VEJA
Frio no fim de semana será aviso de que falta pouco para o inverno chegar; no Sul, chuva e geada são esperadas
MATO GROSSO
Depois de uma semana com mínimas abaixo de zero em áreas do Rio Grande do Sul, com registro de geadas em Santa Catarina, e muita chuva em São Paulo, a previsão é de que o clima frio persista pelos próximos dias.
Essa friaca é também uma lembrança de que falta pouco para o inverno chegar: ele começa na quarta-feira (21), mas já sentimos sua aproximação:
- A média das temperaturas máximas já registradas em junho chegaram a ficar 12°C abaixo do normal para o mês, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) usados pela MetSul. Em Campo Grande a temperatura foi de 7,2°C, e o habitual seria 19,4°C.
- A passagem de um ciclone extratropical em Santa Catarina intensificou os volumes de chuva em diversas áreas da região Sul e os acumulados devem ser maiores do centro ao norte do Rio Grande do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre e na Serra Gaúcha.
- No início da semana caiu chuva congelada em cidades gaúchas, o que ocorre quando a neve que cai se transforma em água e depois congela novamente, atingindo o chão em formato de neve.
O frio intenso deve continuar no Sul durante os próximos dois dias. De acordo com a Climatempo, o avanço de uma massa de ar polar deve causar geadas em todo o Rio Grande do Sul no domingo, e em Santa Catarina e no sul do Paraná.
Mas nem tudo ficará assim tão gelado
Para o fim de semana, são esperadas máximas maiores que 26°C em boa parte do país, podendo ultrapassar 36°C em grande trecho da região centro-oeste, norte e nordeste, especialmente em áreas do Tocantins, Mato Grosso, Goiás e Pará (tons em vermelho e roseados).
Em Manaus, a quinta-feira (15) foi de frio, mas durou apenas um dia e os termômetros já devem voltar a subir, atingindo a marca dos 30°C. A queda de temperatura na capital amazonense, que registrou 20,8°C, é resultado da chegada de uma massa de ar frio no Sul do Amazonas. Em geral, a média de junho gira em torno de 29°C a 35°C neste período do ano.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/E/A/jyufgnQRuGssmh4s8czA/previsao-temperatura-sabado-e-domingo.png)
Mapas de previsão de temperatura máxima para sábado (17) e previsão de temperatura mínima para domingo (18) . — Foto: Reprodução/INMET
Já as mínimas tendem a ficar acima de 20°C na maioria dos estados, porém no centro-sul esse valor deve ser menor, ficando entre 12°C e 18°C (tons em azul e bege).
Abaixo, veja as temperaturas no sábado e domingo nas capitais das regiões onde fará frio no fim de semana:
Belo Horizonte:
- Sábado: mínima: 16ºC; máxima: 25ºC
- Domingo: mínima: 13ºC; máxima: 24ºC
Rio de Janeiro:
- Sábado: mínima: 20ºC; máxima: 25ºC
- Domingo: mínima: 17ºC; máxima: 25ºC
São Paulo:
- Sábado: mínima: 7ºC; máxima: 18ºC
- Domingo: mínima: 10ºC; máxima: 18ºC
Vitória:
- Sábado: mínima: 20ºC; máxima: 30ºC
- Domingo: mínima: 17ºC; máxima: 25ºC
Brasília:
- Sábado: mínima: 16ºC; máxima: 26ºC
- Domingo: mínima: 14ºC; máxima: 27ºC
Campo Grande:
- Sábado: mínima: 9ºC; máxima: 20ºC
- Domingo: mínima: 8ºC; máxima: 22ºC
Cuiabá:
- Sábado: mínima: 15ºC; máxima: 25ºC
- Domingo: mínima: 15ºC; máxima: 27ºC
Goiânia:
- Sábado: mínima: 16ºC; máxima: 27ºC
- Domingo: mínima: 13ºC; máxima: 28ºC
Curitiba:
- Sábado: mínima: 7ºC; máxima: 16ºC
- Domingo: mínima: 7ºC; máxima: 16ºC
Florianópolis:
- Sábado: mínima: 14ºC; máxima: 21ºC
- Domingo: mínima: 14ºC; máxima: 20ºC
Porto Alegre:
- Sábado: mínima: 9ºC; máxima: 17ºC
- Domingo: mínima: 7ºC; máxima: 17ºC
Previsão de chuva por região até segunda-feira (19):
- Norte: são previstos volumes de chuva que podem ultrapassar 40 (mm) em áreas centrais do Amazonas, faixa oeste e nordeste do Pará, Roraima e Amapá. Em Rondônia, Tocantins e sul do Pará, haverá predomínio de tempo seco.
