Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Polícia Militar forma 30 militares no 25º Curso de Capacitação da Rotam

Publicados

MATO GROSSO

A Polícia Militar de Mato Grosso realizou, nesta terça-feira (23.05), a cerimônia de encerramento do 25º Curso de Capacitação do Batalhão da Ronda Ostensiva Tática Móvel (CCRT), na sede da unidade, no bairro Dom Aquino, em Cuiabá.

Ao todo, participaram do curso 30 alunos, entre policiais militares de diversos Comandos Regionais do interior do Estado, Comando Policiamento Especializado e um Polícia Penal.

O comandante da Rotam, tenente-coronel Gibson Almeida da Costa Júnior, explicou que o curso, com duração de 52 dias, teve como finalidade capacitar policiais como operadores do patrulhamento tático móvel, tornando-os aptos a servir em unidade operacional especializada, tanto na Capital quanto no interior do estado.

A capacitação contou com uma grade curricular extensa, na qual foram ministradas mais de 380 horas/aulas em diversas instruções, dentre elas noções de policiamento de choque, noções de agentes químicos e estágio operacional.

“Sintam-se privilegiados em serem acolhidos e instruídos com tal teor de gabarito. Neste momento, a sociedade recebe pessoas transformadas, adaptadas e preparadas para oferecerem à população um serviço que tem a pretensão de melhorar a segurança pública”, declarou o tenente-coronel Gibson.

Leia Também:  Ladrões armados são filmados roubando distribuidora de bebidas

Homenagens

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Corrêa Mendes, parabenizou os militares que conseguiram concluir o curso e destacou que a Polícia Militar é uma das instituições de Segurança Pública que mais prepara os agentes para diversos tipos de confrontos no país.

“Hoje os militares estão sendo consagrados pelo braçal e brevê, graças ao empenho, coragem e dedicação durante todo esse período. Pode ter certeza que essa nova graduação só tem agregar a carreira militar. Essa 25º edição só demonstra o comprometimento da Polícia Militar de Mato Grosso em capacitar e preparar os militares para os demais desafios que serão enfrentados nas ruas”, afirmou.

Ainda durante a cerimônia, o coronel Mendes prestou homenagens aos militares que participaram da Operação Canguçu, na captura dos envolvidos nos ataques à cidade de Confresa.

A força-tarefa, que também contou com o apoio das polícias de Tocantins, Goiás, Pará e Minas Gerais, resultou na prisão de cinco suspeitos e 18 integrantes da quadrilha acabaram vindo a óbito durante confronto com os agentes policiais.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros atendeu mais de 27 mil ocorrências de atendimento pré-hospitalar em MT

“Nossos militares ficaram mais de 40 dias, diuturnamente, atrás desse grupo que aterrorizou Confresa. Foi uma missão árdua, difícil, longe da família para proteger nosso Estado e auxiliaram nos estados vizinhos. O resultado dessa ação só demonstra o quanto nossos policiais militares estão preparados, capacitados e armados com equipamentos modernos e potentes”.

Por fim, o comandante da Rotam prestou homenagem in memoriam as familiares do 3º sargento PM, Denizel Moreira dos Santos Júnior, que faleceu em 12 de fevereiro deste ano, por insuficiência cardíaca. O militar ingressou nas carreiras militares em 2008 e serviu no Batalhão da Rotam por dez anos.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Mato Grosso exporta 368,8 mil toneladas de carne bovina para 77 países no primeiro semestre

Publicados

em

Mato Grosso exportou, de janeiro a junho de 2025, 368,8 mil toneladas de carne bovina para 77 países. Em comparação com o primeiro semestre de 2024, houve um crescimento de 5,7% nas exportações da proteína, que somaram 348,8 mil toneladas no mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

“Vivemos um momento histórico, com o reconhecimento crescente da cadeia produtiva mato-grossense em qualidade e sustentabilidade. Essa combinação tem gerado confiança nos compradores internacionais e alimentado um otimismo real para batermos recordes ao longo de 2025”, afirma o diretor de Projetos do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Bruno de Jesus Andrade.

Entre os fatores que contribuíram para esse aumento está a ampliação dos mercados de destino, que passaram de 74 em 2024 para 77 em 2025. Entre os países que adquiriram a carne mato-grossense neste ano estão Chile, Rússia, Egito, Filipinas, Arábia Saudita, México, Itália, Espanha, Israel, Líbano, Holanda, Albânia e Turquia.

Leia Também:  Governo de Mato Grosso mantém a meta de ampliar o número de alfabetizados até 2025

A China continua sendo o principal destino da carne bovina do estado, tendo importado 182,7 mil toneladas, o que representa 49,5% do total. Os Estados Unidos aparecem em segundo lugar, com 26,5 mil toneladas, o equivalente a 7,2% das exportações mato-grossenses de carne bovina em 2025.

A carne bovina produzida em Mato Grosso também está mais valorizada no mercado internacional, com aumento no preço pago por tonelada. No primeiro semestre de 2024, o valor médio era de US$ 4,5 mil, subindo para US$ 5,1 mil neste ano.

“A carne bovina segue como a principal proteína animal exportada pelo estado, o que comprova a força da nossa pecuária. Continuaremos trabalhando para a ampliação de novos mercados, especialmente no Leste Asiático e na União Europeia, onde temos boas perspectivas de expansão em médio prazo”, avalia o diretor de Projetos do Imac.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA