Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Mais de cinco toneladas de resíduos eletrônicos foram reciclados pelo programa Recytec no primeiro semestre de 2023

Publicados

MATO GROSSO

No primeiro semestre de 2023, o programa Recytec, coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), garantiu a reciclagem de mais de cinco toneladas de materiais eletrônicos que seriam descartados. A ação também integra o processo de formação de diversos alunos de informática, que, durante as aulas, recondicionaram 187 computadores. Os equipamentos foram doados para associações, comunidades e instituições de todo o Estado.

Fruto de uma parceria do Governo de Mato Grosso com a ONG Programando o Futuro, o Recytec foi instalado em Cuiabá em junho de 2022, e, além da reciclagem, também possibilitou a formação de 522 estudantes na área de informática básica e intermediária. Desses, 310 receberam a certificação no primeiro semestre de 2023.

Apenas em maio deste ano, 120 alunos da Escola Estadual Militar Tiradentes foram certificados após finalizarem o curso, realizado nos laboratórios da Escola Técnica Estadual de Cuiabá. Além de promover empreendedorismo e empregabilidade, a formação possibilita a integração dos alunos e o desenvolvimento de um olhar sustentável para a tecnologia.

Durante o curso, com duração média de dois meses, os alunos aprendem o processo de montagem dos equipamentos e a reciclagem de resíduos eletrônicos. O resultado da formação são as máquinas prontas para serem doadas para comunidades, instituições e coletivos que, por vezes, não possuem recursos para adquirir um computador novo.

Leia Também:  O aborto não é uma opção

Entre os doadores dos materiais que antes seriam descartados estão instituições de ensino, Judiciário e órgãos do Governo do Estado, como a Controladoria Geral do Estado, Tribunal de Justiça e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Antes de ser levado para os laboratórios, todo material é pesado e filtrado, separando os componentes ainda próprios para uso.

Na lista das instituições que já receberam doações estão, dentre outros, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Sorriso, Associação Sendero Capoeira e a Associação Amigos Solidários. Na última quarta-feira (12.07) foi a vez da ATAP Acolhimento, que recebeu 10 computadores.

De acordo com a superintendente de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação, Lecticia Figueiredo, o programa também proporciona a inclusão digital por meio dos laboratórios criados a partir das doações dos computadores. Para a gestora, essa é uma das formas de promover um olhar sustentável e também de inclusão social a partir da tecnologia.

“O Recytec é um projeto de grande impacto para toda a sociedade, tendo em vista que, além de coletar todo o lixo eletrônico, o programa também possibilita a doação de máquinas recondicionadas para instituições que possam instalar laboratórios de informática. Entãol é um instrumento de promoção da inclusão digital e também social”, declarou a superintendente.

Para Kelly Cristina, coordenadora do programa em Mato Grosso, o Recytec possibilita a junção de três importantes compromissos: a inclusão social e digital, formação de jovens e adultos na área da tecnologia e a sensibilidade ambiental com a tratativa de resíduos eletroeletrônicos.

Leia Também:  Operação Salutem termina com 67 prisões e desarticulação de quadrilha especializada em furto de combustíveis

“Esse ciclo acontece em perfeita sintonia, levando soluções para todo o Estado de Mato Grosso. Temos jovens e adultos aprendendo a usar produtivamente a tecnologia a ponto de gerar renda e também crianças, adolescentes e adultos tendo seu primeiro contato com um computador por meio dos ‘Pontos de Inclusão Digital’. Com esse projeto conseguimos, ainda, evitar a extração de matéria prima virgem para a produção de novos equipamentos, por meio dessa economia circular na reciclagem dos eletrônicos”, garante a coordenadora.

Neste ano o Governo do Estado investiu mais de R$ 2 milhões para a ampliação do projeto. Com o recurso, destinado via convênio assinado pelo governador Mauro Mendes, novas turmas serão abertas para formação de estudantes pelos próximos dois anos. A expectativa é que o programa também chegue a novos municípios de Mato Grosso.

É importante destacar que a sede do Recytec na Capital também aceita doações de materiais eletrônicos de toda a comunidade. Além de ser uma opção sustentável de descarte, a doação possibilita a continuidade do programa.

Para doar basta agendar o recolhimento, feito gratuitamente pela equipe do Recytec, pelo telefone: (65) 99229-2675.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil

Publicados

em

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.

A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.

Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.

“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.

Leia Também:  VÍDEO: Veja como ficaram os "Túmulos Violados" no cemitério do Souza Lima, em Várzea Grande. a suspeita é de ritual

Sobre o CONCEEL-EMT

O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA