MATO GROSSO
Após entrega de moradias populares, Lula faz reunião a portas fechadas com Mauro Mendes e produtores rurais
MATO GROSSO
Logo após se encontrar com uma multidão de apoiadores durante a entrega do Residencial Celina Bezerra, em Rondonópolis (200 km de Cuiabá), o presidente Lula (PT) se reuniu para uma longa conversa com políticos e empresários do agronegócio de Mato Grosso que estiveram contra sua eleição. Ao Olhar Direto, autoridades que participaram da reunião a portas fechadas destacaram o “clima de reconciliação” da conversa.
“O presidente está muito dedicado em restabelecer a relação com os produtores, ele fez questão de começar dizendo que a eleição passou e que ele não se importa com quem não apoiou a eleição dele, ele quer trabalhar e fazer parcerias. Nós levamos uma série de demandas e ele se comprometeu em analisar todas com sua equipe”, disse um deputado que participou da reunião.
O encontro contou com a presença do governador Mauro Mendes (UNIÃO) e do ministro Carlos Fávaro (PSD), que também já estavam há algum tempo sem participar de eventos oficiais juntos. Durante a entrega das moradias populares, chamou a atenção a proximidade dos dois no palanque das autoridades. Após o evento, em conversa com a reportagem, Fávaro disse aos risos que “nunca existiu picuinha” entre os dois.
Em seu discurso na entrega do Residencial, que ocorreu sob vaias, Mauro Mendes citou a democracia e frisou que o resultado das eleições deve ser respeitado. O presidente Lula retribuiu o aceno e defendeu, em um pedido direcionado aos seus apoiadores, que “a campanha e as divergências ideológicas” fiquem no passado.
Ainda sobre a reunião com os produtores, Lula prometeu avaliar a possibilidade de conceder benefícios à cadeia de suinocultura no Estado. O presidente do Fórum Agro MT, Itamar Canossa, que é suinocultor no município de Sorriso – considerado um dos mais bolsonaristas de Mato Grosso – disse ao presidente que o setor enfrenta crise na atividade.
Um dos maiores suinocultores de Mato Grosso é o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos), que mantém oposição ferrenha à Lula. Conforme a reportagem apurou, o nome de Pivetta constava no rito que foi entregue às autoridades pelo cerimonial na entrega do Celina Bezerra. O republicano, no entanto, não estava na solenidade.
O evento em Rondonópolis, que marcou a volta de Lula ao Município depois de 20 anos, contou com a presença do “rei da soja”, Eraí Maggi. Ele também participou da reunião, que teve ainda representantes da bancada federal em Brasília, deputados estaduais e representantes de associações rurais.
OLHAR DIRETO
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.
-
MATO GROSSO7 dias atrásEm júri popular, movimentos sociais condenam empresas por danos à Amazônia e seus povos
-
MATO GROSSO6 dias atrásCONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
-
MATO GROSSO7 dias atrásCampeonato de kickboxing 100% profissional reúne 14 lutas e disputa de cinturão no Palácio das Artes Marciais
-
MATO GROSSO7 dias atrásAssembleia Legislativa homenageia Intermat pelos 50 anos e SINTAP-MT destaca legado dos servidores na construção fundiária do Estado
-
ARTIGOS6 dias atrásNova técnica de biópsia de próstata oferece mais segurança e precisão