MATO GROSSO
MTI apresenta o governo digital de Mato Grosso em evento de tecnologia em Brasília
MATO GROSSO
O evento foi promovido plataforma Connected Smart Cities (CSC) e pelo Instituto Brasileiro de Cidades Humanas, Inteligentes, Criativas e Sustentáveis (IBRACHICS), com o apoio do BrazilLab, um hub de inovação que acelera soluções e conecta empreendedores com o Poder Público.
O encontro reuniu representantes do poder público e de instituições privadas para discutir ferramentas, políticas e modelos essenciais para a operação dos governos em um mundo digital. A equipe da CSC destacou a importância de desenvolver um ecossistema colaborativo e criar uma comunidade GovTech no Brasil para impulsionar o crescimento desse mercado.
Um dos palestrantes do evento, o presidente da MTI, Cleberson Gomes, explicou o funcionamento do governo digital de Mato Grosso, destacando a importância de uma rede segura para interconectar os órgãos do Estado.
“Em Mato Grosso temos o aplicativo MT Cidadão, a plataforma de interoperabilidade X-Via, com integração ao GovBR. Neste aplicativo você pode resolver todos os problemas em um só lugar.” apresentou.
Ele ressaltou que essa integração via MT Cidadão facilitou a vida do motorista que precisa resolver questões relacionadas ao seu veículo, que antes se dava de forma burocrática e fragmentada, em que cada etapa era resolvida em órgãos diferentes e com diversas repetições de informações.
O presidente da MTI ainda apresentou a economia gerada pela digitalização de serviços, explicando que em dez serviços digitalizados houve uma economia de mais de R$ 20 milhões para o Estado de Mato Grosso em três anos, possibilitando ao Governo investir em outras áreas, como saúde, educação e segurança.
Cleberson Gomes pontuou que o obetivo principal da Transformação Digital é pensar na jornada do cidadão, facilitando o acesso a informações e serviços governamentais. Essa abordagem visa garantir que o governo colete as informações necessárias para o cidadão, em vez de fazer com que o cidadão precise buscar informações em vários lugares diferentes. Segundo ele, essa é uma forma de usar tecnologia e processos para gerar e agregar valor ao cidadão, usuário final, tornando sua experiência mais satisfatória e eficiente.
Além da palestra da MTI, a programação do evento incluiu apresentações sobre modelos de financiamento e contratação, infraestrutura e segurança digital, e casos práticos de construção de governos digitais na Região Centro-Oeste.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.