- Nordeste: na faixa leste da região, incluindo a área do Sealba (região formada por áreas dos estados de Sergipe, Alagoas e Bahia) ocorrerão chuvas persistentes durante toda a semana. A partir do dia 14 os volumes podem aumentar entre os estados do Rio Grande do Norte e Sergipe.
- Centro-Oeste e Sudeste: há previsão de predomínio de tempo seco em praticamente todas as regiões. No centro-sul do Mato Grosso do Sul e sul de São Paulo, o avanço de um sistema frontal irá favorecer a ocorrência de chuva com volumes que podem ultrapassar os 60 mm.
- Sul: o avanço de um sistema frontal no início da semana pode provocar chuvas volumosas em Santa Catarina e Paraná. No decorrer da semana, uma área de baixa pressão irá reforçar as instabilidades ocasionando volumes elevados de chuvas exceto no sul do Rio Grande do Sul.
MATO GROSSO
Lojas Bebel apresenta sua primeira coleção de fabricação própria regional no Cuiabá Fashion Week
A moda Plus Size de Cuiabá ganha um novo e importante capítulo neste sábado (15), com a participação das Lojas Bebel no Cuiabá Fashion Week, evento que acontece às 19h30, na Sala VIP da Arena Pantanal.
Desta vez, a Bebel vai subir à passarela com um motivo a mais para comemorar: a marca vai apresentar ao público sua primeira coleção de fabricação própria em Cuiabá, um marco para o segmento Plus Size e para a moda local.
Durante anos, a empresária Herika Nayllon, fundadora e proprietária das Lojas Bebel, precisou viajar constantemente para São Paulo e Goiânia em busca de peças exclusivas e com o caimento ideal para o público Plus Size. Em algumas ocasiões, chegou até a fabricar parte das coleções fora do estado, sempre com o objetivo de oferecer qualidade e estilo às suas clientes.
Agora, esse sonho se tornou realidade. A produção própria da Bebel foi instalada em Cuiabá, dentro da loja localizada na Rua Pedro Celestino, consolidando um passo importante na história da marca.
“Trazer nossa fabricação para dentro de casa é uma conquista enorme. Sempre quis produzir em Cuiabá, gerar oportunidades aqui e oferecer às nossas clientes peças únicas, com o carinho e o olhar de quem entende o universo Plus Size”, destaca Herika Nayllon.
A coleção que será desfilada no Cuiabá Fashion Week é totalmente desenvolvida e confeccionada em Cuiabá, marcando uma nova fase da Bebel, mais próxima, mais autêntica e ainda mais conectada às mulheres reais.
Além de ser um momento de celebração da moda, o desfile também apresenta ao público as novidades que chegam às vitrines da loja para o fim de ano, com looks exclusivos e pensados especialmente para valorizar todos os corpos e estilos.
Com essa conquista, a Bebel reforça seu compromisso em representar e empoderar o público Plus Size, mostrando que a moda inclusiva também é sinônimo de elegância, atitude e autoestima.
Mais informações:
Evento: Cuiabá Fashion Week
Data: Sábado, 15 de novembro
Horário: 20h
Local: Sala VIP – Arena Pantanal
Coleção: Fabricação própria das Lojas Bebel (Cuiabá – MT)
-
MATO GROSSO4 dias atrásVila Bela da Santíssima Trindade recebe primeiro evento itinerante de afroturismo de MT
-
MATO GROSSO4 dias atrásGrupo Petrópolis lança o ReCiclo, veículo elétrico que visa ampliar a margem de reciclagem de garrafas de vidro
-
MATO GROSSO4 dias atrásAACCMT lança campanha para arrecadar alimentos e presentes para crianças em tratamento contra o câncer
-
MATO GROSSO3 dias atrásGoverno Federal publica decreto que atende pedido da Acrismat e flexibiliza contratação de veterinários para inspeção em frigoríficos
-
MATO GROSSO3 dias atrásFrederico Tannure Filho é reeleito presidente da Acrismat para o triênio 2026–2028
-
MATO GROSSO2 dias atrásAtletas de Mato Grosso e de Rondônia disputam o cinturão do MT Warriors; confira o card completo
-
MATO GROSSO1 dia atrásLojas Bebel apresenta sua primeira coleção de fabricação própria regional no Cuiabá Fashion Week
-
ARTIGOS1 dia atrásO avanço dos condomínios tipo clube em Cuiabá