Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

“Não tínhamos condições de pagar; essa escritura é um presente para nós”, diz moradora do CPA 3

Publicados

MATO GROSSO

“Essa ação do Governo de Mato Grosso é muito importante, porque é muito difícil, para nós, pagarmos uma escritura. É muito gratificante e agradeço a Deus pelo governador Mauro Mendes e primeira-dama estarem aqui para nos presentear com essa escritura”, afirmou Maria Dalva de Souza, de 75 anos, moradora do bairro CPA 3, em Cuiabá.

Maria é uma dos mil moradores dos bairros CPA 1, 2, 3 e 4 que receberam, na noite desta segunda-feira (24.04), as escrituras definitivas de suas casas pelo Governo do Estado, por meio do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat). Somente na Capital são quase 7,5 mil títulos definitivos entregues desde 2019.

“Estou muito feliz por receber esse documento. Moro lá há 40 anos. É onde criei meus filhos. Então, é uma felicidade muito grande. É um sonho realizado. É tão gratificante poder dizer: esse é meu lar, está no meu nome”, completou a moradora, alegre.

“Fizemos um grande trabalho para dar um novo ritmo ao Intermat, que havia realizado poucas entregas nas gestões anteriores. Recuperamos e modernizamos o órgão, melhoramos a estrutura e os resultados estão aparecendo. Entregamos muitas escrituras no mandato anterior e iremos entregar muito mais nesses próximos quatro anos. Estamos deixando um órgão capacitado para resolver a regularização fundiária em Mato Grosso”, afirmou o governador Mauro Mendes.

Leia Também:  Orquestra CirandaMundo apresenta concerto com temas tradicionais de bandas

“Estivemos aqui em 2021, quando entregamos 600 títulos para as famílias dos CPAs. Depois voltamos em 2022 e entregamos mais 900. Agora, em 2023, são mil documentos definitivos. Essa ação contínua é a prova de que o Governo de Mato Grosso firmou um compromisso com a população para entregar as escrituras a todos que necessitam”, afirmou o presidente do Intermat, Francisco Serafim.

Tereza Nogueira, de 72 anos, também foi uma das beneficiadas. Ela mora no CPA 2 há 40 anos, mas, devido aos custos para emitir o documento, não conseguiu ter sua escritura de imóvel. A realidade mudou graças a ação do Intermat, em parceria com a MT Par (Mato Grosso Participações e Projetos), Assembleia Legislativa (ALMT) e Tribunal de Justiça (TJMT).

“Pelos percalços da vida, acabamos deixando para depois essas questões. Os filhos crescem e precisam de estudo. Apesar da escritura da casa ser uma prioridade, infelizmente não conseguimos. Mas hoje realizei um sonho, após 40 anos”, afirmou a moradora emocionada.

“Começamos essa ação em Cuiabá ainda quando Mauro estava na prefeitura e seguimos como Governo do Estado. É muito gratificante ver uma senhora falando que aguardava sua escritura há 40 anos. Não tem dinheiro que paga. É o Governo de Mato Grosso realizando sonhos”, afirmou a primeira-dama do Estado, Virginia Mendes.

Leia Também:  Arena Pantanal recebe partida entre Cuiabá e Atlético MG neste sábado (27)

“É um momento de felicidade para os moradores do bairro que receberam a escritura pronta, sem necessidade de registro em cartório. Essa entrega simboliza garantia para as mulheres e famílias, tornando suas casas um patrimônio familiar. É mais uma ação de inúmeras realizadas pelo governador Mauro Mendes em Cuiabá”, afirmou o deputado federal Fábio Garcia.

Também estiveram presentes na entrega os senadores Wellington Fagundes e Margareth Buzetti, a deputada federal Coronel Fernanda, e os deputados estaduais Júlio Campos, Diego Guimarães e Paulo Araújo, além de secretários de Estado, vereadores da Capital e representantes do bairro.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Hospitais privados e filantrópicos de MT poderão atender pacientes do SUS para abater dívidas federais   

Publicados

em

Equipe técnica do Ministério da Saúde apresentou nesta terça-feira (02), a representantes e gestores de hospitais e clínicas particulares e hospitais filantrópicos, o programa Agora Tem Especialista, do Governo Federal, que permitirá que essas entidades atendam pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em troca de créditos financeiros para abatimento de dívidas federais. Durante a reunião, que aconteceu no auditório do Sindicato das Empresas de Saúde de Mato Grosso (Sindessmat), foi apresentado as especificações para que os hospitais possam participar do programa.

De acordo com o Ministério da Saúde, o programa foi criado com objetivo de reduzir as filas de espera no SUS e permitir que hospitais privados e filantrópicos possam oferecer atendimento gratuito a pacientes do SUS em troca de créditos financeiros para abatimento de dívidas federais. O assessor institucional para assuntos federativos da Secretaria de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Adalberto Fulgêncio dos Santos Junior reforçou que o programa visa ampliar o atendimento médico para melhorar o fluxo de cirurgias eletivas e de consultas especializadas.

“É uma movimentação muito vantajosa para os dois lados. Para os hospitais você pode ter vantagem de ter o CND, ou seja, ficar limpo na praça e a possibilidade de prestar serviço sem uma habilitação, com o processo normal, ordinário de habilitação, e ainda criar um vínculo com o SUS. Aquela instituição que se interessou em participar do programa procure o Sindessmat, o primeiro encaminhamento é esse, e vamos averiguar caso a caso, mas sabemos que na maioria deles é bem vantajosa fazer essa transação tributária.”

Leia Também:  Encontro Estadual de Procons inicia na próxima segunda-feira (4)

A diretora executiva do Sindessmat, Patrícia West, destacou o papel do Sindicato em reunir os principais players da saúde privada no estado e o interesse das entidades em contribuir com o programa do Governo.

“Tivemos um auditório lotado, isso mostra o interesse das entidades em participarem do programa e vontade de estarem regulares perante sua situação tributária. O Sindessmat neste momento vai ser um importante elo entre o setor público e privado e vai dar encaminhamento àquelas entidades que queiram aderir ao programa e atender pacientes do SUS”, pontuou Patrícia.

“É uma oportunidade também das entidades conseguirem a certidão negativa, renegociar seus débitos e abrir as portas para criar esse relacionamento com o setor público. É um pontapé inicial para uma parceria importante para aquelas empresas que optarem por fazer a adesão ao programa e o sindicato está à disposição para fazer esse elo com o Ministério da Saúde”, completou

Para o deputado Lúdio Cabral, que também participou da reunião, o Agora Tem Especialista é uma oportunidade ímpar para que o Governo consiga acelerar os atendimentos e com um padrão de qualidade muito alto à população.

Leia Também:  Detran-MT realiza ações educativas para prevenção de acidentes durante o Carnaval

“O Brasil tem um problema sério, que é o tempo de espera da população para ter acesso a consultas com especialistas, a exames complementares especializados e às cirurgias. Então, a rede de atendimento à população precisa de mais agilidade para dar conta disso e ela precisa ser ampliada, então o objetivo do Ministério da Saúde é ampliar a oferta de serviços nessas áreas, por meio de várias estratégias e da parceria com o setor privado”, pontuou Cabral.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA