Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Empresário bate em cabeceira de ponte, é arremessado e morre

Publicados

MATO GROSSO

O técnico florestal e empresário Valdeir Campos Goivado, de 33 anos, morreu em um acidente de carro neste sábado (18) em São José dos Quatro Marcos, na saída para Araputanga.

Conforme informações do site Cáceres Notícias, Goivado perdeu o controle de um Fiat Strada, entrou na pista contrária e acabou atingindo a cabeceira de uma ponte, na MT-175.

Ele foi arremessado do veículo e teve a morte confirmada no local por uma equipe médica.

O carro parou em meio a rodovia com as rodas para cima. As equipes da Polícia Civil e Politec estiveram no local.

Valdeir era técnico florestal pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Ele tinha uma empresa varejista de vidros em Araputanga.

O IFMT de Cáceres divulgou nota lamentando a morte. Leia abaixo:

“Com pesar, o Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo lamenta o falecimento do egresso Valdeir Campos Goivado, 33 anos. Ele foi vitima de acidente de carro, na tarde deste sábado (18.02), na MT 175, nas proximidades de São José dos Quatro Marcos.

Técnico Florestal, formado na turma de 2009, Valdeir foi estudante residente da instituição. Atualmente, era empresário em Araputanga, proprietário de um comércio varejista de vidros.

A direção do campus, em nome de servidores e dos colegas de Valdeir, em especial dos estudantes da Turma 2008/2009 de Técnico Florestal, presta solidariedade à esposa, filha, e a toda a família e amigos de Valdeir.”

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Governo investe na construção da nova sede do MT Hemocentro e Cermac
Propaganda

MATO GROSSO

MT emplaca cinco empresas em seleção internacional de bioeconomia do Sebrae

Publicados

em

Cinco empreendimentos reconhecidos pela pegada inovadora alinhada à bioeconomia em Mato Grosso foram selecionados para a fase de capacitação do programa Inova Amazônia Global Edition. O resultado preliminar do Edital nº 01/2025, fruto de uma cooperação entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), reflete o esforço para internacionalização de soluções sustentáveis oriundas da Amazônia Legal.

O foco central do projeto é a bioeconomia, setor que utiliza recursos biológicos renováveis para gerar produtos e serviços. O gestor do Programa Inova Biomas, Rafael Mendes, reforça a importância desse movimento para a região. “A bioeconomia é o motor que permite manter a floresta em pé e, ao mesmo tempo, gerar riqueza e desenvolvimento social. O Inova Amazônia Global Edition atua como ponte para que essas inovações locais ganhem o mundo com competitividade e sustentabilidade”.

No estado, as empresas que avançam no processo são: Brasteca Agroflorestal Ltda, Conecta Saber, Natureza Raiz (cosméticos naturais e veganos), Origem Compostagem e Tugani.

Para a proprietária da Origem Compostagem, Yasmin Fonseca, a aprovação acelera a estratégia de expansão do empreendimento, que já possuía um plano de internacionalização há quase dois anos. “Acredito que, com a capacitação, vamos fortalecer nossa governança, aprimorar a estratégia comercial e acessar o mercado internacional por meio de ajustes de documentação. Nosso foco será gerar impacto positivo e mensurável, além de ampliar nossa área de atuação”, destaca a empresária.

Leia Também:  Novo secretário de Fazenda afirma compromisso com gestão fiscal do Estado

Yasmin explica que a empresa equilibra inovação e preservação ao aplicar processos biológicos controlados, que transformam resíduos orgânicos urbanos rastreáveis em insumos agrícolas de alta qualidade, com métricas de ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa). Segundo ela, o material produzido apresenta potencial para recuperar biomas sem descaracterizá-los. Essa abordagem assegura que o negócio reúna valor econômico, impacto ambiental positivo e a credibilidade necessária para iniciar no competitivo mercado externo.

A iniciativa busca fortalecer o ecossistema de inovação ao oferecer suporte técnico e estratégico para que esse perfil de negócio alcance novos mercados globais. De acordo com o cronograma retificado, a capacitação ocorrerá entre 23 de fevereiro e 23 de março de 2026. Durante o período, os empreendedores terão acesso a ferramentas para aprimorar seus modelos de negócio, garantindo que a exploração dos recursos naturais ocorra de forma ética, rentável e tecnologicamente avançada.

Além do destaque mato-grossense, o edital contemplou dezenas de empresas dos estados do Amazonas, Amapá, Pará e Maranhão, o que evidencia a força da biodiversidade regional. Com a divulgação do resultado preliminar, abre-se agora o prazo para interposição de recursos. O resultado final está programado para a próxima segunda-feira, 9 de fevereiro, quando será consolidado o grupo de empresas que levará o DNA da inovação brasileira ao cenário internacional.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA