃO) se reuniu com o interventor e foi avisado sobre os problemas encontrados na pasta. Além do rombo de R$ 350 milhões e falta de medicamentos, insumos e profissionais, Hugo Felipe destacou o aumento de contratos. 

“Apesar da precariedade na prestação do serviço ao cidadão, é emblemática a constatação de que, no período de 6 anos, houve um aumento de 115% no número de contratados temporários na saúde, saltando de 2.075 para 4.452 (dados do Portal da Transparência da Prefeitura de Cuiabá). No mesmo período, entretanto, a população cuiabana cresceu 10,1%”, ressaltou o interventor. 

Com isso, em publicação extra do Diário Oficial, os nomes exonerados foram expostos. Perderam os cargos Bettina Paula Ferreira Silva Santos, que respondia pela Coordenadoria Administrativa; Thaissa Cardoso Mendonça Haponiuk, que estava como Coordenadora de Gestão de Pessoas; Luiz Carlos Rodrigues de Mesquita, que estava à frente da Coordenadoria Técnico de Gestão de Pessoas; Marinete de Oliveira Ribeiro, que cuidava da Coordenadoria Técnico de Supervisão Regional Rural; além de Edemir Cláudio Xavier, que era Coordenador Técnico Administrativo do HPSMC; Bruno Oliveira Brandão, que respondia como Gerente de Faturamento do HPSMC; Giovani Anderson Rosa Moya Coenga, que ocupava o cargo de Coordenador de Equipamentos do HPSMC; Jacimeiry dos Santos de Oliveira, que era nomeada como Assessor Técnico do HPSMC; e Regiane Ramos de Queiroz, que cuidava da Gerência de Apoio Logístico do HPSMC.

Leia Também:  Gisela Simona é a 5ª colocada em Cuiabá e VG para federal, aponta Gazeta Dados

Esses nomes se juntam a Walyson Felis Seba de Souza, Gerente de Apoio Diag. e Terapêutico do HPSMC; Isabella Francisca Machado, Gestão Direção e Assessoramento; Marilene Padilha da Costa Mendonça, Coordenadora Técnica de Controle e Avaliação; Fabrício Carvalho de Sousa Fabian, Coordenador Técnico de Supervisão Regional Norte; Luis Guilherme Vieira Barros, Coordenador Técnico UPA Norte; Murilo Oliveira de Amorim, Coordenador Técnico Policlínica do Verdão; Aluísio José Ferreira Miranda, Coordenador Técnico da Policlínica do Planalto; e XII- Wille Márcio Nascimento Calazans, Coordenador Técnico de Atenção Secundária.

OLHAR DIRETO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  MPE aponta dolo para dar sequência a ação de R$ 7,3 milhões por supostas irregularidades na Arena Pantanal

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA