Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Farmácia de Alto Custo atendeu 11 mil pacientes e entregou 42.802 medicamentos e insumos

Publicados

MATO GROSSO

A Farmácia Estadual do Componente Especializado, conhecida popularmente como “Farmácia de Alto Custo”, realizou 42.802 atendimentos de entrega de medicamentos no primeiro quadrimestre de 2023. O número é 62% maior do que o atendimento realizado no mesmo período de 2019, no início da atual gestão, quando foram ofertados 26.423 atendimentos.

Mensalmente são atendidos aproximadamente 11 mil pacientes com medicamentos e insumos. Os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas são padronizados pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) e da Relação Estadual de Medicamentos Essenciais (Resme).

“As equipes da SES trabalham incansavelmente para oferecer uma assistência especializada de qualidade para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso. Tenho convicção que a atual gestão contribuiu muito para que avanços nesta área fossem possíveis”, avaliou o secretário de Estado de Saúde, Juliano Melo.

A sede da Farmácia Estadual está localizada em Cuiabá, mas atende demandas dos 141 municípios do estado e fornece medicamentos para todos os pacientes cadastrados no sistema do Componente Especializado, seja via SUS, convênio ou atendimento particular.

Leia Também:  Governador reforça trabalho sustentável do agro e defende leis mais duras para proteger os biomas

“Todos os meses, cerca de 11 mil pessoas utilizam os serviços da Farmácia Alto Custo do Estado. A unidade especializada oferece em torno de 200 medicamentos, em mais de 335 apresentações, para tratar mais de 100 protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas”, acrescentou o secretário adjunto de Unidades Especializadas da SES, Luiz Antonio Ferreira.

Caso o cidadão precise de um componente que integra a lista de medicamentos disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o usuário, munido de Receita e Laudo Médico Especializado (LME) e de exames exigidos pelo Ministério da Saúde, solicita o acesso ao medicamento junto à Farmácia Estadual.

Para saber se um medicamento é fornecido pelo SUS e ter acesso a mais informações sobre os documentos necessários e os protocolos de medicamentos, acesse este link.

A Farmácia Estadual está localizada na Av. Tenente Thogo da Silva Pereira, nº 63, bairro Centro Sul, em Cuiabá. A unidade atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, ininterruptamente.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Mato Grosso exporta 368,8 mil toneladas de carne bovina para 77 países no primeiro semestre

Publicados

em

Mato Grosso exportou, de janeiro a junho de 2025, 368,8 mil toneladas de carne bovina para 77 países. Em comparação com o primeiro semestre de 2024, houve um crescimento de 5,7% nas exportações da proteína, que somaram 348,8 mil toneladas no mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

“Vivemos um momento histórico, com o reconhecimento crescente da cadeia produtiva mato-grossense em qualidade e sustentabilidade. Essa combinação tem gerado confiança nos compradores internacionais e alimentado um otimismo real para batermos recordes ao longo de 2025”, afirma o diretor de Projetos do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Bruno de Jesus Andrade.

Entre os fatores que contribuíram para esse aumento está a ampliação dos mercados de destino, que passaram de 74 em 2024 para 77 em 2025. Entre os países que adquiriram a carne mato-grossense neste ano estão Chile, Rússia, Egito, Filipinas, Arábia Saudita, México, Itália, Espanha, Israel, Líbano, Holanda, Albânia e Turquia.

Leia Também:  Senadora de MT apresenta projeto de anistia para presos do 8 de janeiro

A China continua sendo o principal destino da carne bovina do estado, tendo importado 182,7 mil toneladas, o que representa 49,5% do total. Os Estados Unidos aparecem em segundo lugar, com 26,5 mil toneladas, o equivalente a 7,2% das exportações mato-grossenses de carne bovina em 2025.

A carne bovina produzida em Mato Grosso também está mais valorizada no mercado internacional, com aumento no preço pago por tonelada. No primeiro semestre de 2024, o valor médio era de US$ 4,5 mil, subindo para US$ 5,1 mil neste ano.

“A carne bovina segue como a principal proteína animal exportada pelo estado, o que comprova a força da nossa pecuária. Continuaremos trabalhando para a ampliação de novos mercados, especialmente no Leste Asiático e na União Europeia, onde temos boas perspectivas de expansão em médio prazo”, avalia o diretor de Projetos do Imac.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA