MATO GROSSO
Instituto Ciranda está com inscrições abertas para cursos gratuitos de instrumentos de orquestra
MATO GROSSO
O Instituto Ciranda abriu processo seletivo para cursos gratuitos de instrumentos de orquestra nos polos de Cuiabá e Rondonópolis. São oferecidos 250 vagas destinadas a crianças e adolescentes, com idades entre 7 e 18 anos. As inscrições são gratuitas e realizadas no site da instituição. Os interessados podem se inscrever até o dia 26 de janeiro. O instituto conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
Não é necessário conhecimento musical prévio para concorrer às vagas. A única exigência é que os inscritos frequentem a escola regular. Após a inscrição, eles passarão por entrevistas acompanhados por um responsável. A agenda de entrevistas será divulgada no dia 27 de janeiro no site do Instituto Ciranda. A lista final dos aprovados e informações sobre a efetivação da matrícula serão divulgadas no dia 2 de fevereiro. É de responsabilidade do candidato acompanhar as atualizações.
“Estamos muito contentes porque conseguimos abrir 250 novas vagas. Geralmente abrimos um número menor, entre 60 e 100. Isso só foi possível graças a uma parceria com o Governo de Mato Grosso, por meio da Secel-MT. É gratificante poder atender um número maior de alunos, afinal essa é a nossa missão, possibilitar cada vez mais o acesso gratuito ao ensino musical de qualidade”, ressalta Jéssica Gubert, diretora de Desenvolvimento Institucional do Instituto Ciranda.
Em Cuiabá e Rondonópolis são ofertados cursos de violino, viola de arco, violoncelo, contrabaixo acústico, clarineta, flauta transversal, saxofone, oboé, fagote, trompete, trombone/tuba, trompa, percussão e musicalização. Além dos cursos, ainda são disponibilizados gratuitamente uniformes, material didático e, na maioria dos casos, os instrumentos.
“É notória a importância das atividades musicais para a formação plena do ser humano, para o seu desenvolvimento intelectual, social, cultural e artístico. A gente tem como pilar a crença na música como um poderoso instrumento de transformação social. É a filosofia que norteia as ações do Instituto Ciranda”, destaca o maestro Murilo Alves, diretor artístico e presidente da instituição.
Instituto Ciranda
O Instituto Ciranda – Música e Cidadania foi criado em 2003 para desenvolver ações nas áreas da educação e cultura, utilizando a música como ferramenta de cidadania. Atualmente, atende cerca de 800 crianças, adolescentes e jovens de diferentes classes sociais e cidades mato-grossenses. Somente em Cuiabá são cerca de 400 alunos, que têm aulas no centro histórico da capital, na recém-restaurada Casa de Bem-Bem.
Cronograma do processo seletivo:
- Até 26/01 – Inscrições de novos alunos
- 27/01 – Divulgação dos horários e dias das entrevistas (presenciais)
- 30 e 31/01 – Entrevistas em Rondonópolis
- 30 e 31/01 e 01/02 – Entrevistas em Cuiabá
- 02/02 – Divulgação da lista dos alunos aprovados
- 04/03 – Aula inaugural (Cuiabá)
Serviço:
Inscrições de novos alunos do Instituto Ciranda (pólos de Cuiabá e Rondonópolis)
Quando: até 26 de janeiro de 2023
Onde: site do Instituto Ciranda (https://institutociranda.org.br/inscricoes-1/)
Valor: gratuito
Contato do Instituto Ciranda: (65) 3623-1239
Fonte: GOV MT
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.