Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Etapa estadual dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis começa com recorde de inscritos

Publicados

MATO GROSSO

A etapa individual dos Jogos Escolares e Estudantis de Mato Grosso deste ano, realizada em Várzea Grande (MT), começou nesta quinta-feira (13.07) com expectativa de muitas emoções e com um número recorde de atletas inscritos proporcionado pelos incentivos do Governo de Mato Grosso ao esporte. Em 2023, o total de inscritos foi 72% maior do que em 2019, no início da gestão.

“Vocês estão participando de uma noite histórica. Em 2019, quando a gente entrou no Governo, essa mesma etapa em Várzea Grande teve 1320 atletas, e essa que vocês estão participando hoje conta com a inscrição de 2272 atletas. São quase mil crianças a mais que estão praticando e investindo seu tempo no esporte e se desenvolvendo cada vez mais. É isso que faz todo o trabalho desenvolvido pela equipe da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) valer a pena”, destacou o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Jefferson Neves, na abertura oficial do evento, realizada na noite desta quinta-feira (13). A solenidade aconteceu no ginásio Fiotão, e envolveu atletas, dirigentes e autoridades locais.

A competição, realizada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, tem Várzea Grande como município-sede, e reúne até domingo (16), atletas de 12 a 17 anos em busca dos títulos de campeões estaduais.

Leia Também:  Operação Lei Seca prende oito motoristas por embriaguez ao volante e confecciona 81 multas

O prefeito Kalil Baracat aproveitou para agradecer o Governo de Mato Grosso pela iniciativa de aproximar o esporte da comunidade. “A nossa gratidão ao companheirismo e a parceria de sempre com o Governo do Estado, através da Secel, que sempre promove eventos magníficos como esse, com tantos jovens e municípios participando e se Deus quiser, daqui sairão futuros atletas nacionais e internacionais”, destaca.

As disputas envolvem as modalidades de atletismo, badminton, ciclismo, esgrima, ginásticas artística e rítmica, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de praia e wrestling. As competições acontecem, simultaneamente, em diferentes espaços esportivos, incluindo alguns de Cuiabá. “Nós temos buscado todos os anos a parceria e com certeza já estamos na expectativa do próximo ano, para trazer ainda mais municípios e atletas. O nosso muito obrigado ao Governo do Estado e ao time da Secel, por acreditar em Várzea Grande”, agradece o secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis.

Apaixonada pelo esporte, a deputada federal Gisela Simona, também parabenizou o trabalho do Governo do Estado por incentivar a prática esportiva e contribuir com um futuro melhor para a população mato-grossense. “O governador Mauro Mendes costuma dizer que em Mato Grosso só não praticará esporte quem não quer e isso é uma realidade, porque nós temos tido abertura de várias modalidades em diversos municípios do estado. Parabéns também a cada um dos familiares que estão aqui, que estão incentivando seus filhos e sua família a participar do esporte”, disse a deputada.

Leia Também:  VIDEO; Feira do CPA 2 tem grande movimento é a variedade de produtos, veja

A cerimônia de abertura contou com desfile das delegações, acendimento da pira olímpica e juramento dos atletas, além da apresentação de Ginástica Rítmica do município de Sinop.

De variadas regiões de Mato Grosso, 48 cidades mato-grossenses contam com representantes no evento esportivo, dentre os quais:  Água Boa, Alta Floresta, Araputanga, Barra do Bugres, Barra do Garças, Cáceres, Campo Verde, Diamantino, Juara, Lucas do Rio Verde, Nossa Senhora do Livramento, Paranaíta, Pedra Preta, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra, e muitos outros.

Início dos jogos

A partir desta sexta-feira (14.07), algumas equipes já entraram em quadra para as primeiras disputas. Pela manhã, as provas começam às 7h30, e à tarde, a partir das 13h30.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Hospitais privados e filantrópicos de MT poderão atender pacientes do SUS para abater dívidas federais   

Publicados

em

Equipe técnica do Ministério da Saúde apresentou nesta terça-feira (02), a representantes e gestores de hospitais e clínicas particulares e hospitais filantrópicos, o programa Agora Tem Especialista, do Governo Federal, que permitirá que essas entidades atendam pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em troca de créditos financeiros para abatimento de dívidas federais. Durante a reunião, que aconteceu no auditório do Sindicato das Empresas de Saúde de Mato Grosso (Sindessmat), foi apresentado as especificações para que os hospitais possam participar do programa.

De acordo com o Ministério da Saúde, o programa foi criado com objetivo de reduzir as filas de espera no SUS e permitir que hospitais privados e filantrópicos possam oferecer atendimento gratuito a pacientes do SUS em troca de créditos financeiros para abatimento de dívidas federais. O assessor institucional para assuntos federativos da Secretaria de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Adalberto Fulgêncio dos Santos Junior reforçou que o programa visa ampliar o atendimento médico para melhorar o fluxo de cirurgias eletivas e de consultas especializadas.

“É uma movimentação muito vantajosa para os dois lados. Para os hospitais você pode ter vantagem de ter o CND, ou seja, ficar limpo na praça e a possibilidade de prestar serviço sem uma habilitação, com o processo normal, ordinário de habilitação, e ainda criar um vínculo com o SUS. Aquela instituição que se interessou em participar do programa procure o Sindessmat, o primeiro encaminhamento é esse, e vamos averiguar caso a caso, mas sabemos que na maioria deles é bem vantajosa fazer essa transação tributária.”

Leia Também:  VIDEO; Feira do CPA 2 tem grande movimento é a variedade de produtos, veja

A diretora executiva do Sindessmat, Patrícia West, destacou o papel do Sindicato em reunir os principais players da saúde privada no estado e o interesse das entidades em contribuir com o programa do Governo.

“Tivemos um auditório lotado, isso mostra o interesse das entidades em participarem do programa e vontade de estarem regulares perante sua situação tributária. O Sindessmat neste momento vai ser um importante elo entre o setor público e privado e vai dar encaminhamento àquelas entidades que queiram aderir ao programa e atender pacientes do SUS”, pontuou Patrícia.

“É uma oportunidade também das entidades conseguirem a certidão negativa, renegociar seus débitos e abrir as portas para criar esse relacionamento com o setor público. É um pontapé inicial para uma parceria importante para aquelas empresas que optarem por fazer a adesão ao programa e o sindicato está à disposição para fazer esse elo com o Ministério da Saúde”, completou

Para o deputado Lúdio Cabral, que também participou da reunião, o Agora Tem Especialista é uma oportunidade ímpar para que o Governo consiga acelerar os atendimentos e com um padrão de qualidade muito alto à população.

Leia Também:  Operação Lei Seca prende oito motoristas por embriaguez ao volante e confecciona 81 multas

“O Brasil tem um problema sério, que é o tempo de espera da população para ter acesso a consultas com especialistas, a exames complementares especializados e às cirurgias. Então, a rede de atendimento à população precisa de mais agilidade para dar conta disso e ela precisa ser ampliada, então o objetivo do Ministério da Saúde é ampliar a oferta de serviços nessas áreas, por meio de várias estratégias e da parceria com o setor privado”, pontuou Cabral.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA