Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Após invasão em Brasília, bolsonaristas queimam pneus e bloqueiam dois trechos da BR-163

Publicados

MATO GROSSO

Após invasão no Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília (DF), na tarde deste domingo (8), bolsonaristas bloquearam três trechos da BR-163 em Nova Mutum e Sinop (a 242 e 513 km de Cuiabá). 

Imagens mostram que os manifestantes chegaram no local com pneus e outros objetos para bloquear o trecho de Sinop. Uma fila de veículos começou a se forma na rodovia por conta do bloqueio. 

De acordo com a Rota do Oeste, o km 593 em Nova Mutum, e o km 816, em Sinop, estão com os dois sentidos bloqueados pelos bolsonaristas. 

Em Lucas do Rio Verde, o km 686 foi bloqueado pelos manifestantes. 

A Concessionária Rota do Oeste informou que está acompanhando, sem interferência, as manifestações com foco na segurança viária.

As equipes operacionais da concessionária estão sinalizando o final da fila, como forma de evitar acidente. 

O trecho em Nova Mutum foi liberado minutos após o bloqueio que começou às 17h, neste domingo (8). 

O secretário estadual de Segurança Pública, coronel César Roveri, informou que as es equipes das forças estaduais foram designadas para atuar em parceria com a PRF nos pontos de bloqueio ou presença de manifestantes. 

Leia Também:  Mega-sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 72 milhões

O serviço de inteligência da secretária estadual de Segurança Pública (Sesp) está acompanhando as manifestações para subsidiar a Pasta no planejamento das ações que foram necessárias.

Convocação de 100% das equipes da PRF 

O superintendente da PRF-MT, Francisco Lucena, afirmou que 100$ das equipes foram convocadas e que a PRF pretende atuar em parceria com as forças estaduais e federais para garantir os desbloqueios. Lucena deve participar de reunião com Roveri para planejamento das ações. 

OLHAR DIRETO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Conselheiros do Conceel-EMT recebem capacitação sobre a nova Tarifa Social de energia elétrica

Publicados

em

Nesta quinta-feira (10), os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (Conceel-EMT) participaram de uma capacitação sobre a nova Tarifa Social de Energia Elétrica, que entrou em vigor no dia 5 de julho. A Medida Provisória nº 1.300/2025 ampliou o alcance do benefício em todo o país, permitindo que famílias de baixa renda tenham acesso a descontos de até 100% no consumo de energia elétrica.

Durante o encontro, foram apresentados os critérios atualizados para o enquadramento na Tarifa Social, os benefícios garantidos pela nova regulamentação, além de orientações sobre como realizar o cadastro e tirar dúvidas dos usuários. A capacitação foi ministrada pelo gerente comercial da Energisa, Roberto Vieira de Carvalho.

“Foi muito importante estar com o time de conselheiros falar sobre a ampliação da desta isenção – somente em Mato Grosso 209 mil famílias já têm direito a esse benefício e ainda há mais 200 mil que podem fazer parte, desde que estejam com os dados do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), atualizado”, disse.

Leia Também:  Tenente-coronel da PMMT é a primeira mulher a se formar em curso de especialização da Rota-SP

De acordo com as novas regras, clientes com renda por pessoa de até meio salário-mínimo e consumo de até 80 KW/h podem ter isenção total no consumo de energia. A medida alcança também famílias indígenas, quilombolas e clientes com direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). Em todos os casos, os clientes só serão cobrados pelo consumo de energia que exceder os 80 KW/h.

Para o vice-presidente do Conceel-EMT, Benedito Paulo de Abreu, a capacitação é fundamental para garantir que a população tenha acesso a informações claras e corretas sobre seus direitos.

“A nova Tarifa Social é um avanço importante para a população mais vulnerável. Nosso papel como conselho é fiscalizar, orientar e garantir que esse benefício chegue a quem realmente precisa”, destacou.

A Tarifa Social de Energia Elétrica é um programa do Governo Federal que concede descontos na conta de luz para famílias de baixa renda, indígenas, quilombolas e beneficiários de programas sociais. Com a atualização das regras, o objetivo é ampliar o acesso ao benefício e garantir maior justiça social na cobrança de energia elétrica.

Leia Também:  Governo licita projetos para construção de 129 pontes de concreto em Mato Grosso

Sobre o Conceel-EMT

O Conceel-EMT tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA