Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Etapa estadual dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis começa com recorde de inscritos

Publicados

MATO GROSSO

A etapa individual dos Jogos Escolares e Estudantis de Mato Grosso deste ano, realizada em Várzea Grande (MT), começou nesta quinta-feira (13.07) com expectativa de muitas emoções e com um número recorde de atletas inscritos proporcionado pelos incentivos do Governo de Mato Grosso ao esporte. Em 2023, o total de inscritos foi 72% maior do que em 2019, no início da gestão.

“Vocês estão participando de uma noite histórica. Em 2019, quando a gente entrou no Governo, essa mesma etapa em Várzea Grande teve 1320 atletas, e essa que vocês estão participando hoje conta com a inscrição de 2272 atletas. São quase mil crianças a mais que estão praticando e investindo seu tempo no esporte e se desenvolvendo cada vez mais. É isso que faz todo o trabalho desenvolvido pela equipe da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) valer a pena”, destacou o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Jefferson Neves, na abertura oficial do evento, realizada na noite desta quinta-feira (13). A solenidade aconteceu no ginásio Fiotão, e envolveu atletas, dirigentes e autoridades locais.

A competição, realizada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, tem Várzea Grande como município-sede, e reúne até domingo (16), atletas de 12 a 17 anos em busca dos títulos de campeões estaduais.

Leia Também:  Sema-MT divulga procedimentos para garantir segurança de barragens

O prefeito Kalil Baracat aproveitou para agradecer o Governo de Mato Grosso pela iniciativa de aproximar o esporte da comunidade. “A nossa gratidão ao companheirismo e a parceria de sempre com o Governo do Estado, através da Secel, que sempre promove eventos magníficos como esse, com tantos jovens e municípios participando e se Deus quiser, daqui sairão futuros atletas nacionais e internacionais”, destaca.

As disputas envolvem as modalidades de atletismo, badminton, ciclismo, esgrima, ginásticas artística e rítmica, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de praia e wrestling. As competições acontecem, simultaneamente, em diferentes espaços esportivos, incluindo alguns de Cuiabá. “Nós temos buscado todos os anos a parceria e com certeza já estamos na expectativa do próximo ano, para trazer ainda mais municípios e atletas. O nosso muito obrigado ao Governo do Estado e ao time da Secel, por acreditar em Várzea Grande”, agradece o secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis.

Apaixonada pelo esporte, a deputada federal Gisela Simona, também parabenizou o trabalho do Governo do Estado por incentivar a prática esportiva e contribuir com um futuro melhor para a população mato-grossense. “O governador Mauro Mendes costuma dizer que em Mato Grosso só não praticará esporte quem não quer e isso é uma realidade, porque nós temos tido abertura de várias modalidades em diversos municípios do estado. Parabéns também a cada um dos familiares que estão aqui, que estão incentivando seus filhos e sua família a participar do esporte”, disse a deputada.

Leia Também:  Governo aciona forças de segurança para atuar contra vândalos na BR-163

A cerimônia de abertura contou com desfile das delegações, acendimento da pira olímpica e juramento dos atletas, além da apresentação de Ginástica Rítmica do município de Sinop.

De variadas regiões de Mato Grosso, 48 cidades mato-grossenses contam com representantes no evento esportivo, dentre os quais:  Água Boa, Alta Floresta, Araputanga, Barra do Bugres, Barra do Garças, Cáceres, Campo Verde, Diamantino, Juara, Lucas do Rio Verde, Nossa Senhora do Livramento, Paranaíta, Pedra Preta, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra, e muitos outros.

Início dos jogos

A partir desta sexta-feira (14.07), algumas equipes já entraram em quadra para as primeiras disputas. Pela manhã, as provas começam às 7h30, e à tarde, a partir das 13h30.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Maior festival de carne suína de Mato Grosso terá entrada gratuita

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA